Plutão na Casa 7: profundidade e conexão às energias do mundo

O Mapa Astral é uma das ferramentas astrológicas mais usadas para ajudar alguém a se conhecer melhor. A interação de elementos como casas, planetas e signos traz várias “pistas” importantes sobre nossa personalidade.

E é sobre essa interação que vamos falar, mais especificamente uma associação planetária: Plutão na Casa 7.

Só para você se situar sobre a temática: os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos. Os planetas expressam a maneira e potencialidade com que essa energia (signo) atua.

E as casas são o “palco” onde tudo acontece. Cada casa rege uma área ou aspecto de nossa vida — saúde, rotina, trabalho, status social, amizades, e assim por diante.

O que você encontará neste artigo

Agora dá para ter uma ideia e entender melhor a associação entre a sétima casa e o último planeta, e seguir em frente, abordando cada um desses elementos e como são as pessoas que têm essa conjunção no Mapa. Boa leitura!

O que significa Plutão no Mapa Astral?

Se, para a Astronomia, Plutão perdeu seu status de planeta, na Astrologia ele segue sendo um, e dos mais poderosos, por sinal. Isso porque ele rege assuntos complexos e temidos pela maioria de nós, além de indicar que é necessário passar por transformações extremas, deixando para trás o que não é mais cabível.

Por outro lado, o planeta revela aquela força que jamais pensaríamos ter, acionada justamente quando o nosso instinto de sobrevivência vem à tona.

Além disso, por ser um planeta de transformações, Plutão nos conscientiza de que nada é permanente — mas ele faz isso de forma contundente, próprio de sua natureza, escancarando as portas para o novo.

Pelo lado positivo, ele traz: capacidade de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já no negativo, promove um egocentrismo exagerado, obsessões e comportamentos destrutivos.

Regente natural de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), esse é um planeta geracional, pois fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando uma mesma geração, trazendo personalidades parecidas — mas nem tanto, já que há os outros achados no Mapa e também porque Plutão pode aparecer em casas diferentes. E como será que a Casa 7 se comporta sob seus domínios? Você vai ver isso logo, logo.

A Casa 7 na Astrologia

Imagem de uma mulher e um homem se cumprimentando, olhando para frente e sorrindo.

Antes de descobrir que energias Plutão deixa na sétima casa, você precisa saber quais áreas são regidas por ela. Essa é uma das quatro casas angulares — as mais poderosas, já que versam sobre áreas basilares de nossa vida. É a casa das relações e das parcerias.

A Casa 7 fala do que buscamos nos outros, seja no amor ou em outras relações. Aponta o que desperta nossa admiração nas pessoas. Como fala de parcerias, também aborda o outro lado da moeda.

Então também representa divórcios, distratos, litígios e inimizades (por isso também é tida como a casa dos inimigos declarados).

Investigue se você seleciona bem os seus relacionamentos

Regida naturalmente por Vênus e Libra, ela trata das parcerias de negócio, associações e casamentos. É onde se situa também o Descendente, um importante ângulo do Mapa que versa sobre tudo que não aceitamos em nós e que buscamos complementar por meio do outro.

A análise da sétima casa revela o tanto de valor que damos a nossas parcerias, a forma como conduzimos nossas relações e como as construímos com quem nos é próximo. Também permite que entendamos melhor a outra face do eu e os outros.

Essa casa nos mostra, por exemplo, se temos atração por pessoas menos ou mais carinhosas, se nos sentimos realizados sendo parte de um casal, se nos sentimos piores ou melhores do que alguém, se tendemos a alimentar amores platônicos ou somos “para-raios” de desilusões amorosas.

Significado de Plutão na Casa 7

Toda casa é naturalmente regida por um signo e um ou mais planetas. Todavia, nos achados do Mapa, sempre surgem outros planetas e signos, que irão depositar suas energias, somadas às que já são próprias dessa casa. Assim como Plutão na Casa 7, tema do nosso artigo.

Se essa for uma das conjunções astrais de seu mapa, isso quer dizer que, no momento de seu nascimento, o planeta estava posicionado sobre sua sétima casa. Dessa forma, as energias plutonianas estão depositadas ali.

Aspectos positivos de Plutão na Casa 7

Plutão nessa casa traz grandes transformações na vida por meio dos relacionamentos, podendo revelar términos definitivos, para que se possa regenerar a individualidade; ou pode fazer com que um relacionamento resista a infinitas pequenas mortes, tornando-se cada vez mais sólido e duradouro.

Esse posicionamento mostra também a necessidade de existir lealdade e fortalecer o elo e a confiança em qualquer relacionamento (amoroso, profissional, entre outros), trazendo força e firmeza, quando é possível equilibrar as energias.

Aspectos negativos de Plutão na Casa 7

Em mau aspecto, Plutão traz problemas de autoafirmação, medo de términos e insegurança. Isso pode gerar dependência emocional e necessidade de controle, ainda mais se envolver trocas e vínculos insalubres.

O planeta também pode fazer virem à tona complexos emocionais advindos de mágoas entranhadas. Podem surgir diversas diferenças ao longo do relacionamento, o que demanda uma série de ajustes, para se alcançar um equilíbrio.

Características de quem nasce com Plutão na Casa 7

Imagem de uma mulher com várias pastas e papéis a sua frente, como quem está sobrecarregada com o trabalho

Quem nasce com essa conjuntura tende a ser uma pessoa mais magnética, mas também um tanto temperamental. É dotada de grandes habilidades intuitivas, o que lhe permite compreender as motivações dos outros.

Essa pessoa tem uma inclinação a atrair para seu convívio social pessoas poderosas e dominantes, inclusive nos relacionamentos pessoais. Precisa, portanto, dosar a intensidade da troca, para que não se envolva em abusos de poder e manipulação.

Além disso, ela tem uma tendência a se enredar nos traumas alheios, transformando-os em “problemas” que precisa resolver. Isso pode torná-la uma pessoa maçante, por sua vontade de “salvar o mundo”.

Decifre o que os astros revelam sobre você com seu Mapa Astral

Outros fatores aos quais precisa se atentar: dependência emocional, disputas de poder e inimizades por causa de problemas jurídicos ou falta de diplomacia.

Plutão promove uma verdadeira revolução em nossas vidas, trazendo a cura de uma forma dolorida, porém necessária. Afinal, quem mais pode nos trazer verdades inconvenientes?

Quem mais pode nos fazer confrontar aqueles sentimentos que chegam até a nos envergonhar, mas existem e precisam ser analisados? Se sua Casa 7 carrega esse planeta, você veio para trabalhar sua sombra e manifestar a sua força com outra pessoa, por meio de relações que te empoderem.

Confira também: