A lenda folclórica brasileira de cada signo

Você certamente já deve ter ouvido em saci-pererê, seja na escola ou assistindo ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo"! Na dúvida, saiba que o saci e muitas outras figuras fazem parte do folclore brasileiro, que nada mais é do que lendas e histórias que são passadas de geração em geração, narradas por meio da oralidade.

O folclore é como se fosse nossa mitologia. Ele está profundamente ligado à cultura popular brasileira e representa a identidade do nosso povo.

É possível identificá-lo por lendas, histórias, danças, celebrações, brincadeiras e qualquer outro costume que seja considerado típico. Essas lendas podem ser bastante assustadoras, como a cuca, que foi o terror da infância de muitas crianças, mas existem outras que escondem verdadeiros heróis — muitas vezes da natureza, quando tratamos do folclore brasileiro!

E por falar nisso, cada personagem traz uma personalidade única, assim como os 12 signos do zodíaco. Já pensou que legal seria se existisse alguma semelhança entre eles? Pois descubra agora mesmo com o Horóscopo Virtual!

Áries - Boitatá

Boitatá na água segurando uma pessoa

Boitatá significa “cobra de fogo” em tupi-guarani. Só o elemento envolvido no nome já nos dá uma dica de seu relacionamento com o ariano. O nativo de Áries é puro fogo: energia, determinação e, muitas vezes, irritação. Contudo, assim como o boitatá, ele é bastante leal àquilo em que acredita.

Essa cobra de fogo é considerada amigável por muitos, mas a verdade é que ela queima qualquer um que faça mal às florestas e ao meio ambiente. Essa busca por conflito, lealdade e até imediatismo é o nativo de Áries todinho!

Touro - Bradador

Fantasma em uma floresta

A lenda do bradador traz uma alma penada que vaga pelo cemitério todas as sextas-feiras, à noite. Ele não pagou por todos seus pecados, por isso acabou voltando à Terra.

Aprenda mais sobre a cultura do Brasil com 10 lendas amazônicas

Assim como o bradador, o taurino sofreria para pagar os pecados da gula e da preguiça que, vira e mexe, aparecem em sua vida. Por isso é melhor repensar seus atos antes do dia D!

Gêmeos - Cuca

Cuca

A cuca é famosa por ser uma velha com aparência de jacaré. Ninguém está dizendo que geminianos são feios. Mas assim como a cuca raramente dorme, os geminianos são inquietos.

Além disso, ela é famosa por estabelecer conexões mentais durante seus sequestros. O geminiano, rei da comunicação, sabe muito bem do que ela está falando!

Câncer - Curupira

Ilustração de Curupira

O canceriano é o curupira todinho. Essa lenda folclórica traz um garoto de cabelos vermelhos que tem os pés virados para trás. O canceriano vive com um pé no passado!

Além disso, da mesma forma que o curupira engana os exploradores, o nativo de Câncer é um expert em enganar os outros com seus jogos mentais e como aquele drama levemente elevado.

Leão - Iara

 Iara sentada em uma rocha com caveiras

"Senhora das águas", em tupi, Iara é uma linda sereia que mata os pescadores atraídos por suas canções.

Encante-se com o canto e o mito das sereias

Assim como o leonino, a figura da Iara é bastante vaidosa. Sua influência e seu charme são iguaizinhos aos do nativo do Leão, que, não importa aonde vá, sempre arranja um jeitinho de chamar atenção e ser a alma da festa.

Virgem - Jurupari

Um homem indígena segurando um bambu

O jurupari é um legislador dos indígenas. Em uma das versões da lenda, conta-se que no seu nascimento ele revelou trazer leis aos homens.

Caso conheça algum virginiano, essa é bem a cara dele! Ele ama tudo certinho, seguindo padrões e processos. Rei da organização, com seu jeitinho perfeccionista adora dizer aos outros o que é correto ou não.

Libra - Boto cor-de-rosa

Boto cor-de-rosa

Em outras palavras, o rei do cabaré. O libriano é sedutor e cheio de contatinhos; isso não é novidade para ninguém.

E é exatamente esse poder de sedução que ele compartilha com o boto cor-de-rosa, cuja fama vem do seu hábito de seduzir mulheres, levando-as ao fundo dos rios para procriar.

Escorpião - Acutipupu

Mulher grávida sentada no chão

A lenda do acutipupu descrever uma criatura que, quando em posse de um corpo masculino, fecunda mulheres com filhos corajosos; quando em corpo feminino, dá à luz garotas lindíssimas. Essa é a mistura perfeita do escorpiano.

Além de ser um sedutor sem igual, ele é corajoso o suficiente para ter filhos valentes, bem como filhas bonitas, afinal todo o mistério que envolve o nativo de Escorpião acaba tornando-o atraente, não importa o que digam!

Sagitário - Mula sem cabeça

Ilustração da Mula sem cabeça

A mula sem cabeça é a maldição que ocorre quando uma mulher namora um padre. Ninguém está dizendo que um sagitariano faria algo assim, mas é inegável seu gosto pela aventura, pelo proibido e pelo sabor da liberdade.

Não é que ele não tenha discernimento sobre que é certo ou errado, mas ele gosta de descobrir por ele mesmo. Dessa forma, a chance de virar uma mula sem cabeça não seria completamente zero

Capricórnio - Ahó ahó

Ovelha caminhando

O ahó ahó tem aparência semelhante a uma ovelha que come humanos, principalmente índios que fugiam de missões jesuítas. Sem dúvidas, isso seria algo que o capricorniano faria. Claro, uma vez que os índios tivessem firmado o compromisso de comparecer. Eles são extremamente sérios e devotos à sua palavra e aos compromissos. Para eles, chegar atrasado não é uma opção!

Aquário - Saci-pererê

Saci-pererê

O saci é o famoso menino negro de uma perna só que vive aprontando por aí. Ele, assim como o aquariano, é bastante brincalhão e adora pregar peças nas pessoas.

Mergulhe na magia da Lua em todas as suas fases

Seu jeito imprevisível e original acaba sendo a cara do saci-pererê, que aparece com seus redemoinhos, assustando pessoas por aí.

Peixes - Vitória-régia

Vitória-régia

A lenda da vitória-régia conta a história de uma índia que se apaixonou pelo deus da Lua. Vendo o reflexo da Lua no rio, ela se inclinou para beijá-lo, mas acabou morrendo afogada, dando origem à planta vitória-régia. Essa índia é o pisciano todinho: o distraído apaixonado que vive no mundo da Lua! Sorte dele que essa distração toda ainda não lhe rendeu um resultado tão ruim quanto dessa nossa lenda.

Agora que você conhece a similaridade entre seu signo e a sua respectiva lenda do folclore brasileiro, a questão é: você se vê como vilão ou mocinho? Caso a resposta seja vilão, melhor começar a rever seus conceitos e a se comportar. Afinal, como cantavam nossos pais, durma nenê, que a Cuca vem pegar…

Confira também: