Casa 6: o cuidado com a rotina e a saúde

Sem sombra de dúvidas, a Astrologia se constitui a ferramenta mais poderosa de todas quando o assunto é a nossa personalidade. Se você acha que ela se resume ao horóscopo diário, precisa conhecê-la melhor: certamente, irá se surpreender!

Esse estudo minucioso do nosso jeito de ser dispõe de ferramentas certeiras para se chegar a resultados satisfatórios sobre todos os aspectos de nossa vida. Uma dessas ferramentas é o Mapa Astral, uma espécie de “fotografia” do céu no momento exato de nosso nascimento.

O que você encontrará neste artigo

Ele é dividido em 12 partes, chamadas casas astrológicas, cada uma versando sobre um tema de nossa existência.

Quais são casas astrológicas?

Cada casa é constituída por um signo e pode trazer também um planeta. Ela é como um local no qual a energia dos planetas e signos é estabelecida e expressa.

Saiba por que pequenos rituais são importantes na rotina

Cada casa diz respeito a uma área de nossa vida, como, por exemplo, os traços de nossa personalidade, autoexpressão, relação com as finanças, modo de lidar com traumas e tabus, vida sexual... e por aí vai.

Neste artigo, iremos nos concentrar especificamente na Casa 6. Confira o conteúdo preparado especialmente para você e descubra tudo sobre essa área do seu Mapa Astral, para obter o melhor das energias emanadas por ela, aprimorando os aspectos positivos e transmutando os negativos.

Qual é o significado da Casa 6 na Astrologia?

Imagem de uma mulher se espreguiçando na frente de uma janela grande com cortina

Na Astrologia, essa é uma das quatro casas cadentes. Enquanto as casas angulares geram energia e as sucedentes a concentram, as cadentes distribuem e reordenam essa energia concentrada.

Associada ao signo de Virgem, a Casa 6 está ligada ao nosso dia a dia, à nossa saúde e à nossa rotina.

É a casa da chamada à consciência, para nos atentarmos ao aqui e ao agora. Estabelece a nossa forma de lidar com as tarefas e o bem-estar físico e emocional: como anda nosso trabalho, de modo geral?

Qual é o grau de cuidado dispensado ao nosso corpo e mente? Como lidar com as crises diárias? Será que é hora de fazer a barba?

Saber a configuração astrológica dessa casa nos ajuda a entender como vamos lidar com as nossas engrenagens para fazer nossa máquina funcionar. Os animais de estimação também são contemplados nas funções dessa casa.

A Casa 6 e você...

Quer saber tudo que a Casa 6 no Mapa Astral diz sobre você? Então faça um Mapa Astral completo e minucioso aqui no Horóscopo Virtual, para descobrir se você tem algum planeta nessa casa e aproveitar todos os benefícios que esse elemento pode proporcionar.

Curiosidades sobre a Casa 6

Abaixo, destacamos algumas características dignas de nota sobre a Casa 6 que podem ajudar a identificar as energias que ela carrega e como ela se relaciona conosco.

É praticamente um resumo esquemático para você poder compreender melhor o contexto astrológico dessa área de sua vida, quando for fazer seu Mapa Astral.

Palavra determinante da Casa 6: ROTINA

Palavras que se relacionam com a casa: trabalho, afazeres, vocação, dia a dia, saúde, pets, emprego, colegas de trabalho.

Esfera – serviço, saúde e animais de pequeno porte

Planeta – Mercúrio

Signo – Virgem

Elemento – Terra

Qualidade – mutável

Polaridade – feminina

Posição – cadente

Fisiologia – região abdominal, intestinos, duodeno, vesícula, baço

Lugares – ambiente de trabalho, hospital

Cor – castanho-escuro

Rotina e a Casa 6

Imagem de animais de estimação: cachorro, gato, coelho e ramster

Como abordamos nos tópicos anteriores, identificar as configurações da Casa 6 é essencial para que tenhamos percepção de que somos alguém que pode fazer alguma coisa, pois dispomos das ferramentas necessárias para tal.

A Casa 6 fala da nossa capacidade de concretizar, das nossas vocações. Também fala de limitações e delimitações: o que podemos e não podemos fazer? Como definirmos quem somos? Quais são nossas prioridades?

Essa área do Mapa corresponde ao estabelecimento de um equilíbrio entre saúde e trabalho, à manutenção de mente e corpo sãos, à harmonização entre a saúde mental e a física.

E nisso, também entram os animais, até porque criamos com eles um vínculo afetivo, e, entre outros auxílios, os pets ajudam com nossas emoções (exemplos: casos de depressão, ansiedade, cães-guia etc.).

Aspectos positivos e negativos da Casa 6

Como todo elemento que mexe com a nossa personalidade, as Casas trazem aspectos positivos e negativos. Positivo e negativo merecem evoluir: o primeiro, por meio do aperfeiçoamento (e não há casa melhor que a 6, para isso); o segundo, por meio da transmutação.

Identifique o poder da organização e da limpeza

Em se tratando da Casa 6, os aspectos positivos são: aperfeiçoamento, obsequiosidade, serventia, saúde, métodos, solução de problemas. Já os negativos incluem: compulsão pelo trabalho, crítica excessiva, autocobrança, culpa, sabotagem, ceticismo, distanciamento, manias de uma forma geral.

Assuntos que se relacionam com a Casa 6

São vários os atributos a serem considerados quando analisamos cada casa do Mapa Astral. A Casa 6 está ligada a vários assuntos, entre os quais se destacam:

Ação para desenvolvimento pessoal

Limites e delimitações

Doenças

Rotina estabelecida

Disciplina, organização e responsabilidade

Esforço

Animais de estimação

Cuidados alimentares e com o corpo

Exames médicos

Conexão entre mente e corpo

Analisando todos esses aspectos, podemos construir um entendimento mais elaborado sobre nós mesmos, o que nos ajuda a lidar melhor com nosso comportamento e a nos posicionarmos de forma mais assertiva no mundo, abrindo caminho para nossa própria evolução pessoal.

Cabe ressaltar que cada um desses temas vai sofrer influências diretas dos signos e planetas (caso haja) que “moram” na nossa Casa 6. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Os signos na Casa 6

Imagem de uma lousa e os signos desenhados e indicados por escrito

É crucial identificar o signo presente em cada casa, pois é nela que a energia desse signo é estabelecida.

Na Casa 6, a energia rege o nosso relacionamento geral com as coisas e pessoas no dia a dia, aos nossos hábitos de higiene, a tudo que melhora nossa qualidade de vida. Por exemplo, quem tem Libra nessa casa, precisa de um ambiente harmônico, em especial no trabalho.

Confira, a seguir, as características de cada signo na Casa 6.

Áries na Casa 6
Áries nessa casa representa uma pessoa que raramente fica doente, graças a sua energia e vitalidade, porém pode sofrer de insônia. É alguém que não se afeiçoa muito por rotina, não tem paciência para seguir regras.

Touro na Casa 6
Touro na Casa 6 gosta de rotina, porque ela gera estabilidade, ponto-chave na vida dessa pessoa. Nos afazeres diários, ela pode ser um pouco lenta, porque é sistemática. Problemas com a garganta podem ser um ponto fraco.

Gêmeos na Casa 6
Gêmeos nessa casa traz pessoas criativas, que sabem lidar com a rotina de forma adaptável, embora não curtam muito coisas sistemáticas. Seu pensamento é acelerado, estão sempre buscando soluções. É preciso ficarem atentas à saúde dos pulmões.

Câncer na Casa 6
Essa configuração revela uma pessoa que ama a rotina, ainda mais se for a de casa. No trabalho, enxerga sua equipe como uma família. Aliás, esse sentimento de família se estende também aos pets, ou melhor, filhos peludos. Tende a descontar as emoções na comida.

Leão na Casa 6
Leão nessa casa representa pessoas que preferem lidar com o dia a dia de forma criativa e inspiradora, sendo um modelo a ser seguido. Precisam aprender a organizar sua rotina, para não se descontrolarem nem se sobrecarregarem. O coração merece atenção especial.

Virgem na Casa 6
Sim, literalmente, Virgem está em casa. São pessoas altamente organizadas e metódicas. São aquelas pessoas que avisam que estão saindo do trabalho numa determinada hora e sabem exatamente que horas vão chegar em casa. Adoram ajudar os outros e servir. Devem cuidar bem do fígado e intestino.

Libra na Casa 6
Essa é a configuração de pessoas que buscam equilíbrio em tudo. Adoram decorar o ambiente doméstico e de trabalho. A rotina precisa ser fluida. Devem tomar cuidado com o excesso de açúcar e precisam beber muita água durante o dia, já que seus rins são alvos fáceis.

Escorpião na Casa 6
Escorpião traz para essa casa pessoas muito diligentes no trabalho. Buscam se empenhar em seguir rotinas, embora não sejam tão exímias nisso. Precisam buscar um sono de qualidade, pois tendem a dormir mal. Devem também trabalhar o emocional, já que costumam interiorizar tudo.

Sagitário na Casa 6
Quem tem Sagitário nessa casa não é um grande adepto da rotina e da organização. Pode se enrolar e procrastinar mais do que o normal, acumulando trabalho para o fim do expediente ou para os dias seguintes. Gosta de rotina leve, amam passear com seus pets pelas ruas. Cuidado com fígado e vesícula.

Capricórnio na Casa 6
Essa configuração traz uma pessoa extremamente organizada e focada, seja no trabalho ou em casa. É muito responsável e bastante exigente. Mantém sua palavra até o fim, sendo alguém com quem sempre se pode contar. Deve cuidar dos ossos e articulações, além do emocional, pois tende a se estressar fácil.

Aquário na Casa 6
Aquário na Casa 6 revela uma pessoa avessa a rotinas, porque rotina significa padrão, e ela tem pavor disso, pois ama a liberdade e o seu jeito insubordinado. Cheia de ideias, pode se dispersar e perder a paciência. Gosta de servir por meio de voluntariado – aliando isso à causa animal, pode se tornar uma protetora de pets. Precisa cuidar do corpo no geral.

Peixes na Casa 6
Peixes na Casa 6 revela uma pessoa criativa, livre e muito distraída. Definitivamente trabalhar em um escritório fechado, sem ver o dia virar noite, não é o que ela deseja. Gosta de estar em contato com a natureza, trabalhar em home office, numa casa cheia de verde e animais por todo lado. Precisa ter cuidado com anestesias, pois pode ser mais sensível a elas.

Do mesmo modo que os signos regem as casas, os planetas, quando a casa abriga um, também exercem suas energias em todas as áreas. Veja, abaixo, as características desses astros na Casa 6.

Os planetas na Casa 6

No tópico anterior, explicamos que os signos influenciam as casas, de modo a mostrar como vamos direcionar nossa motivação em cada área da vida. E os planetas são justamente essa motivação.

O posicionamento deles revela os nossos comportamentos, a forma como lidamos com as situações de nossa vida e tudo que experienciamos. Esse posicionamento no Mapa Astral é definido pela movimentação que cada planeta ocupava no exato momento de nosso nascimento.

Veja, a seguir, as energias de cada planeta na Casa 6 e o modo como eles interagem com esse aspecto de nossas vidas.

Sol na Casa 6
Não tende a ser uma posição favorável, já que a vitalidade aqui tende a ser reduzida. Mas, no que tange à rotina, são pessoas organizadas e altamente responsáveis. Adoram ajudar os outros, sempre se colocando à disposição.

Lua na Casa 6
Lua nessa casa traz pessoas que sempre buscam a interação com o outro, seja na forma de criar um vínculo afetivo no dia a dia, seja no pedido de ajuda para realizar uma tarefa. Sua saúde está sempre ligada ao emocional.

Mercúrio na Casa 6
Essa configuração traz pessoas que necessitam estar ocupadas o tempo todo, podendo acumular muitas tarefas simultaneamente, o que pode causar dispersão e exaustão. No entanto, conseguem aprender muito bem até onde podem ir.

Vênus na Casa 6
Vênus nessa casa representa pessoas que conseguem adotar hábitos saudáveis no dia a dia, o que resulta em uma vida rica em bem-estar. Uma coisa de que não abrem mão é trabalhar com aquilo que lhes causa prazer.

Marte na Casa 6
Esse é um posicionamento que revela indivíduos dinâmicos e cheios de energia para o dia a dia, com pensamento ágil e proatividade. A competitividade pode ser um problema, tanto com os outros como com eles mesmos, pois pode gerar ansiedade.

Júpiter na Casa 6
Quem tem Júpiter na Casa 6 é alguém esforçado e que bota a mão na massa em tudo a que se propõe. Mas tem que haver um equilíbrio, já que o excesso pode sobrecarregar física e emocionalmente.

Saturno na Casa 6

Imagem do planeta Saturno na galáxia
Esse posicionamento representa alguém que é extremamente organizado e crítico. Não gosta de um fio de cabelo fora do lugar. Isso pode ser bom, pois traz preparo, em especial, diante de imprevistos. Mas o lado negativo é que essa pessoa pode se tornar compulsiva na organização, o que traz efeitos psicológicos negativos.

Urano na Casa 6
Eis um posicionamento que foge da rotina a todo custo. É alguém que não curte ficar estagnado nem fazer as mesmas coisas todo dia, precisando sempre se renovar. Rotina, de vez em quando, é necessário, até mesmo porque nosso cérebro trabalha melhor com ela. Então é preciso ter cuidado, para não se sentir sem rumo.

Netuno na Casa 6
Quem tem esse posicionamento prefere rotinas mais flexíveis e que lhe permitam ser criativo e imaginativo. O cuidado com o corpo e a mente fazem parte de sua atenção diária.

Plutão na Casa 6
Quem tem esse posicionamento costuma se adaptar bem a todo tipo de rotina, tanto no ambiente de trabalho como nas tarefas do dia a dia, inclusive em casa. É alguém que adora ajudar, sendo prestativo e gostando de se sentir útil.

Quíron na Casa 6
Quem tem Quíron na Casa 6 pode apresentar algum problema em controlar sua rotina e seus pensamentos. Pode ser metódico demais ou muito relapso. Assim como pode ser muito obcecado com a saúde, ou desregrado a ponto de adoecer com facilidade. É preciso equilíbrio.

Lilith na Casa 6
Lilith na Casa 6 revela uma tendência ao perfeccionismo exagerado, de forma a prejudicar seu relacionamento com os outros e com sua própria rotina – “enfeitar o pavão” faz com que as tarefas demandem muito tempo, e aí a pessoa fica cheia de pendências em outras áreas.

Cuidado para não pegar mania de limpeza, organização, automedicação e hipocondria.

Gostou do conteúdo que trouxemos sobre a Casa 6 e suas características mais importantes? Então experimente fazer seu Mapa Astral detalhado aqui no Horóscopo Virtual.

Encontre um tempo para você no meio da rotina

Assim você vai poder descobrir muito mais sobre as casas e outros fatores do seu Mapa Astral. E não se esqueça de conferir os artigos sobre as outras casas, assim você vai conseguir identificar todos os significados quando tiver seu mapa em mãos.

Permita-se mergulhar no seu interior com a ajuda da Astrologia. Com certeza, você vai ficar surpreso com o despertar de aspectos de sua personalidade que estavam adormecidos!

Confira também: