Quando você pensa em exercícios físicos, o que você imagina? Uma academia, uma quadra de esportes ou pessoas praticando diferentes atividades? Aparelhos de musculação, corrida, caminhada e prática de esportes são rapidamente associados ao fortalecimento dos músculos e à manutenção da saúde. Mas você sabia que existe uma forma diferente de exercitar uma parte bem diferente do seu corpo?
O pompoarismo é uma técnica oriental que promove o fortalecimento do assoalho pélvico, tanto para homens quanto para mulheres. Ele é praticado a partir da contração e do relaxamento dos músculos dessa região, em movimentos que se assemelham ao ato de conter ou eliminar a urina, utilizando equipamentos específicos ou não, sempre com acompanhamento profissional.
É a partir dos exercícios dessa prática que é possível manter a sustentação da bexiga, do útero, do intestino e da próstata, o que evita a incontinência urinária e facilita o trabalho de parto. O diferencial do pompoarismo em relação a outras técnicas de fortalecimento dessa região do corpo, como os exercícios de Kegel, está na busca pela melhoria do desempenho sexual de quem o pratica, principalmente porque essa prática deriva do tantra, uma filosofia comportamental que preza pelo desenvolvimento integral de um ser humano.
Ainda que o pompoarismo seja uma prática com muitos benefícios, é preciso se atentar para as contraindicações relacionadas a ela. Os exercícios não são indicados para gestantes (até o terceiro mês de gravidez), pessoas que tenham endometriose, vaginismo, dispareunia, miomas, cirurgias recentes, infecções urinárias, candidíase e bexiga caída.
Sendo assim, o pompoarismo pode servir tanto para prevenir problemas relacionados aos músculos pélvicos quanto para aumentar o prazer sexual e melhorar o desempenho no sexo como um todo, mas não pode ser praticado por qualquer pessoa. Antes de sair reproduzindo essa prática é importante que você procure auxílio médico para entender do que o seu corpo precisa. Lembre-se de que aquilo que funcionou para outra pessoa pode não funcionar para você, e que é melhor cuidar da sua saúde com responsabilidade.
Tendo consciência de que o pompoarismo só pode ser praticado com recomendação e acompanhamento médico, a seguir você irá conhecer algumas das técnicas mais utilizadas no pompoarismo. Se você se interessar por alguma delas, verifique com um profissional da saúde de confiança qual é a melhor forma de praticá-las!
Uma das técnicas mais conhecidas de pompoarismo é praticar a contração e o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, simulando o movimento de segurar e eliminar a urina, durante alguns segundos, realizando uma série de repetições. Esse exercício pode ser realizado com a pessoa sentada ou deitada, de bexiga vazia, e não demanda o uso de equipamentos específicos.
Uma variação desse exercício é a contração sem o relaxamento. Em vez de realizar o movimento de segurar e eliminar a urina, você irá apenas simular que a está segurando, mantendo essa contração por alguns segundos, ou pelo máximo de tempo que conseguir.
Outro exercício do pompoarismo que pode ser praticado em uma cadeira ou na cama é a contração das nádegas, para fortalecer os anéis vaginais. A ideia é comprimir as duas nádegas, uma contra a outra, e permanecer nessa posição por alguns segundos, repetindo o exercício dez vezes.
Com o passar do tempo, é possível fortalecer os músculos como em qualquer atividade física. Ao chegar nesse ponto, se for recomendado por um profissional da saúde, é possível acrescentar alguns instrumentos específicos para a prática do pompoarismo, que devem ser higienizados a cada uso.
Você também pode gostar:
-
Saiba como melhorar a energia do quarto para ter mais prazer no sexo
-
Quebre os tabus e entenda que mulheres também gostam de sexo
As bolas tailandesas, chamadas de ben wa, os cones vaginais e até os vibradores são equipamentos que podem ser utilizados na hora de praticar a contração e o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. Não é recomendado que as pessoas iniciantes os utilizem, porque eles exigem um bom desenvolvimento da musculatura da região para que seja possível sugar e expulsar as bolas tailandesas e os vibradores e segurar os cones vaginais dentro do canal da vagina.
O pompoarismo é uma técnica milenar de fortalecimento do assoalho pélvico e de melhoria do desempenho sexual, que traz inúmeros benefícios e pode ser praticado com facilidade, sem sair de casa e até sem o uso de equipamentos específicos. Porém, como foi apresentado, não é qualquer pessoa que pode praticá-lo. Conhecer as técnicas e os exercícios deve ser o primeiro passo do seu processo de exercitar a região íntima. Depois de fazer isso, procure sempre auxílio médico para garantir a preservação da sua saúde!
Confira também: