Plutão na Casa 6: conexão com a rotina e força de vontade

Das incríveis ferramentas que a Astrologia nos oferece, está o Mapa Astral. Essa “mandala” se subdivide em doze casas, que interagem com signos e planetas, revelando grande parte da nossa personalidade. Neste artigo, vamos falar especificamente de uma associação planetária interessante: Plutão na Casa 6.

No entanto, para que você consiga se situar melhor sobre o tema, explicaremos rapidinho aqui: os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos; os planetas expressam a maneira e a potencialidade com que essa energia (signo) atua; as casas são o “palco” onde tudo acontece, e cada uma delas rege uma área ou aspecto de nossa vida — trabalho, amizades, família, carreira... e por aí vai.

O que você encontrará nesse artigo:

Tendo isso em mente, fica mais fácil identificar essa associação entre o último planeta na sexta casa, além de trazer explicações sobre cada um desses elementos e mostrar como são as pessoas que nasceram com essa conjuntura no Mapa. Vamos conferir?

O que significa Plutão no Mapa Astral?

Se, para a Astronomia, Plutão perdeu as “regalias” de planeta; para a Astrologia, ele continua com esse status — e cheio de poder, por sinal. Isso porque ele vem para fazer uma verdadeira transformação em nossas vidas, trazendo a necessidade de desapegar de tudo o que não nos cabe mais. Além do mais, traz temas complexos e que quase sempre queremos evitar a todo custo.

No entanto, ele também revela aquela força que jamais pensaríamos ter, acionada justamente quando o nosso instinto de sobrevivência emerge. Por ser um planeta de transformações, Plutão alerta que nada dura para sempre — mas não pense que ele vem como uma marola... não, ele é um tsunami que nos chacoalha e nos arremessa para os mares do que é novo.

QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO

Positivamente, ele traz: capacidade de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já no aspecto negativo, promove um egocentrismo exagerado, obsessões e comportamentos destrutivos.

Regente natural de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), esse é um planeta geracional, pois fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando uma mesma geração, trazendo traços parecidos — mas nem tanto, porque há os outros achados no Mapa e também porque Plutão pode vir em casas diferentes. E na Casa 6, como será que ele se revela? Você saberá isso, mais adiante.

A Casa 6 na Astrologia

Relógio na frente de um calendário

Antes de entender a associação entre Plutão e a sexta casa, você precisa conhecer melhor essa subdivisão do Mapa e descobrir quais áreas da vida ela rege. Essa é uma das casas cadentes — uma das que estruturam as energias geradas nas angulares e as concentradas nas sucedentes. É a casa da rotina e da saúde.

A Casa 6 trata da forma como lidamos com o trabalho e a rotina e da possibilidade de problemas de saúde ao longo de nossa vida. Por lidar com as tarefas (incluindo aquelas que são bem chatinhas, porém necessárias), é conhecida como a casa do dia a dia.

A sexta casa lida com mecanismos que sistematizam nosso cotidiano, tornando-o mais prático, para que a vida siga o fluxo natural. Também traz a conscientização sobre hábitos que mantêm corpo e mente em ordem — como uma boa faxina na casa, sono de qualidade, boa alimentação, saúde emocional, cura e por aí vai.

Regida por Mercúrio e pelo signo de Virgem, ela também versa sobre aspectos como padrões e regras, métodos, disciplina e responsabilidades. Fala da nossa capacidade de servir e impor limites ao ego. Também é a casa que trata dos animais de estimação.

Essa casa mostra, por exemplo, se tendemos a nos alimentar bem ou mal, como evitar dores e outros problemas de saúde, a qual processo de trabalho nos adaptamos melhor. Expressa também se gostamos ou não de rotina, como tratamos nossos bichinhos de estimação, se o cotidiano é mais estressante ou prazeroso, e por aí vai.

Significado de Plutão na Casa 6

Toda casa é naturalmente regida por um signo e um ou mais planetas. Contudo, nos cálculos do Mapa, é comum que apareçam outros planetas e signos, os quais irão deixar suas energias aliadas às que já são próprias dessa casa — assim como Plutão na Casa 6, tema desse artigo.

Se esse for um dos posicionamentos do seu Mapa, isso significa que o planeta estava posicionado sobre sua sexta casa no momento em que você veio ao mundo. Dessa forma, as energias plutonianas foram impressas ali.

Aspectos positivos de Plutão na Casa 6

Plutão na Casa 6 traz grandes transformações na vida por meio do trabalho. Promove grande habilidade para se trabalhar e seguir uma rotina, permitindo o aperfeiçoamento tanto do ambiente profissional como na forma como as tarefas são executadas.

Crie ferramentas para não cair na rotina e ser mais feliz

Essa conjuntura também traz um dom para servir e se dedicar aos outros, colaborando para o desenvolvimento da sociedade e a tornando funcional. Além disso, favorece a solução de problemas dos outros, sob uma ótica que ninguém conseguiria ter.

Aspectos negativos de Plutão na Casa 6

Em mau aspecto, o planeta pode trazer preocupações com a saúde, para a qual se deve ter atenção, buscando hábitos de melhoria. Se não houve rum equilíbrio no estilo de vida e na rotina, o corpo e a mente podem adoecer.

E o trabalho também é uma área que precisa de harmonia, já que pode criar desistências ou, pelo contrário, uma rotina profissional obsessiva, envolvendo desejo de controle ou conflitos de poder.

Características de quem nasce com Plutão na Casa 6

Cabeça de homem se dissolvendo em um quebra cabeça

Quem tem Plutão na Casa 6 tende a ter grande eficiência no trabalho e na rotina geral. Além disso, tem facilidade para seguir regras, leis e hierarquia. Na vida profissional, essa pessoa gosta de testar as habilidades, pois gosta de ser desafiada.

Só é preciso tomar cuidado com o excesso de trabalho, pois essa pessoa pode se tornar workaholic. E, como a Casa 6 fala de saúde e também de limitações, se essa pessoa não aprender a respeitar seus limites, a saúde vai receber essa conta.

No geral, é uma pessoa prática e que não gosta de perder tempo com frivolidades, o que facilita a eficiência da sua rotina. Apesar de sua dedicação e servidão, não é alguém que curta muito receber críticas, o que pode trazer à tona comportamentos condenáveis, tais como ciúme e intriga, sobretudo no ambiente corporativo.

Compare os comportamentos dos signos no ambiente de trabalho

Como já dito, a vulnerabilidade da saúde aqui é mais voltada para o estresse e a ansiedade. No entanto, outros problemas devem ser considerados, em especial hemorroidas, ISTs, herpes e alergias; mas o bom é que essa pessoa tem um bom poder de regeneração.
Essa pessoa tem uma ligação muito forte com seus animais de estimação. Ela adora seus pets e não se priva de dedicar um cuidado rigoroso e dar plena atenção às necessidades deles.

Plutão vem para trazer transformações profundas e nos colocar de cara com o que tememos, desprezamos, e até mesmo frente a frente com aquilo de que nos envergonhamos. No entanto, ele não faz isso de forma aleatória, mas sim para nos trazer regeneração, nos desagregar de situações que já não nos cabem. Se você tem esse planeta na sexta casa, sua missão é encontrar sua força em seu trabalho e aprender a dominar esse poder, utilizando-o para o bem de todos. Você também vem para trazer cura, tanto para si quanto para os outros.

Confira também: