Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida mundialmente como Earth Hour, é uma iniciativa da WWF para que todos se conscientizem com os problemas do meio ambiente e o aquecimento global. Ao convidar todos a desligarem as luzes por uma hora, a ONG alerta para o quão possível é cada um fazer a sua parte para contribuir com a melhoria do meio ambiente e cuidados com a natureza e recursos naturais.

A WWF (World Wide Fund for Nature – Fundo Mundial para a Natureza, em tradução livre para o português), é uma rede de organizações não lucrativas presente em mais de 100 países, que visa ajudar o meio ambiente e trabalhar em defesa de qualquer forma de vida.

A campanha Hora do Planeta, realizada desde 2007 foi feita pela primeira vez em Sydney, na Austrália. Nove anos depois, a campanha atingiu 178 países e mais de 9 mil cidades. O grande sucesso da campanha se deve a sua simplicidade. Apagar as luzes é possível de qualquer parte do país e até mesmo órgãos públicos e monumentos tem sua energia desligada para chamar a atenção para a gravidade do problema de não cuidar do meio ambiente. Em São Paulo o Obelisco do Ibirapuera, Mercado Municipal, Monumento às Bandeiras, Ponte Estaiada e o Teatro Municipal são desligados entre 20h30 e 21h30 do dia estabelecido para a campanha.

mãos segurando um aquário que tem o planeta terra dentro

Em 2019 a campanha uniu mais de 188 países e territórios em prol da natureza. As hashtags "#EarthHour e #Connect2Planet" fizeram parte dos trend topics em 26 países. No Brasil as hashtags usadas foram "#HoradoPlaneta e #ConectadoNoPlaneta", e resultaram em 800 publicações. Além dos cidadãos comuns, pessoas públicas de diversos países se mobilizaram e se pronunciaram sobre a importância de cuidar da natureza, gerando mais conscientização e visualização do tema. Mark Ruffalo, Mauricio de Souza, o primeiro ministro da Espanha, Pedro Sánchez e Greta Thunberg foram algumas destas personalidades.

Conheça o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Hora do Planeta é uma forma de conscientizar as pessoas da importância de cada um fazer a sua parte para o meio ambiente. Pra te ajudar nesta tarefa elencamos atitudes simples e que no coletivo fazem toda a diferença. Confira e coloque em prática!

- Use a energia elétrica somente quando necessário. Apague as luzes de ambientes em que você não esteja e tire da tomada carregadores de celular enquanto não estiver usando. Nada de deixar a televisão ligada após pegar no sono, utilize o "timer" sempre que estiver perto da hora de dormir.

- Recicle seu lixo. Separe o lixo orgânico do reciclável e destine corretamente. Existem programas de reciclagem que podem reaproveitar o lixo para obter outras coisas, como a castração de animais ou a obtenção de cadeiras de rodas para pessoas carentes, por exemplo.

- Tome banho rápido, não existe motivo para esquecer-se da vida embaixo do chuveiro. O consumo do chuveiro é um dos maiores da casa.

mulher saindo do banho

- Fique atento ao consumo de água. Atitudes simples como desligar a torneira enquanto escova os dentes, faz toda a diferença.

- Dê preferência a utilizar materiais reaproveitáveis. Quanto menos plástico você descartar, mais o ambiente agradece.

- Adote o hábito de andar com "ecobags" e dispense os sacos plásticos nos supermercados e lojas.

- Sempre que possível utilize o transporte público. Quanto menos carros nas ruas, menos poluentes na atmosfera e melhor a qualidade do ar.

15 atitudes para ajudar o planeta

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.