Julho: conheça o significado espiritual deste mês

Julho, com 31 dias, é o sétimo mês do ano no nosso calendário, que é o gregoriano. Ele é o primeiro do segundo semestre e chega evidenciando o verão no Hemisfério Norte. Também o inverno no Hemisfério Sul, do qual o Brasil faz parte. Aqui, ele traz um pequeno período de férias escolares.

Alegremente aguardado pelos estudantes, julho marca o período frio do ano quanto às temperaturas, mas pode ser um dos mais calorosos para todos, pois traz a oportunidade de aproximação. Além disso, ele convida à reflexão e à meditação. Conheça o significado espiritual deste mês e compreenda a magia que o torna especial e promissor.

O que você irá encontrar:

“A partir de julho, surge um semestre inteiro para que você possa ser feliz.” (autor desconhecido)

Julho traz a renovação das esperanças e novas possibilidades de sucesso. Ele sinaliza que há pela frente mais um semestre para ir em busca dos sonhos. Este mês de recolhimento carrega a força da confiança em novas oportunidades e na realização de projetos. Ele faz renascer a fé na promessa de vida repleta de felicidade.

Julho e o seu significado espiritual

Estátua de Júlio César em um museu

O nome “julho” é uma homenagem a Júlio César, general que expandiu o território romano e assumiu o governo da então República de Roma no ano 49 antes de Cristo. Esse homem emblemático foi considerado por muitos estudiosos um dos maiores comandantes militares da História.

Além disso, ele foi responsável por oficializar o calendário juliano (46 a.C.), excluindo o Calendário Romano (ou de Rômulo), que era impreciso. Com isso, o então quinto mês do ano, conhecido por “quintilis”, passou a ser o sétimo e recebeu o nome de “julius”. O calendário oficializado por Júlio César trouxe muita confusão no ano em que foi implantado, porém foi utilizado pelas nações católicas durante os seguintes 1.600 anos.

Logo, julho tem essa característica de revisão, de ajuste e de reformulação. Ele é um mês propício para uma pausa e para uma avaliação. Ele motiva o pensamento e a reflexão, um olhar para dentro, para se permitir sentir e evoluir.

Aliás, o inverno, por si só, traz uma característica de introspecção e de hibernação. Tudo à nossa volta parece se recolher para um repouso. Há uma desaceleração e uma quietude. No entanto o crescimento é interior.

Enquanto a velocidade do mês está diminuída, aprendemos a entrar em contato com nossas emoções, nossos sentimentos, nossos desejos mais íntimos e nossas sombras. Podemos nos fortalecer nas nossas melhores energias.

Julho é o mês para ir em busca de sabedoria. Ele é propício para trazer calor espiritual para dentro de si. Nele, podemos compartilhar a nossa casa, as nossas ideias, experiências e aprendizados. É o momento para rever realizações e propósitos. É tempo de praticar a paciência e de se reformular, desapegando-se de coisas que não trazem valor e felicidade.

Este ciclo inspira a estreitar laços, desenvolver o intelecto e se libertar de crenças limitantes, de padrões antigos de pensamentos, de preconceitos, de ideias pessimistas e de comportamentos negativos, como a fofoca, os julgamentos e as intrigas. É tempo para compreender a própria vida; de se libertar do lixo emocional, de mágoas e de sentimentos de culpa.

O significado espiritual de julho traz a energia da meditação. Apesar de dias mais acinzentados e frios, nos desperta a enxergar a vida com afetividade e comunhão, com a percepção de interdependência que nos torna uma grande comunidade.

Pessoa praticando meditação com a técnica mudra. Uma borboleta está pousada na mão da pessoa

A atmosfera de julho é propícia à paz, ao perdão, à fraternidade, à caridade e à compaixão por tudo e por todos. Ela inspira o desenvolvimento da espiritualidade, a entrar em harmonia com a essência de amor e de bondade do universo. Estimula a ir ao encontro do Eu Superior e a confiar nele.

Julho é representado pelos tons brancos e cinzas. Lembra os anciãos de cabelos grisalhos, que carregam a bagagem do tempo e da vida. Ele celebra o vínculo dos relacionamentos — familiar, dos amigos, dos amores. Desperta a alegria do pertencimento. Nele podemos praticar doações como forma de demonstrar gratidão pelas dádivas que recebemos.

O mês mais místico do ano propõe um ajuste, uma renovação de intenções e um processo de transição para um novo ciclo. Ele desperta a energia da escuta, da integração entre pensamentos, palavras e ações. Traz à tona a importância do conhecimento altruísta, ou seja, aquele que se aplica a tudo transformar por meio do amor.

O sétimo mês tem a energia do fortalecimento das raízes e das estruturas internas, do alinhamento. Enquanto se busca o aconchego do lar, de abraços longos, de união e de chocolates quentes, amplia-se a capacidade de vivenciar o amor, o calor humano, a amizade e a fraternidade. É tempo de cuidar de si, do outro e dos planos!

Com um perfume próprio, julho é um misto de chá de ervas, de café, de vinho quente com livros antigos e novos. Tem sabor de pipoca, de petiscos e de guloseimas rápidas que são consumidas diante de uma maratona de séries e de filmes. Ele emana proximidade com coisas, ideias e pessoas.

Pessoa lendo um livro na frente de uma lareira e tomando vinho quente

Ele inspira longas conversas e gargalhadas, mas também cochichos e silêncio. Desperta a vontade de se integrar, de se dedicar e de se comprometer. No fundo, é uma oportunidade para celebrar o que temos, o que somos e como somos abençoados com uma vida verdadeiramente abundante. Ele faz emergir a nossa gratidão.

Se para alguns o mês de julho significa férias, para todos nós ele representa recuperação. Ele emana integridade, resgate, frutos e perfeição. Também diz respeito à separação entre o que faz evoluir e tudo o que não traz progresso.

A estrela Sirius se une ao Sol nos dias 3 e 7 e emana a facilidade para realizar negócios, alcançar fama e conquistar o bem-estar no lar. Acredita-se que o Sol ilumina o mundo físico, enquanto Sirius ilumina o mundo espiritual. Juntos, eles sinalizam um momento favorável para realizar mudanças significativas.

Explore o rico significado e a ampla simbologia do número 7

Julho representa o número 7, que se relaciona com o divino e com o sagrado, sendo um símbolo de sabedoria, espiritualidade e perfeição. Ele une os mundos espiritual e material; Deus e o Homem, o Céu e a Terra. Aproveite para refletir, fortalecer sua ligação com a centelha divina e ouvir a sua alma. Cuide da sua saúde, da sua intuição e da sua conexão com pessoas e com o universo.

Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de julho?

Silhueta de um homem subindo escadas. Ao fundo, a luz do sol

As pessoas nascidas no mês de julho têm um espírito de luta para vencer obstáculos e são pacientes para conquistar o que desejam. São determinadas e se preocupam com o bem-estar dos seus entes queridos, especialmente dos familiares.

Aliás, aqueles que nascem nos primeiros 21 dias do mês, sob o signo de Câncer, têm o sentido de família bastante apurado e uma grande sensibilidade. Gostam de ajudar ao próximo e são empáticos. Magoam-se facilmente, mas não são vingativos, pois são espiritualmente agraciados pela noção do bem e do mal e pela consciência da lei universal de causa e efeito.

Decifre a simbologia do empático signo de Câncer

Quem nasce a partir do dia 22 de julho, sob o signo de Leão, causa uma boa impressão para as demais pessoas e respeita as diferenças individuais. É criativo e busca realizar o que se propõe com perfeição. Possui muita luz dentro de si e a irradia por meio de uma personalidade marcante.

O significado espiritual para os nascidos no mês de julho está relacionado à intuição, à reflexão, ao senso de proteção e à luz interior. Ele traz a solidariedade e a confiança como meio de conexão com o divino, a identificação de emoções e de valores pessoais e humanitários, a obtenção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de mudanças profundas. Ele estimula a lealdade ao propósito de vida.

Orações para o mês de julho

Mulher de olhos fechados e mãos juntas ao rosto, orando

O mês que tem como um dos significados a espiritualidade é especialmente adequado para realizar orações e se conectar com o Eu Superior. Aproveite uma de nossas sugestões.

Oração para se conectar ao significado espiritual de julho

Faça esta oração já no primeiro dia de julho, preferencialmente ao amanhecer. Repita todos os dias do mês, com bastante fé.

“Meu Deus, agradeço por tudo o que recebi até aqui. Neste mês que inicia o novo semestre do ano, permita que eu consiga avaliar atenciosamente as realizações e os planos alcançados até o momento. Ilumine a minha mente para que eu ajuste o que for necessário e enxergue bons caminhos. Ajude-me a desenvolver a minha espiritualidade e me aproxime ainda mais do Seu amor. Torne-me forte para que eu possa praticar Seus valores e Suas virtudes e para que eu aja com bondade e compaixão. Permita que minhas reflexões me façam extrair o melhor de mim e que meu coração esteja sempre aquecido. Ajude-me a propagar bons sentimentos, fé, esperança e felicidade. Amém!”

Oração para demonstrar gratidão

Faça esta oração todos os dias do mês de julho, preferencialmente antes de dormir, em ambiente calmo.

“Senhor! Estou aqui de coração aberto, com respeito e com profunda admiração, para agradecer a dádiva da vida em toda a sua perfeição. Agradeço por tudo o que tenho, pela minha família, pelos meus amigos e por todos que tornam os meus dias mais felizes. Agradeço, ainda, por todas as capacidades que me permitem ser quem sou. Por me conectar com Seu amor e com Sua bondade e que essas virtudes se façam presentes nas minhas ações, pois sei que recebo de Ti abundância e prosperidade. Agradeço, Senhor, pelo aconchego do meu lar nestes dias de inverno e por poder usufruir a companhia de pessoas de bons sentimentos. Tudo que percebo à minha volta é bênção vinda de Ti. Agradeço porque quando algo não é luz e paz, sei que é aprendizado para minha evolução. Amém!”

Rituais para o mês de julho

Canela em pó e cravo da índia

O mês de julho é encorajador à realização de rituais e à prática da espiritualidade. Veja as nossas sugestões e se conecte com a sabedoria e com as forças do Universo.

Ritual da Lua Crescente de julho para receber novas energias

Este é um ritual muito simples de realizar. Ele se destina a purificar o corpo e a alma para receber as boas e novas energias de julho. Deve ser feito à noite, a partir do primeiro dia da Lua Crescente até o final desta fase.

Materiais:

  • 2 garrafas (1 litro cada) de água mineral;

  • 1 panela que comporte toda a água;

  • 1 jarra;

  • 1 toalha branca.

Modo de preparo:

  1. Aqueça a água na panela até que fique quente. Transfira para a jarra. Reserve.

  2. Tome seu banho de higiene e jogue a água (morna) da jarra, devagar, do pescoço para baixo. Sinta a água cair pelo corpo. Imagine que ele está limpo, sendo purificado e ficando pronto para receber bons fluidos e energias positivas.

  3. Visualize uma luz branca vindo do infinito e entrando pelo centro superior da sua cabeça. Sinta que ela se espalha por todo o seu corpo. Imagine que essa energia atinge sua alma e que ela irradia paz e alegria em você. Agradeça e deixe que a luz se expanda para o ambiente.

  4. Enxugue-se com uma toalha branca. Reutilize as garrafas ou descarte-as ecologicamente.

Ritual da Lua Cheia de julho para usufruir de abundância

Este ritual deve ser feito durante a Lua Cheia do mês de julho. Ele desperta a poderosa energia de abundância do período. Deve ser realizado por três noites a partir do primeiro dia desta fase lunar.

Materiais:

  • 13 cravos da índia;

  • 2 folhas de louro;

  • 1 colher (sopa) de canela em pó;

  • 1 colher (chá) de noz-moscada;

  • 3 cones de incenso, preferencialmente de lavanda ou de rosas;

  • Incensário;

  • Pilão;

  • Tigela;

  • Pote de vidro transparente com tampa.

Modo de preparo:

  1.  Antes de anoitecer, na primeira noite de Lua Cheia do mês de julho (consulte um calendário lunar), coloque os cravos, as folhas de louro, a canela e a noz-moscada no pilão e triture tudo o máximo que puder, de modo a transformar a mistura em pó.

  2. Transfira o conteúdo do pilão para uma tigela e misture muito bem em sentido horário. Mentalize que a roda da vida está trazendo abundância de bons sentimentos, de pensamentos, de relacionamentos e muitas dádivas. Agradeça e coloque tudo no pote de vidro. Tampe e reserve.

  3. Assim que a noite surgir, acenda um dos incensos de cone no incensário e deixe queimar por alguns minutos. Se estiver aparecendo a Lua Cheia no céu, o momento é o ideal. Ainda que ela não esteja visível, faça o ritual mesmo assim.

  4. Coloque-se em local aberto, sob a luz da Lua, com o incensário e com o pote da mistura de especiarias. Peça que ela abençoe o incenso e o conteúdo do pote para que eles atraiam abundância para sua vida em todos os sentidos.

  5. Deixe o incensário em local seguro, abra o pote e jogue uma pitada da mistura do sobre o incenso. Visualize alegria, paz, prosperidade, pessoas queridas ao seu redor e todas as coisas que julgar a tradução da abundância em sua vida. Agradeça por tudo.

  6. Quando sentir o perfume da mistura na fumaça do incenso, entre em sua casa e siga com o incensário passando por cada um dos cômodos no sentido horário. Se houver necessidade, acrescente mais pó de especiarias sobre o incenso.

  7. Realize este ritual por mais duas noites. Descarte os restos de incenso e do pó de especiarias, enterrando tudo na terra ou num vaso de flores.

Julho sugere meditação e acolhimento. Favorece o desenvolvimento da espiritualidade, pois traz a energia da conexão com o divino e com a sabedoria universal. Por ser o primeiro mês do segundo semestre, ele é perfeito para avaliar se os planos feitos em janeiro se concretizaram e para definir os próximos passos. Deixe-se contagiar pelas vibrações de renovação e de comunhão deste ciclo repleto de oportunidades de evolução.