Realista, otimista ou pessimista: como cada signo é?

Você vê o copo meio cheio, meio vazio ou nem perde tempo pensando nisso, apenas toma a água que está servida nele? A resposta para essa pergunta ajuda a definir se você é pessimista, otimista ou realista.

É claro que há situações e momentos diferentes na vida e que podemos alternar entre esses estados com frequência. Mas, com base em nossa personalidade, é possível saber se temos uma tendência maior a adotar uma dessas três posturas. Confira abaixo como cada um dos signos se comporta quando falamos sobre otimismo, pessimismo e realismo.

Áries — otimista

A verdade é que otimista é apenas uma classificação aproximada para os arianos, porque nenhuma dessas três é capaz de dar conta do que ele realmente é. Quando falamos sobre pessimismo, otimismo e realismo, pressupomos que a pessoa pensou a respeito da situação e chegou a uma conclusão sobre ela.

Mulher sorrindo com a mão apoiada na parede

Mas a verdade é que pensar antes de fazer é um hábito que os nativos de Áries abominam, porque sempre “atiram primeiro e perguntam depois”. Mas partindo da ideia de que, se fazem algo, é porque imaginam que dará certo, então, bem, são otimistas.

Touro — otimista e pessimista

O taurino é um dos mais equilibrados quando falamos sobre otimismo e pessimismo. Por um lado, ele é bastante teimoso e insistente, então isso facilmente o colocaria do lado otimista da força. Se ele insiste, é porque imagina que é possível ter sucesso.

Seja mais positivo na vida com estas dicas para ser uma pessoa otimista

Por outro, é muito acomodado e apaixonado demais por aquilo que já tem na vida, então o medo de perder as coisas, espaços, situações e pessoas que ama pode fazer com que ele fique focado demais no lado negativo e se esqueça de que vai ficar tudo bem.

Gêmeos — pessimista, otimista e realista

Pode até soar cômico, mas é isto que os geminianos são: tudo. Como são bastante imprevisíveis, e seu comportamento pode ser o extremo oposto do que se espera, é comum que eles sejam otimistas quando imaginamos que serão pessimistas, ou vice-versa. É simplesmente impossível imaginar como vão agir.

Isso tem seus prós e contras. O lado positivo é que uma coisa que um dia os afetou não necessariamente fará um mal igual, caso aconteça de novo. O lado negativo é que algo que não costuma abatê-los pode acabar fazendo mal repentinamente.

Câncer — pessimista

Os cancerianos são os nativos mais dramáticos do Zodíaco, então é normal que acabem tendo aquela postura de: “Tudo sempre dá errado para mim, então não é dessa vez que vai ser diferente”. No fundo, eles sabem que isso não é verdade e que muita coisa deu certo, mas na hora do “vamos ver”, pesam mais as negatividades.

Mulher estressada com as mãos sob o rosto

Tem um samba que diz que “a tristeza sonha em um dia não ser tão triste”, e isso se aplica também aos nativos de Câncer. Apesar de terem bastante negatividade por já terem sofrido bastante (tudo os faz sofrer...), no fundo há um restinho de esperança de que alguma vez será diferente.

Leão — otimista

Se imaginam que vai dar errado e que, consequentemente, isso manchará sua reputação, os leoninos nem se arriscam... Portanto, se acabaram se envolvendo em alguma coisa, é porque imaginam que vai dar certo.

Além disso, como se consideram incríveis e sensacionais, eles pensam ter tudo que é necessário para que as coisas sempre deem certo. Então entram em qualquer batalha não só tendo certeza da vitória, mas dizendo isso com todas as letras na cara do adversário. Ousados, não?

Virgem — pessimista

A verdade é que os virginianos não acham que as coisas serão sempre negativas ou que darão sempre errado. O caso deles é diferente: eles sabem que, mesmo que as coisas deem certo, vão encontrar um erro, um defeito ou algo que podia ser melhor ou que eles mesmos poderiam ter feito melhor.

Descubra quais são os signos mais otimistas do Zodíaco!

Por terem esse senso autocrítico além da conta, é comum que eles se decepcionem quando veem o resultado de alguma coisa na qual colocaram seu tempo e sua energia. São, no fim das contas, verdadeiros idealistas, mas que acabam quase sempre se decepcionando com a realidade.

Libra — realista

Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Assim é a vida do libriano, que não é dado a cometer excessos para nenhum dos lados. Ele acha que ser otimista é bobo, porque é desconsiderar os riscos e possíveis fracassos, mas também acha que ser pessimista é justamente atrair fracasso.

Mulher olhando pensativa para a janela

Ele é um dos nativos que melhor consegue aceitar que vai acontecer o que tiver de acontecer. Se for ruim, ele dá um jeito de ver algo de bom naquilo. Se for bom, ele sorri, aproveita e se prepara para a próxima.

Escorpião — otimista

Teimoso é aquele que insiste em alguma coisa, mesmo percebendo que aparentemente não vai dar certo. É diferente de ser determinado, que é pesar as possibilidades e perceber que, com algum esforço, é possível conquistar o que deseja.

Como são os nativos mais determinados do Zodíaco, os escorpianos são bastante otimistas, porque escolhem muito bem as suas lutas e só colocam o exército na batalha quando sabem que as chances de vitória são grandes.

Sagitário — otimista

Sabe aquelas pessoas que veem o mundo colorido e ignoram tanto os riscos e as preocupações que podem até parecer bobas ou imprudentes, na visão dos outros? Esses são os sagitarianos. Para quem vê de longe, eles podem parecer otimistas inocentes, mas a verdade é mais profunda.

Os nativos de Sagitário sabem, no fundo, que boa parte do que fazem dá errado, então pensam consigo: “Por que vou me estressar então?”. Eles estampam um sorriso no rosto, assumem seu otimismo e sempre estão em busca de fugir das energias negativas e se entregar à esperança.

Capricórnio — realista

Não tem nativo que trabalhe mais duro que o capricorniano. Tempo é bem mais precioso de sua vida, então ele pensa bastante antes de empreender alguma coisa. Se ele decidiu se arriscar, é porque imagina que as coisas podem dar certo, porém não ignora os riscos, e é possível até que esteja preparado para as consequências deles.

 Homem olhando pela janela pensativo

O capricorniano conhece muito bem os seus limites e também tem uma visão bastante racional do mundo. Então ele sabe que sucumbir ao otimismo ou ao pessimismo é deixar a parte lógica de lado e se entregar à emoção, e ele sabe também que se dá mal quando faz isso.

Aquário — realista

Entre todos os nativos do Zodíaco, o aquariano é o mais desapegado de tudo que seja externo a si mesmo, sejam objetos, pessoas, empregos, e por aí vai. Ele sabe que, no fim das contas, sua história é ele consigo mesmo, então não cria esperanças demais nem sofre por antecipação com qualquer coisa que seja.

Confira se você é otimista ou pessimista diante das coisas da vida

E isso o torna bastante realista, porque ele é completamente desapegado de expectativas e vive a vida à sua maneira excêntrica, desconsiderando o que os outros esperam dele ou definem como sucesso ou fracasso.

Peixes — otimista

Os piscianos têm em suas mentes os sonhos mais belos, adoráveis e coloridos, e pior (ou melhor): eles acreditam que vão alcançar cada um deles, que é só questão de tempo. Eles não chegam a ser otimistas bobões, porque sabem que sonhos são difíceis de alcançar, mas acreditar neles é o que move sua vida.

Se você impedir um nativo de Peixes de sonhar, projetar e idealizar, aí, sim, conhecerá um pessimista. Mas, enquanto ele puder sonhar, reconstruir e replanejar seus sonhos ou criar um novo para “tampar” um que não deu certo, ele será feliz.

E aí? Concordou com a postura que associamos ao seu signo ou acha que deveria ter sido outra? Compartilhe conosco a sua opinião e não se esqueça de justificar e, se possível, contar um caso que demonstre por que você concorda ou discorda.