Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

4 feriados mundiais que celebram os que se foram

Quando o assunto é a perda de um ente querido ou de algum amigo, nunca é fácil lidar com os sentimentos que ele traz. São sempre lembranças muito dolorosas e uma saudade infinita que insiste em latejar em nosso coração. Só quem passa por esta dor sabe como ela é e que não adianta fingir que ela não existe. 

É preciso aprender a lidar com esta situação e com a falta de alguém importante que nos acompanhará até o fim dos dias. Neste contexto, algumas práticas podem ajudar e até mesmo celebrar a memória de quem já não está mais entre nós. Ao redor do mundo, ao menos quatro países têm feriados nacionais dedicados a refletir sobre a morte. Saiba abaixo quais são eles:

Brasil - Dia de Finados (2 de novembro)

No Brasil, o dia de lembrar dos entes queridos que já se foram é o Dia de Finados, que costumeiramente é sempre um dia nublado e chuvoso. O principal ritual é ir até o cemitério visitar os falecidos e levar presentes para enfeitar as lápides. Algumas pessoas também rezam missas em memória dos mortos e costumam recolher-se. 

México - Dia de Todos os Mortos (31 de outubro a 2 de novembro)

Neste caso, o feriado é uma verdadeira festa que dura quase três dias. É uma celebração com muita cor, comida e até mesmo concursos de fantasia. É uma data usada para lembrar e homenagear os que se foram, mas também uma época de muita alegria, música e dança. Mesmo os que não passaram pela tristeza de perder alguém querido participam da festa e caracterizam-se como as famosas caveiras mexicanas. São construídos verdadeiros altares dentro das casas e são feitas as comidas e bebidas preferidas dos que já se foram.

Leia também sobre o olhar holístico sobre Vida, Morte e Karma!

Espanha - Dia de Todos os Santos (1º de novembro)

É um meio termo entre o México e o Brasil. As pessoas tendem a visitar os mortos no cemitério e levar flores para enfeitar os túmulos, mas também costumam encontrar-se para celebrar a data e manter viva a memória dos que já se foram. Um doce conhecido como "Hueso de Santos” (Osso dos Santos) é a sobremesa especial da data. Os ingredientes são marzipã, ovos e “syrup” (uma calda preparada a partir do mel).

Japão - Feriado do Obon (15 de agosto)

É nesta data que os japoneses costumam dedicar-se a refletir e homenagear os entes queridos que já se foram. É uma festa que geralmente dura três dias e é marcada com muita música e dança, além de orações especiais e rituais minuciosos. As lápides dos mortos são extremamente bem cuidadas nesta data, pois eles acreditam que os falecidos retornam para visitar os vivos nesse dia. Na região de Kyoto existe o costume de colocar símbolos semelhantes a uma estrela do mar, feitos com fogo, nas montanhas próximas, para sinalizar o caminho aos espíritos.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.