Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Maktub: Descubra o que significa essa palavra

A palavra e a escrita possuem grande poder, não só porque nós nos expressamos por meio delas, mas também porque elas podem ter significados muito especiais para as pessoas.

É por esse motivo que certas expressões se tornam bastante populares. Esse é o caso, por exemplo, de “Carpe Diem”: essa frase em latim, que pode parecer bastante simples para alguns indivíduos, é o lema de vida de outras. Nesse cenário, diversas outras palavras em outros idiomas ficaram bastante famosas, como “Maktub”.

Esse fenômeno, contudo, pode deixar algumas pessoas confusas. Ninguém, afinal de contas, é obrigado a saber o significado de expressões em outra língua. Entretanto, elas têm o direito de entender a causa de sua popularidade! Pensando nisso, o Horóscopo Virtual criou um guia completo sobre essa expressão árabe. Saiba mais!

Entenda o significado de Carpe Diem!

Maktub significado

Antes de saber o que Maktub realmente significa, é importante ter claros em sua mente alguns conceitos que facilitam o entendimento dessa expressão.

Muitas pessoas acreditam que, ao nascerem, o seu destino já está traçado. Não importa o que elas façam ou o que aconteça, a sua história não irá mudar e uma força superior sempre irá obrigá-las a voltar ao caminho que foi criado para elas.

Isso ajuda, na maioria das vezes, na aceitação de certas situações que nem sempre são fáceis ou agradáveis. Por isso, é normal que os indivíduos usem o conceito de destino para não ficarem revoltados ou se sentirem culpados.

É com base nessa ideia que a palavra “maktub” foi criada. Com origem árabe, o seu significado é bastante simples: “já estava escrito” ou “isso tinha que acontecer”, de forma a reforçar o conceito de destino e predestinação.

Maktub significado da palavra

Agora que já entendemos que a palavra “maktub” possui bastante ligação com a ideia de destino, é hora de entender a sua etimologia, ou seja, a sua origem, formação e composição.

A palavra árabe possui origem, é claro, do vocabulário árabe. Com ligação direta com o termo “kitab”, que significa “livro”, que pode se referir ao Alcorão. Na cultura em questão, portanto, esse vocábulo tem conexão com o islamismo.

Ainda seguindo no conceito de destino, maktub fala sobre uma pessoa que acredita fielmente no islamismo e, dessa forma, submete-se a Alá sem questionar as suas decisões e o que é colocado em seu caminho. Essa concepção pode ser considerada fatalista, porém, ajuda muitas pessoas a lidarem com seus problemas.

Livre Arbítrio: Como fazer escolhas conscientes?

O maktub e o livre arbítrio

Muitas pessoas não gostam da definição de maktub por acreditarem que o seu significado exclui a possibilidade do livre arbítrio. Entretanto, é importante lembrar que o destino não impede que nós tomemos as nossas próprias decisões com base em nossa ética e ideais; ele somente diz que, não importa o que a gente faça, o resultado sempre será o mesmo.

Ou seja, não adianta tentar modificar ou fugir do seu destino: ele irá te alcançar. O que podemos fazer, portanto, é seguir o nosso caminho da melhor forma possível e aproveitar todos os momentos que vivemos.

Além disso, alguns acham que essa expressão possui uma característica muito conformista. Entretanto, pessoas que possuem essa visão excluem todos os benefícios que essa palavra pode trazer: ao acreditarmos no destino, afinal, excluímos a culpa de nossas vidas.

Não só isso: acreditar em nosso destino nos oferece certezas em nossas vidas. Isso porque, não importa o que aconteça, saberemos que o nosso caminho será traçado de uma forma ou de outra. Por esse motivo, muitas pessoas encontram conforto nessa palavra e até mesmo a decidem eternizá-la em sua pele por meio das tatuagens!


Leia também: A força dos pensamentos!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.