Agosto: conheça o significado espiritual deste mês

Agosto é o oitavo mês do ano no nosso calendário, que é o gregoriano. Popularmente se atribui a ele características como “o mês do cachorro louco”, “o mês do desgosto” e um sentido de que ele não é de boa sorte, principalmente devido a alguns eventos marcantes, entre eles o início da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais.

Contudo, contrariando a superstição e todo o folclore que cerca este período de 31 dias, ele tem o encanto do inverno no Brasil e em todo o Hemisfério Sul. Estimula a aquecer o corpo e a alma e inspira o desenvolvimento pessoal. Então surpreenda-se com o significado espiritual do mês de agosto e mantenha olhares curiosos sobre quanto aprendizado ele nos proporciona.

O que você irá encontrar

“O mês de agosto tem muito a ensinar. Porque agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem.” (Miryan Lucy de Rezende)

Agosto é um mês de aprendizado, principalmente a respeito de si. É tempo de cultivar sentimentos e virtudes como a confiança, a coragem e a esperança, entre outras "sementes" que cuidadosamente devem ser cuidadas para florescer a convivência e a vida.

Agosto e o seu significado espiritual

Estátua de César Augusto

O nome “agosto” veio do latim. É uma homenagem a César Augusto ou Otaviano Augusto, imperador romano entre os anos 27 antes de Cristo e 14 depois de Cristo. Seu governo de 41 anos foi marcado por uma liderança forte, que trouxe prosperidade cultural e comercial para o Império. Antes, o mês era chamado de “sextilis”, pois era o sexto no Calendário de Rômulo.

Com a mudança do calendário para juliano e posteriormente gregoriano, agosto passou a ser o oitavo mês e traz uma energia muito especial. Nele, a intuição pode se tornar afinada e a confiança é exercida plenamente. É um período de introversão, apropriado para o autoconhecimento e para identificação de potenciais.

Agosto é propício ao desenvolvimento de um talento até então oculto e também para realizar uma atividade desejada. É tempo de investir em si e de fazer algo sonhado, com o qual é possível se admirar e aumentar o poder pessoal.

O significado espiritual do mês de agosto está relacionado com iluminação para a alma. Ele propõe um mergulho interno para enxergar forças e tomar atitudes para se tornar uma pessoa melhor. Ele estimula a entender o propósito de viver.

Desvende as muitas influências do brilho da estrela Sirius

O termo mês do cachorro louco, popularmente atribuído a agosto, tem uma explicação plausível. Animais como cachorros, cavalos, bois, gatos e morcegos estão sujeitos a contrair e transmitir raiva, pois se ferem em disputas pelas fêmeas que estão no cio.

Também conhecido como o “mês do desgosto”, por uma série de eventos ruins na história do país e do mundo, agosto revela um período de ventos fortes e frios, assim como de nevoeiros que prejudicam a visibilidade nas estradas e as tornam favoráveis a acidentes.

Além disso, as árvores não apresentam folhagens exuberantes e o gado leiteiro produz menos, colaborando para aumentar a má fama do mês como sendo de pouca sorte. Aliás, a estiagem típica do inverno potencializa os casos de queimadas que se espalham facilmente com ventos fortes. Além disso, as doenças respiratórias também são comuns no período.

Mulher segurando um inalador

Embora o mês não influencie negativamente os casamentos, principalmente porque as chuvas são menos recorrentes e os custos da cerimônia e das festas sejam oportunos, as noivas evitam se casar no período.

A fama de agosto trazer desgosto aos matrimônios chegou ao país com os colonizadores portugueses. Na época das grandes navegações, se as mulheres se casassem neste mês poderiam ficar sem lua-de-mel e até viúvas, pois os maridos zarpavam em busca de novas terras e poderiam não retornar diante dos perigos dos mares.

O mês do Dia do Folclore (22) ainda contempla a crença de que, às sextas-feiras, lobisomens percorrem sete fazendas, sete encruzilhadas e sete galinheiros. Nelas, as bruxas também voam com vestes brilhantes em vassouras e gargalham espalhando pavor pelos ares. Inclusive, este ciclo do ano é conhecido por ser o mês das bruxas.

Há tantas e tão variadas superstições para agosto que ele parece ter uma energia carregada de negatividade. Contudo o significado espiritual do mês tem como referência o Dia dos Pais, que ocorre no segundo domingo. Ele retrata o amor, o cuidado e a perpetuação. Guarda a força da continuidade da vida. Nele há desejos auspiciosos de saúde, longevidade, prosperidade e felicidade.

E o que não dizer do Dia Internacional da Logosofia (11), comemorativo à ciência que tem como objetivo possibilitar o autoconhecimento a partir de um processo de evolução da própria consciência. Por si só é uma excelente vibração para o mês!

No dia 14 tem vez o Dia da Unidade Humana, dando oportunidade para refletir sobre a vida em sociedade e a importância da empatia e do respeito entre as pessoas, considerando que todos somos seres humanos, feitos da mesma matéria e da mesma essência.

Bonecos humanos de papel em volta do planeta Terra

Em agosto há muito para celebrar! O Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia (15), o Dia do Filósofo (16), o Dia Mundial Humanitário (19), o Dia da Infância (24), o Dia Nacional do Voluntariado (28) e o Dia Internacional Contra Testes Nucleares (29), entre outros. Eles dão a ideia da energia deste mês. Reflexão, solidariedade, amor ao próximo, acolhimento, um olhar de curiosidade, alegria por aprender, generosidade e respeito à vida em toda a sua plenitude.

O oitavo mês do ano guarda a força das transformações, inspira a aceitar a vida em todas as suas singularidades, a enxergar o céu em avermelhados, alaranjados e magentas. Ele mostra que o clima favorece abraços longos, apertados e que aquecem os corpos, os corações e as almas.

Aprenda sobre o solar signo de Leão e seus ascendentes

O ciclo estimula a contemplação e o autoconhecimento. Propõe identificar as capacidades de superação, a coragem, a força criativa e a paixão. Ele convida a brilhar.

Agosto representa o número 8 que é sólido e se refere à totalidade do Universo, à eternidade e ao infinito. Ele estimula a pensar antes de agir e abre os caminhos para a realização de projetos, principalmente aqueles voltados às questões financeiras e de justiça. Aproveite as energias deste mês para identificar o que você pode oferecer de melhor. Conecte-se com a abundância e com as oportunidades de prosperidade que a vida lhe oferece.

Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de agosto?

Mulher entusiasmada com amigos

As pessoas nascidas no mês de agosto demonstram felicidade. São entusiastas, desejam chegar longe e alcançar todos os seus objetivos. Algumas são ambiciosas, às vezes além da conta, mas é inegável que são trabalhadoras e lutam para extrair o melhor de si para realizar seus projetos de vida.

Os nascidos em agosto apreciam os animais e se interessam por defendê-los. Além disso, são pessoas que respeitam os demais. Contudo são fortes e fazem prevalecer seus argumentos, apresentando exemplos bastante precisos.

Quando nascem do dia 1 ao dia 22, sob o signo de Leão, pessoas leais, solidárias e amigas confiáveis. Apreciam o protagonismo e são líderes natos. Gostam de ser notadas e aproveitam a fama para extravasar seu brilho interior. Eventualmente exageram e podem se tornar egocêntricas.

Já aqueles que nascem do dia 23 ao 31, sob o signo de Virgem, são pessoas práticas que acreditam que o sucesso é resultado de muito trabalho. São inteligentes, organizados, detalhistas e perseverantes. Bastante autocríticos, eles preferem acreditar que algo pode dar errado para se alegrarem com os resultados positivos.

Explore a visão do signo de Virgem sobre matéria e espírito

Muito realistas, as pessoas nascidas em agosto superam muito bem as adversidades e possuem coragem e força interior para enfrentar situações inusitadas e tomar decisões difíceis. Além disso, são magnéticas e possuem beleza tanto relacionada à personalidade quanto à aparência.

Orações para o mês de agosto

Pessoa mais velha com as mãos juntas em sinal de oração

A oração é uma forma poderosa de se conectar com o Eu Superior. Ela é a prática da fé e auxilia no desenvolvimento da espiritualidade. Agosto tem a energia de reflexão e de mergulho interior. Aproveite o período para compreender a essência divina dentro de si. Veja duas sugestões para entrar em sintonia com as vibrações deste mês.

Oração do mês de agosto para obter iluminação

Faça essa oração ao acordar, em ambiente tranquilo e todos os dias do mês, para alcançar encorajamento no cotidiano, clareza nas escolhas e decisões assertivas.

“Senhor, agradeço por todas as bênçãos da minha vida. Peço, para este mês de agosto, que Sua sabedoria seja a luz na minha mente, orientando as minhas escolhas e norteando as minhas decisões. Permita-me agir com inteligência e bondade. Que eu espalhe paz, confiança e coragem para tornar os dias melhores e mais felizes. Possibilite que eu esteja em harmonia com a missão que venho cumprir na Terra e que eu possa realizar este ciclo com equilíbrio, generosidade e amor ao próximo. Amém!”

Oração do mês de agosto para nutrir forças

Faça essa oração para se fortalecer mental e espiritualmente e conseguir conexão com as energias de esperança, generosidade e felicidade que o mês de agosto emana.

“Meu Deus de bondade e sabedoria! Sei que sou parte de Sua Criação e que recebo bênçãos diárias vindas de Seu amor incondicional e verdadeiro. Permita que eu conheça as minhas capacidades mentais e que eu possa usá-las para trilhar o caminho do bem. Faça-me agir com os meus melhores sentimentos para contagiar meus semelhantes e criar um cotidiano de paz e de generosidade. Concede-me, Senhor, a oportunidade de conexão com a centelha divina que torna a minha alma leve e feliz, cheia de esperança. Que eu perceba e me alegre com os pequenos milagres que chegam até mim. Que eles sejam a minha motivação para buscar evolução. Amém!”

Rituais para o mês de agosto

Imagem de um Girassol com gotas de água nas pétalas

Os rituais se destinam ao encontro com nossos propósitos, sendo importantes para se unir às energias que desejamos atrair. Agosto é envolto em muitas crenças, inclusive de que é o mês do mau agouro. No entanto ele é oportuno para perceber exatamente o oposto e se beneficiar da luz que isso traz. Encontre duas sugestões para usufruir as boas vibrações deste período.

Ritual para iluminar a chegada de boas novas

Este ritual é muito simples, mas poderoso para receber novos começos e para alcançar crescimento espiritual. Deve ser realizado no primeiro dia de agosto, preferencialmente no início da manhã.

Materiais:

  • 1 pedaço de giz branco;

  • 1 vassoura;

  • 1 vela branca;

  • 1 pires;

  • 1 pedaço pequeno de tecido branco.

Modo de praticar:

  1. Escolha um ambiente calmo e sem trânsito de pessoas para realizar o ritual. Dê preferência a um local em que você possa escrever no piso.

  2. Posicione-se de joelhos no chão e faça em torno de si um círculo, com uso do giz. Feche o traço.

  3. Varra de dentro para fora todas as coisas que não são favoráveis na sua vida. Mentalize cada coisa, sentimento, emoção, pensamento ou comportamento que deseja eliminar. Use a frase: "(o que deseja eliminar), agora eu te varro da minha vida e agradeço porque você está indo embora".

  4. Após concluir, acenda a vela sobre o pires e deixe-a dentro do círculo até acabar de queimar. Tome cuidado com o acesso de crianças e animais de estimação ao local. Enquanto acende a vela, repita mentalmente a frase: “O caminho do novo tempo está iluminado e coisas boas estão chegando, por isso eu agradeço!”

  5. Quando a vela acabar, jogue o resto na terra e lave o pires em água corrente. Apague o círculo do chão com o tecido branco e lave-o em água corrente. Deixe secar ao sol. Guarde a vassoura e o giz no local de costume.

Ritual para atrair abundância e alegria

Este ritual para atrair abundância e alegria tem como princípio o fato de que o Universo retribui a energia que oferecemos. Ele deve ser realizado no dia 10 de agosto e tem como elemento principal a flor consagrada ao mês, que é o girassol.

Materiais:

  • 1 flor de girassol aberta artificial, se não encontrar natural;

  • 20 cm de fita branca;

  • 1 folha de papel de seda branco ou de papel celofane transparente, se a flor for natural;

  • Fita adesiva;

  • Tesoura;

  • Borrifador;

  • Água.

Modo de preparo:

  1. Caso a flor seja artificial: disponha a folha de papel de seda sobre uma superfície plana. Partindo de uma das pontas do papel, em sentido diagonal, posicione a flor e embrulhe-a, percorrendo a folha até atingir a outra ponta. Se perceber excesso de papel, corte.

  2. Dobre o fundo, de modo que a extremidade do caule da flor não apareça. Prenda o papel usando a fita adesiva.

  3. Envolva a extremidade inferior do embrulho com a fita branca e faça um laço firme, sem apertá-lo excessivamente.

  4. Caso a flor seja natural: proceda da mesma forma, porém utilizando a folha de papel celofane. Faça o laço firme, mas não excessivamente apertado.

  5. Coloque água no borrifador e disperse-a sobre a flor, com suavidade.

  6. Presenteie com ela uma pessoa que lhe seja querida. Ao entregá-la, agradeça a Deus por ela fazer parte da sua vida e mentalize “Que esta pessoa querida tenha abundância e alegria".

Agosto é um dos meses frios da estação de inverno aqui no país. Ele inspira o autoconhecimento por meio da reflexão. Também diz respeito a compreender o próprio interior e identificar potencialidades para realizar projetos e planos. Deixe-se iluminar e acredite nas oportunidades de amar e de ser feliz que o mês inspira. Não há mau agouro para quem tem fé em si mesmo e na vida.

Confira também: