Plutão na Casa 1: personalidade dominadora e profunda

Quem já viu o desenho de um Mapa Astral, deve ter notado que em cada uma de suas casas (as doze subdivisões) há um signo e pode conter um ou mais planetas. Isso significa que signos e planetas exercem influências sobre essas áreas do Mapa, determinando importantes traços de nossa personalidade. Neste artigo, vamos falar sobre a associação planetária, mais especificamente de Plutão na Casa 1.

Antes de mais nada, você precisa ter uma base sobre cada elemento: os signos são as energias, os arquétipos que expressam características. Os planetas mostram a forma e a potencialidade com que essa energia (signo) atua. E as casas são o “palco” desse evento. Cada casa rege uma área ou aspecto de nossa existência — finanças, sexualidade, família, amizades, individualidade etc.

O que você irá encontrar nesse artigo:

Tendo isso em mente, fica mais fácil a sua compreensão sobre a relação entre a primeira casa e o último planeta. Na sequência, você também vai saber sobre cada um desses dois elementos e as características de quem tem esse posicionamento no Mapa. Boa leitura!

O que significa Plutão no Mapa Astral?

Plutão, para a Astronomia, perdeu seu posto como planeta, mas ainda é assim classificado pela Astrologia. Em nosso Mapa, ele aponta onde precisamos fazer aquela mudança radical e desapegar daquilo que não nos serve mais. Os temas que ele rege são aqueles que desejamos esconder até de nós mesmos: perdas, tabus, medos e nosso lado mais sombrio.

Fala também de uma força que nunca pensaríamos ter, que aparece em momentos de emergência, quando somos guiados pelo instinto de sobrevivência. Mostra que nada é permanente e que há ciclos que precisam ser encerrados. Plutão traz cura para nossas dores, mas sem aconchego; ele vem com tudo, com o dedo na ferida, para abrir espaço para o novo.

De forma positiva, ele promove: poder de regeneração, controle dos impulsos negativos, inclinação ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já negativamente falando, ele produz um egocentrismo exacerbado, obsessões e comportamentos destrutivos e autodestrutivos.

Regente natural do signo de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), Plutão é considerado um planeta geracional, uma vez que fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando toda uma geração. Mas isso não quer dizer que todas essas pessoas serão iguais, já que cada Mapa tem suas peculiaridades. Plutão também pode surgir em casas diferentes, trazendo aspectos distintos para cada um. Sendo assim, como será que ele agiria na Casa 1? Você vai descobrir isso, daqui a pouco.

A Casa 1 na Astrologia

Urso de pelúcia se olhando no espelho

Antes de falarmos sobre as energias de Plutão na primeira casa, é preciso que você compreenda o papel que ela exerce em nossa vida. A Casa 1 é uma das quatro angulares — as mais poderosas de todas, pois tratam de áreas fundamentais da nossa vida. É a casa do EU.

A Casa 1 responde a perguntas como “Quem sou eu?” e “Como os outros me veem, e como eu vejo os outros?”. Ela está relacionada com a nossa individualidade, consciência, autofoco e individualidade. Essa área ativa a nossa proatividade, vitalidade e coragem. Mas negativamente pode trazer problemas de autoestima, covardia e impulsividade.

Regida naturalmente pelo planeta Marte e pelo signo de Áries, é também onde se situa o Ascendente, um ângulo do Mapa que traz uma visão de nós mesmos e de tudo que nos cerca, estando associado também a nosso visual e expressão corporal.

Significado de Plutão na Casa 1

Toda casa tem um signo e um ou mais planetas como regentes naturais. Entretanto, nos cálculos do nosso Mapa, podem surgir outros planetas e signos, que exercerão influências aliadas às que já são próprias dessa casa. Como Plutão na Casa 1, tema central deste artigo.

Se você tem esse posicionamento, isso significa que o planeta estava transitando sobre a sua primeira casa no momento em que você nasceu. Desse modo, ele deixou suas energias — positivas e negativas — nessa área de sua vida.

Aspectos positivos de Plutão na Casa 1

Mulher sentada escrevendo

As energias de Plutão na casa do eu trazem a capacidade de renascer e dar a volta por cima. Também aguça a determinação, a sede de autorrealização, aliando isso a um insuperável senso de perseverança, autocontrole e domínio sobre as próprias decisões.

Como um planeta de regeneração, estando em bom aspecto, ele traz, de forma geral, boa saúde e uma vida sem grandes intercorrências nesse sentido. Esse posicionamento também é bom para o trabalho — já que, como dissemos acima, ativa a dedicação e a perseverança. Além disso, confere potencial criativo e disposição para ir em busca daquilo que traz satisfação.

Aspectos negativos de Plutão na Casa 1

Como Plutão é um planeta que valoriza o autocontrole e a dominância, isso pode se transformar em um problema, trazendo uma personalidade dominadora ou obsessiva. Pode até mesmo representar o lado difícil em uma pessoa, aquele com quem ninguém quer lidar.

Reflita sobre qual é a sua verdadeira identidade

Num mau aspecto, a saúde pode ser um foco de problema, sobretudo no campo emocional, já que a necessidade de controle pode desenvolver estresse e ansiedade. Os desafios também podem ser grandes quando o assunto é família, já que Plutão traz à tona traumas, medos e tabus. No amor, também pode haver alguns percalços, com a possibilidade da existência de relacionamentos tóxicos.

Características de quem nasce com Plutão na Casa 1

Quem nasce com essa configuração astral é alguém intenso e profundo, mas precisa se atentar para não deixar a desconfiança limitar suas interações. Tem enorme dedicação em estudar e aprender, principalmente sobre temas ocultos. É uma pessoa forte, perseverante e inspiradora.

Essa pessoa tende a ser mais reserva — e um tanto misteriosa. Não é de falar muito de si, mas o pouco que ela revela é de causar admiração. Precisa evitar se fechar muito e perder o medo de não ter controle sobre tudo, pois isso pode levá-la a se enveredar pelo caminho do abuso de poder e da manipulação.

Seu maior desafio é construir proximidade e intimidade com os outros e aprender a confiar. Precisa saber que não tem como controlar as coisas, muito menos as pessoas. A vida acontece sem pedir permissão. Então é bom se preparar, pois pode passar por grandes transformações.

Conheça 5 curiosidades sobre os planetas do Sistema Solar

Numa condição mal aspectada, as suas virtudes podem se bloquear, invertendo os traços de personalidade — então a empatia tende a sumir, dando espaço a uma falta de consideração com as dificuldades alheias. Já a sensibilidade exacerbada pode se converter em vitimismo e um certo egoísmo, pois essa pessoa pode se achar mais especial que os outros.

Plutão vem para revolucionar, para nos chacoalhar e nos colocar de frente para os nossos medos e sentimentos mais sombrios. É aquele planeta que destrói para poder reconstruir, na intenção de nos fazer renascer para uma melhor versão de nós mesmos. Se você tem esse posicionamento no Mapa, você veio para se encontrar e vencer a si mesmo. Para aprender a lidar com o abismo te olhando de volta, porque é daí que vai tirar a força para encontrar seu lugar no mundo!

Confira também: