Casa 5 em Aquário: o prazer de viver sob suas próprias regras

Se você se interessa por Mapa Astral, ferramenta que a Astrologia disponibiliza para que uma pessoa desenvolva seu autoconhecimento, provavelmente já viu algo como a casa 5 no signo de Aquário. Então, se deseja saber de maneira rápida o que isso significa, chegou ao lugar certo!

Aquário na casa 5 é uma das várias configurações astrológicas que podem compor o Mapa. Ela representa as influências que o décimo primeiro signo do Zodíaco exerce na área da vida relacionada à autoexpressão de uma pessoa para ser reconhecida como única e especial, entre outros aspectos.

E mesmo que essa configuração astrológica não lhe diga respeito especificamente, conhecê-la é uma oportunidade para refletir sobre si quanto aos temas relacionados a ela.

Então, leia o conteúdo deste artigo por completo e veja o quanto você pode aprender com Aquário na casa 5.

O que você encontrará neste artigo:

Então, leia o conteúdo deste artigo por completo e veja o quanto você pode aprender com Aquário na casa 5.?

A casa 5 no Mapa Astral

Mulher feliz.

No Mapa Astral, a casa 5 diz respeito ao indivíduo em seu processo de autoafirmação, de revelar sua individualidade ao mundo, destacando-se dos demais e sendo reconhecido como único. Refere-se ao potencial criativo e a como ele é empregado para gerar prazer, sentido e felicidade na vida.

É uma das quatro casas sucedentes, entre a casa 4 (angular) e a casa 6 (cadente). Representa o desenvolvimento pessoal e revela como os conceitos aprendidos vão sendo utilizados e concretizados. É também chamada de Casa da Alegria, Casa dos Prazeres, Casa da Boa Fortuna e Casa da Criança Interior.

Expressa a espontaneidade da pessoa, como ela se valoriza e como curte a vida. Revela sua desenvoltura nos relacionamentos e o que lhe traz bem estar — os hobbies, os eventos de lazer, os encontros com amigos, os esportes etc. Representa a capacidade de ser livre e de realizar o que traz entusiasmo.

A casa 5 refere-se aos amores, às paixões e aos prazeres sexuais casuais. Revela o que a pessoa aprecia nas artes e na cultura. Representa os conceitos dela sobre construir sua própria família e como ela se relaciona com os filhos.

O signo que ocupa essa casa influencia a autoestima e a capacidade da pessoa para fascinar os demais. Sob tensão com outros elementos, pode provocar falta de vivacidade, baixa libido, insegurança, problemas com o amor-próprio e instabilidade emocional.

Características do signo de Aquário na Astrologia

Aquário é o décimo primeiro signo do Zodíaco, ocorrendo de 21 de janeiro a 19 de fevereiro, dependendo do ano. Tem como símbolo o aguadeiro, figura masculina que entorna um jarro com água. É regido pelo elemento ar; por Urano, no primeiro decanato; por Mercúrio, no segundo; e por Vênus, no terceiro.

Estude os três tipos de casas astrológicas

Representa o pensamento inovador e a liberdade. Inspira fraternidade, amizade e senso de coletividade. Estimula as reformas sociais e a visão futurista, entre outras características.

Características positivas de Aquário

Símbolo de lâmpada desenhado em um papel

- Abertura mental, intuição, originalidade e inventividade.

- Geralmente é livre de preconceitos e tende a romper paradigmas.

- Excêntrico, às vezes rebelde, idealista e voltado às mudanças.

- Percebe o ser humano como parte de um todo e potencialmente capaz de fazer prevalecer o bem comum.

- Inteligente, irreverente e otimista.

- Mostra-se bem-humorado e cheio de energia.

- Valoriza o diálogo e as conversas filosóficas.

- Possue bom caráter, generosidade e uma mente curiosa, científica, repleta de insights e pronta para criar soluções inusitadas.

- Embora seja desapegado das coisas materiais, aprecia tecnologias avançadas.

- Versátil e se une a grandes causas, especialmente aquelas que buscam justiça e igualdade social, mas não aceita imposições. Aliás, quando impedido de contribuir para a sociedade ou para a vida no planeta, tende ao isolamento, não demonstrando o quanto é sociável.

Características negativas de Aquário

- Exagero, desorganização, desatenção e a falta de foco nas prioridades.

- Pode ser insensível, impessoal, autoritário e até agressivo.

- Tende à indisciplina, à rebeldia e ao fanatismo.

Decifre a simbologia de Aquário, signo do elemento ar

- Não se sujeita às regras e demonstra teimosia.

- Torna-se excessivamente racional, individualista e acaba reprimindo a emsoções.

- Nervoso, imprevisível, inconstante, barulhento, avesso à rotina.

- Passa de vanguardista extraordinário e estrategista excepcional a indivídu cruél, impulsivo, orgulhoso, não confiável ou, em outro extremo, exageradamente analítico.

O que significa Aquário na casa 5?

Mulher pintando feliz

Aquário na casa 5 significa versatilidade, praticidade e desenvoltura para conduzir a vida. Revela elevada intelectualidade, criatividade e sabedoria. Indica intensidade e uma grande energia para aproveitar o tempo livre e se divertir, até mesmo em grupo.

Representa o gosto por investigar os mais variados assuntos, por realizar atividades simples e praticar hobbies que exijam o uso da inteligência, do conhecimento e da sabedoria. Ao mesmo tempo, revela uma certa dificuldade de planejamento. Estimula a intuição e, caso haja talento para a arte, apresenta uma maneira incomum de desenvolvê-la.

Significa sentir prazer em viver de acordo com as próprias regras. Apesar disso, estimula o respeito à liberdade e aos limites alheios. Revela autenticidade e leveza para se aproximar das pessoas, para se expressar e para estabelecer amizades interessantes e profundas. Inspira bom humor e carisma nos contatos sociais.

Nos relacionamentos afetivos, Aquário na casa 5 representa intensidade e o desejo de experimentar tudo o que for possível, mesmo que pareça extravagante. Entretanto, também significa a necessidade de conhecer a outra pessoa, firmar uma amizade e se entregar com paixão somente quando houver confiança.

Revela uma pessoa atraente para os demais, mas que busca companheirismo, trocas de experiências e qualidades similares para compartilhar sabedoria e para se autoafirmar.

Representa que formar uma família não é um objetivo de vida e, se não ocorrer, não será relevante para a felicidade. Contudo, caso aconteça, a relação com os filhos será uma oportunidade para vivenciar a criatividade e ampliar a mente com visões diferentes vindas deles. O relacionamento será mais fluido quando eles conseguirem se comunicar ou forem adultos.

Aliás, os filhos são vistos como amigos, e o tempo com eles representa prazer e dificuldade para estabelecer disciplina. Com essa configuração astrológica, há um estímulo para transmitir a eles os ideais humanos como generosidade e igualdade.

Características de quem nasce com Aquário na casa 5

Quem nasce com Aquário na casa 5 sente prazer em buscar estudos científicos e em ensinar. Livre e independente, pode demonstrar exagero diante de novidades e agir por impulso. Aprecia viajar, realizar atividades ao ar livre, dançar, praticar hobbies incomuns, sair com os amigos e se envolver em projetos sociais.

É alguém que vive com otimismo, alegria e de maneira ética e honesta. Destaca-se pelo entusiasmo e pela determinação. Expõe-se de maneira inteligente e filosófica, às vezes, exagerando e parecendo o “dono da verdade”. Mostra clareza em seus propósitos, crenças e ideais.

Busca constantemente desafios que possam pôr à prova sua capacidade de enfrentá-los com força interior. Amplia sua maneira de pensar por meio de atividades acadêmicas, religiosas, espirituais, filosóficas e políticas. Acredita no que deseja e no que produz, especialmente porque oferece o melhor de si.

Quem nasce com Aquário na casa 5 demonstra paixão e afeto de maneira intensa. Sente prazer em se envolver nos relacionamentos amorosos. Eventualmente, pode se mostrar exagerado e liberal demais. Gosta de ser valorizado e que lhe retribuam atenção.

Nas amizades, é uma pessoa intuitiva, próxima de quem pensa de maneira similar à sua e uma ótima companhia. Participa das atividades com disposição e alegria. Eventualmente exagera na bagunça, tendo a necessidade de se organizar para não prejudicar a si ou aos demais.

Compreenda a relação de Aquário com os deuses

Como mãe ou pai, se sente feliz com os filhos e encontra alternativas criativas para que eles se sintam bem. É a pessoa que os incentiva a fugir da mesmice a ampliar a maneira de enxergar a vida, para que percebam as inúmeras possibilidades que ela oferece e desenvolvam a racionalidade.

É alguém que os estimula a serem otimistas e generosos. Busca ser para eles um exemplo de fé, de positividade e de bondade. Contribui para a formação moral deles e os enxerga como seres humanos em evolução, respeitando a individualidade de cada um.

Aquário representa o prazer de viver sob as próprias regras, porém sem desconsiderar a liberdade de cada um. Significa usar a criatividade para se expressar como indivíduo e viver com entusiasmo e otimismo. Indica prazer em fazer a diferença no mundo.

Identifique as qualidades que podem destacar você como ser único e especial. Solicite, neste site, seu Mapa AstralDescubra o que há de melhor em você e quais pontos precisam ser aprimorados. Desafie-se!

Confira também: