por Equipe Horóscopo Virtual

O que aconteceu com o espírito natalino?

O que representa o Natal para você? Presentes? Papai Noel? Comercial do urso da Coca Cola? E o espírito natalino? Onde foi parar? Com o passar do tempo começamos a deixar certos valores de lado, e a entrar no modo automático. É como se apertássemos um botão e de repente fosse Natal e o que significa: decorar a casa? Porém, essa época é muito mais do que um mero botão.

A história

Dia 25 de dezembro marca um nascimento, em outras palavras, um aniversário. Mas o que um aniversário propõe? Ele traz um momento de reflexão, de tudo que já passou e do que esperamos para o próximo ano. Agora, o aniversário em questão é sobre um homem que ao longo de sua história mostrou à humanidade o valor do amor, do respeito, da humildade e da generosidade. Consequentemente, o Natal se tornou um tempo para nos recordarmos dessa figura histórica, mas também para nos fazer refletir sobre o quanto fomos bons uns com os outros, o quanto fomos capazes de respeitar e amar o próximo. Mas, será que ainda é assim?

O Natal em meio ao consumismo

A mídia tem um grande poder sobre as datas comemorativas. Parece estar no DNA brasileiro que data comemorativa envolve dar um presente material para alguém. Isso não é ruim, e não tem nada de errado em querer presentear alguém que é importante para você, o problema é quando isso se torna o único sinônimo do Natal. Pergunte às crianças o que essa época simboliza para elas, e muito provavelmente se deparará com a resposta "PRESENTES!". Não vamos mentir, era isso o que importava quando éramos menores, porém é preciso ensinar a elas todos os sentimentos que essa época envolve. Mas, e nós? Nós sabemos quais são esses sentimentos?

Por onde anda o espírito natalino?

O Natal enche nosso peito de esperança, mesmo quem não é religioso é tocado por essa magia porque no fim das contas essa data traz à tona os valores universais, tudo o que desejamos uns para os outros. A magia está no ar, na decoração, nas luzes brilhando durante a noite, no Papai Noel tendo uma insolação naquela roupa que tanto amamos, na ceia que já balança com nosso estômago meses antes, na árvore de Natal montada na sala, na família reunida, e o mais importante e indispensável: na nossa capacidade de perdoar que fica mais aflorada, na preocupação com o mundo em geral desde as guerras até os problemas ambientais, na solidariedade que encontramos nas doações, e na fraternidade que parece despertar nos nossos corações.

A verdade é que o espírito de Natal vive em todos nós, apesar de muitas vezes entrar em conflito com novos valores da sociedade. Esta é ainda é época que promove o respeito, amor e igualdade. Viva o Natal, viva a vida, e para promover ainda mais a fraternidade nessa época, como diria o icônico Grinch: — Enxergar mais do que a aparência é enxergar com o coração.


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.