por Equipe Horóscopo Virtual

A magia da Lua

A Lua nos fascina por sua beleza e sua proximidade com a Terra. Desde que existem registros históricos da humanidade, há sinais da reverência e admiração que o ser humano tem por esse astro. A Lua inspirou lendas, crenças e costumes pelo mundo todo. Além do poder que ela tem sobre as marés, sobre a natureza no planeta e até mesmo sobre o comportamento e natureza do ser humano. Também devemos levar em conta o que ela representa, que, de certa forma, se liga e explica todos esses fenômenos citados.

Seja na astrologia ou na mitologia de diversas culturas, a Lua representa o mundo inconsciente, o mistério, a energia feminina, os sentimentos e emoções íntimos, a intuição e o poder de nutrir os desejos para manifestá-los na Terra. Por isso, diversos povos tiveram, e ainda têm, rituais mágicos que estão ligados a todo esse poder lunar.

Na Lua nova, os rituais de magia são direcionados para a concretização, para plantar uma semente na sua mente inconsciente do que você deseja. Na Lua crescente, os rituais mudam para o crescimento do que você plantou na fase da Lua nova. Na Lua cheia, a colheita do que você desejou é feita, e rituais de fertilidade também são feitos nesse período. Por fim, a Lua minguante é o momento energético propício para se livrar do que não serve mais, para aprender a deixar no passado o que deve ficar por lá, é o momento ideal para praticar o desapego.

Diversas religiões e crenças de várias épocas sabiam desse poder lunar e lhe cultuavam através das deusas lunares. No Brasil, temos Yemanjá, a mãe que representa o mar. No Egito, eles cultuavam Isis. Os antigos Celtas tinham em seu panteão a deusa Ceridwen. Na Grécia cultuavam Selene e Artemis. Na Roma antiga existia a deusa Luna. E em diversas outras culturas esse arquétipo da deusa lunar apareceu e continua aparecendo.

O que todas elas têm em comum é o simbolismo que comentamos acima. São deusas maternais, que têm o poder da gestação (analogia à Lua nova e à Lua crescente) e possuem o poder da fertilidade com ela (analogia à Lua cheia). Elas também têm acesso à mente inconsciente (analogia ao lado negro da Lua) e têm contato com as emoções que movimentam o nosso interior.

Seja qual for o seu propósito, entrar em contato com a energia lunar vai te fazer conhecer e descobrir o seu lado feminino, misterioso e fértil. Explore essas energias e você descobrirá como a Lua é muito mais fascinante e bela do que você já imaginava.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.