Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O documentário brasileiro de cada signo

O Brasil é um país que abriga inúmeras culturas e pessoas de todas as classes. Com isso, a possibilidade de ideias para documentários é extremamente ampla. Por muitos anos, o país despertou o interesse de cineastas do mundo inteiro, mas já faz algum tempo que o mercado nacional vem ganhando força com a variedade de documentários produzidos.

Esse tipo de produção é muito importante para o país e para o povo, pois, além de destacar o Brasil no mundo das artes, os documentários também são meios de comunicação nos quais todos os tipos de pessoas podem contar as suas próprias histórias. Considerado um registro social, essa arte viabiliza novos olhares diante de diversos assuntos e também possibilita à sociedade conhecer histórias e verdades de tantas outras pessoas que vivem realidades diferentes. Você costuma incentivar a produção de documentários no Brasil? Saiba que, além de enriquecer a cultura brasileira, essa ação tem o poder de espalhar conhecimento e ainda de dar novas oportunidades às pessoas que precisam de voz. Fazer um documentário é contar a realidade de alguém e ensinar a partir dela.

Se você já assistiu a algum documentário, sabe a profundidade contida em cada história, certo? E se você parasse para pensar em qual seria o documentário brasileiro de cada signo? Será que os cancerianos combinam mais com os enredos dramáticos e os geminianos com histórias um tanto quanto confusas? Atente-se ao artigo e conheça o documentário brasileiro que mais combina com cada signo, baseado em sua personalidade!

Áries - ABC da greve (1990)

ÁRIES

Esse é um documentário brasileiro que retrata a vida dura dos operários de inúmeras fábricas da região do ABC paulista. O enredo enfatiza a primeira greve de trabalhadores que ocorreu no ano de 1979, na qual o líder era Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil que se tornou um dos ícones políticos mais influentes e importantes do país.

A produção é com certeza a cara dos arianos! Agitador, extremamente ativo, impulsivo e até mesmo imediatista, o ariano costuma batalhar pelo que quer e não desiste dos seus desejos com facilidade. Conhecer o relato das primeiras lutas trabalhistas do país é um motivo de orgulho para as pessoas do signo de Áries, que comumente estão presentes em movimento em prol dos direitos humanos.

Touro - O veneno está na mesa (2011)

Touro

O foco dessa produção é relatar a quantidade excessiva de agrotóxicos presentes na agricultura no Brasil. O documentário apresenta diversas entrevistas com profissionais da área, e ainda recebeu uma continuação no ano de 2014, retratando novamente as mesmas questões e sugerindo algumas alternativas para que esse cenário tão maléfico à alimentação seja transformado.

Esse documentário tem tudo a ver com os taurinos, que comumente são "esfomeados" e às vezes perdem um pouco as estribeiras na hora da alimentação. Pessoas do signo de Touro sabem reconhecer as coisas boas. Ao se depararem com esse enredo tão direto sobre os malefícios da má condução da agricultura, com certeza se conscientizariam e usariam da sua esperteza para alertar os outros.

Gêmeos - Quebrando o Tabu (2011)

Gêmeos

O documentário “Quebrando o tabu” viabiliza um melhor entendimento sobre a relação da sociedade em geral com o assunto das drogas no mundo. A ideia da produção foi promover uma reflexão profunda sobre a política contra o tráfico e o uso de drogas em inúmeras regiões, assim como refletir sobre soluções para os problemas causados por essa engrenagem.

Descubra quem é o diretor de cinema de cada signo

Os geminianos têm muitas características semelhantes às desse documentário. Nativos desse signo costumam ser inquietos diante de determinados assuntos relacionados à vida, e geralmente são desconfiados. Tal desconfiança promove inúmeros questionamentos que, na maioria das vezes, são produtivos. Persuasivo nato, o geminiano quebraria o tabu com facilidade e explica com toda a sua esperteza a importância de falar sobre os assuntos que as pessoas costumam evitar.

Câncer - Fé (1999)

Câncer

"Fé" é um documentário brasileiro que fala sobre a grande diversidade de religiões espalhadas por todo o Brasil - crenças, seitas e cultos têm grande influência sobre diversas áreas da vida de milhares brasileiros. Esse é o primeiro documentário que expõe e questiona a relação das pessoas com a fé, e inclusive foi premiado como o melhor documentário do Festival de Biarritz, na França.

Como todos sabem, os cancerianos são pessoas mais profundas e ligadas aos sentimentos. Esse documentário é perfeito para um canceriano entender um pouco mais sobre a espiritualidade das pessoas do mundo, e assim refletir sobre as ações da humanidade.

Leão - Garrincha: a alegria do povo (1962)

Leão

Garrincha foi um ídolo do futebol brasileiro que teve a sua vida retratada nesse documentário. Em "Garrincha: a alegria do povo", é possível conhecer um pouco mais sobre a vida do jogador de pernas tortas e ainda relembrar os seus feitos em campo. Além disso, também é possível entrar um pouco na vida cotidiana dele e saber mais sobre sua vida pessoal.

Os leoninos que adoram os holofotes assistiriam esse documentário com um sorriso no rosto; arriscamos dizer que eles também se imaginariam como protagonistas de um documentário. Conhecer a vida de um atleta que fez história no futebol nacional com certeza fomentará o desejo de brilhar de qualquer pessoa do signo de Leão!

Virgem - Ilha das flores (1989)

Virgem

Esse documentário retrata de forma dura e com uma linguagem bem específica a forma como a economia promove a desigualdade entre as pessoas. No enredo, o cineasta Jorge Furtado compara os seres humanos com porcos e tomates. O enredo foi eleito em 1995 como um dos 100 mais importantes documentários do século pela crítica europeia.

Confira qual é o ator estrangeiro que te interpretaria no filme da sua vida!

Os virginianos, trabalhadores e responsáveis por natureza, adorariam adentrar esse assunto tão importante para entender, a partir da sua racionalidade, o que acontece no mundo que alimenta a desigualdade social. As pessoas do signo de Virgem costumam analisar as situações e comumente acreditam que tudo pode ser melhor. É bem provável que, após assistir "Ilha das Flores", elas façam planos para mudar o cenário retratado pelo curta.

Libra - O dia que durou 21 anos (2012)

Libra

Esse curta retrata a participação do Governo dos EUA na organização do golpe de Estado de 1964 no Brasil. O enredo enfatiza a participação da CIA e até mesmo da Casa Branca nas ações militares que findaram a democracia, dando início à ditadura no país.

Os librianos são extremamente racionais e se preocupam muito com as pessoas. Sabemos que o período da ditadura foi muito difícil para os brasileiros; em sua sensibilidade e empatia, os librianos têm apreço por questões históricas e gostam de "militar" diante de situações que relembrem ou tenham algum tipo de relação com acontecimentos passados.

Escorpião - Ônibus 174 (2002)

Escorpião

Em 12 de junho de 2000, um sequestro em um ônibus chocou a Zona Sul do Rio de Janeiro e o mundo. O enredo desse documentário é baseado em imagens, entrevistas e documentos oficiais sobre o caso. Com momentos de suspense e tensão, o enredo relata a vida do sequestrador e mostra como um simples menino de rua se transformou em um bandido. A dualidade das narrativas fomenta uma reflexão sobre as razões que fazem do Brasil um país extremamente violento.

Os escorpianos são pessoas firmes, determinadas e que gostam de ser instigadas por histórias reais e que promovem reflexões. Esse documentário fomentaria inúmeras sensações e faria com que o escorpiano buscasse por respostas diante do atual cenário violento que o Brasil ainda apresenta.

Sagitário - O sal da Terra (2014)

Sagitario

O documentário "O sal da Terra" mostra as inúmeras viagens do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. O intuito do curta é relatar como o trabalho singular de Sebastião é desenvolvido e como as suas fotos carregam inúmeros significados sociais e ambientais.

Atente-se ao tipo de filme perfeito para cada signo

Os sagitarianos, que adoram uma aventura, amariam assistir a esse documentário, que fala sobre viagens e ainda discorre sobre inúmeras histórias por trás da arte. Pessoas do signo de sagitário adoram conhecer novas histórias e estão sempre buscando uma forma diferente de encontrar a liberdade; nesse ponto, Sebastião Salgado pode transportá-las a inúmeros contextos por meio de suas histórias.

Capricórnio - O prisioneiro da grade de ferro (2003)

Capricórnio

"O prisioneiro da grade de ferro" conta a história de detentos que aprenderam diversas técnicas de filmagem dentro do presídio e, a partir disso, começaram a filmar a realidade carcerária da forma mais limpa e clara possível. O documentário mostra as reais condições dos presos no Brasil, com ênfase num cotidiano em condições extremamente precárias.

Os capricornianos são pessoas mais sérias e responsáveis, que carregam dentro do peito um coração bondoso que os torna pessoas humanizadas. Esse documentário proporcionaria muita reflexão a uma pessoa do signo de Capricórnio e ainda faria com que ela movimentasse o seu ciclo social para que todos conhecessem a realidade das prisões brasileiras, que obviamente a televisão não costuma mostrar.

Aquário - Estamira (2006)

Aquário

O documentário "Estamira" conta a história de vida de uma mulher de 63 anos, Estamira Gomes de Sousa, trabalhadora de um aterro sanitário no Rio de Janeiro há mais de 20 anos e que convive com distúrbios mentais. Além de trabalhar nesse aterro que recebe diariamente cerca de oito mil toneladas de lixo, Estamira também o tem como casa. O foco do documentário é mostrar os diálogos dessa mulher, que fala sobre filosofia e poesia em meio às suas confusões mentais. Em momentos de lucidez, Estamira consegue analisar questões globais e promove reflexões para os espectadores.

Esse documentário é perfeito para os aquarianos, que costumam ser curiosos e gostam de buscar reflexão sobre a vida. Tidos como pessoas frias que não demonstram sentimentalismo, eles são, sim, pessoas sensíveis, mas se preocupam com outros assuntos que não têm relação com o amor. A sensibilidade desse curta com certeza chamaria a atenção desses seres que não toleram nenhum tipo de injustiça.

Peixes - Janela da alma (2001)

Peixes

Esse documentário conta com os depoimentos de 19 pessoas sobre a relação que cada uma tem com a visão. Todas elas têm deficiências visuais em diversos graus, e o foco do enredo é justamente o título: "A janela da alma".

Por ser um documentário extremamente sensível, os piscianos seriam tocados ao conhecer o relato e a visão de tantas pessoas sobre suas vidas e o olhar que elas têm do mundo. Extremamente sonhador, quem tem o signo de Peixes como signo solar com certeza teria despertada a nobreza que mora em seu coração e desenvolveria mais empatia e respeito ao olhar individual de cada ser humano no mundo ao assistir a esse curta.

Divirta-se ao descobrir como os signos reagem a filmes de terror

Como você pôde notar nos breves enredos citados neste artigo, a cena documental brasileira é rica em conhecimento e em muitos assuntos que apontam várias questões importantes da nossa sociedade. Essas histórias carregam características específicas que, quando comparadas com os signos, podem ter uma relação maior com a personalidade de cada pessoa. Indicamos que você se dê a chance de assistir ao longa respectivo do seu signo e compartilhe conosco se gostou. Diga também se você se identificou com o enredo de alguma forma.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.