Casa 5 em Capricórnio: disciplina e reserva como fontes de deleite

Se você ouviu alguém dizendo que, no Mapa Astral, tem a casa 5 no signo de Capricórnio, chegou ao lugar certo para entender o que isso significa. Essa configuração astrológica é uma de várias que podem estar presentes no mapa, uma poderosa ferramenta da Astrologia para promover o autoconhecimento.

Indiscutivelmente, a interpretação ampla e profunda sobre Capricórnio na casa 5 é feita por astrólogos, que analisam o Mapa Astral pessoal com seus elementos, inclusive esse, se for o caso, bem como a interação entre todos eles. Assim, são capazes de revelar as influências que eles exercem na personalidade e na vida de quem apresenta essa configuração.

Apesar disso, é possível entender, em linhas gerais, o que o décimo signo do Zodíaco representa na casa astrológica que diz respeito à criatividade, às coisas que trazem prazer, aos hobbies, à visão sobre construir a própria família e à criação dos filhos, entre outros temas que contribuem para uma pessoa ser reconhecida no mundo como única e especial por meio da expressão de sua individualidade.

Saiba mais sobre Casa 5 em Capricórnio:

Inclusive, o conteúdo deste artigo apresenta as influências de Capricórnio na casa 5. Aproveite!

A casa 5 no Mapa Astral

No Mapa Astral, a casa 5 representa o indivíduo em sua autoexpressão. Revela como ele se apresenta ao mundo e impressiona os demais para ser reconhecido como único e especial. Indica como ele utiliza seu potencial criativo para conquistar as coisas que lhe trazem prazer, brilho aos olhos, sentido e alegria de viver.

É uma das quatro casas sucedentes, vindo após a casa 4 (angular) e antecedendo a casa 6 (cadente). Refere-se ao desenvolvimento pessoal e à consolidação do que foi aprendido anteriormente. É também chamada Casa da Alegria, Casa dos Prazeres, Casa da Boa Fortuna e Casa da Criança Interior.

Expressa como a pessoa curte a vida e como ela se mostra mais espontânea e autêntica. Indica o que lhe traz satisfação e bem-estar — os passatempos, os eventos de lazer, as reuniões com amigos, os esportes, etc. Representa o potencial para ser livre, correr riscos e concretizar o que traz entusiasmo.

A casa 5 indica o conceito da pessoa sobre ter a própria família, cuidar e educar os filhos. Destaca o senso estético e as coisas que ela admira nas artes e na cultura. Revela os atributos que lhe despertam interesse para se relacionar. Simboliza o flerte, as paixões e os prazeres sexuais casuais.

O signo que ocupa esta casa interfere na maneira como a pessoa desenvolve sua autoestima, sua autoafirmação e é capaz de inspirar os demais.

Sob tensão com outros elementos, podem ser despertadas as características negativas desta casa, como baixa autoestima, insegurança, dificuldade de expressão, falta de desenvoltura e baixa libido. Por isso, é importante ter o Mapa Astral pessoal. Após ele ser analisado em todos os aspectos, será possível saber se há tensão, além de muitas outras informações relevantes.

Características do signo de Capricórnio na Astrologia

Desenho do símbolo de Capricórnio

Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco, ocorrendo de 22 de dezembro a 20 de janeiro, conforme o ano. Tem como símbolo a cabra montanhesa. É regido pelo elemento terra, por Saturno no primeiro decanato, por Vênus no segundo e por Mercúrio no terceiro. Representa o trabalho constante, a disciplina e a perseverança para transpor obstáculos. Emana estabilidade, realizações sólidas e responsabilidade, entre outras características.

Características positivas de Capricórnio

- Seriedade, coerência, concentração, autocontrole, maturidade e discrição.

- É prudente, comprometido, organizado, paciente e possui elevado senso de realidade.

- Ambicioso, prático e focado em alcançar seus objetivos.

- Gosta de planejamento e pode obter sucesso com o empreendedorismo.

- O capricorniano pode atingir sucesso muito cedo, inclusive em cargos de liderança.

- Racioal, metódico, honesto e adapta-se bem à rotina, sempre buscando crescimento profissional.

- Nos relacionamentos afetivos, é seletivo, amoroso, sincero e fiél.

- Demonstra seus sentimentos por meio de ações.

- Nas amizades, é uma ótima companhia, divertido, bom conselheiro, muito confiável e verdadeiro.

Características negativas de Capricórnio

Assim como ocorre com todos os signos, sob tensão de planetas ou influência negativa de alguns aspectos astrológicos, podem ser evidenciadas as características negativas de Capricórnio, como ambição desmedida, individualismo, desconfiança, timidez, inflexibilidade e excesso de julgamento.

Capricornianos em desequilíbrio podem se mostrar antiquados, lentos, pessimistas e manipuladores. Tornam-se demasiadamente exigentes em relação a si e aos demais.

Alcance sucesso com inspiração nos famosos de Capricórnio

Acabam se apegando às regras e ao conservadorismo, apresentando dificuldades para improvisar, se tornando inflexíveis e se distanciando dos demais. Ainda, podem se mostrar avarentos ou esnobes.

O que significa Capricórnio na casa 5?

Capricórnio na casa 5 significa gosto pelo planejamento e pela organização. Revela pessimismo, mas também sinceridade e persistência. Também, excesso de praticidade, ambição e pouca espontaneidade. Indica prudência e discrição para falar sobre si e para estabelecer relacionamentos.

Revela dificuldade para se divertir e para relaxar e que há uma necessidade de que o tempo livre ou para a prática de um hobby seja produtivo. Inspira a não perder tempo com o que é considerado superficial ou fútil.

Com essa configuração astrológica, os esportes apreciados são aqueles que exigem disciplina, superação de limites, alto grau de resistência à frustração e resiliência, mas que não envolvam riscos. Aliás, a disciplina é uma fonte de prazer.

Indica seriedade e comprometimento com tudo o que for benéfico para si e uma dedicação de corpo e alma ao trabalho e para realizar planos, objetivos e sonhos. Representa o interesse de que o ambiente organizacional favoreça o autodesenvolvimento e possibilite estabilidade, segurança e ganhos financeiros.

Capricórnio na casa 5 estimula a agir com tranquilidade e até com lentidão. Favorece não tolerar comportamentos excessivamente extrovertidos ou imaturos. Representa aproveitar o melhor da vida sem fazer alarde sobre isso. Indica conservadorismo e a necessidade de se apoiar no que é conhecido, seguro e concreto.

Com essa configuração astrológica no Mapa Astral, a criatividade é comedida, porém há um talento natural para a música, especialmente com Leão ou Libra em elevação.

Representa sexualidade ativa, que se apresenta de maneira bastante atraente e sensual. Contudo, é comum que a imagem transmitida seja de distanciamento e frieza, pois há medo da rejeição e a necessidade de autoproteção.

Revela o interesse por ter poucos filhos e foco no cuidado com eles, porém com a imposição de regras e disciplina bastante rígidas. Ao mesmo tempo, significa lealdade e devoção a eles, que tendem a receber a melhor educação e condições favoráveis para crescerem responsáveis e para serem produtivos na sociedade.

Características de quem nasce com Capricórnio na casa 5

Mulher ao redor de livros e com uma lâmpada acesa na cabeça

Quem nasce com Capricórnio na casa 5 é uma pessoa inteligente, responsável e séria. Aprecia planejar os passeios em família ou com amigos. Organiza tudo para que não haja surpresas negativas. Gosta de ambientes limpos, arrumados e em ordem. Valoriza conhecer lugares históricos, bem como o contato com a natureza. Aprecia saborear um bom vinho.

Porém, é alguém que não gosta de ser contrariado, mostrando-se teimoso e até arrogante. Mesmo que saiba não estar certo, é orgulhoso demais para admitir. Não lida bem com o fracasso e não gosta de brincadeiras e piadas em relação ao seu jeito de levar a vida. Contudo, é generoso para ensinar os demais as habilidades que possui, de modo que também cheguem ao sucesso.

Normalmente é a pessoa vista como workaholic. Interessa-se por grandes projetos, com os quais possa se destacar e alcançar status. Apresenta força interior e persistência para enfrentar desafios e se dedica ao trabalho com afinco, buscando realizar suas tarefas com exatidão.

Aprenda como os nativos de Capricórnio se relacionam

Tende a ser uma pessoa tímida, com vida social mais privada, sem muita exposição. Participa de atividades de lazer com objetividade, pontualidade, conhecimento, maturidade e competência. Busca excelência e oferece conselhos. Sente prazer quando domina uma situação, demonstra poder e é reconhecida pela disciplina e pela discrição.

No processo criativo, é alguém que utiliza sua sabedoria e senso de organização, enxergando-o como uma possibilidade de se integrar aos demais. Conta com o apoio dos familiares, dos amigos e de parcerias para que seus projetos se realizem.

É a pessoa que gosta de romance, de relacionamento seguro e com o qual possa se comprometer e se sentir no controle. No namoro costuma ir com cautela, sendo mais tradicional.

Enxerga a possibilidade de ter filhos como uma meta na vida e os educa para serem respeitosos, bem comportados e focados em alcançar êxito. Investe na formação deles para que tenham uma boa profissão e autogestão. É exigente quanto à disciplina e responsabilidade. Tende a não lidar bem com crianças rebeldes e imprevisíveis, podendo se tornar uma pessoa autoritária.

Capricórnio na casa 5 é uma configuração astrológica que significa alcançar prazer e autoestima elevada pela expressão de disciplina, responsabilidade e discrição. Inspire-se nestas características para realizar seu processo de autoconhecimento e busque uma ferramenta repleta de informações sobre todas as áreas da sua vida. Solicite seu Mapa Astral aqui no site. Construa seu sucesso!

Confira também: