Casa 1: o início de tudo o que somos

A Astrologia é uma ferramenta completa quando o assunto é desvendar as nossas características pessoais.

Se você pensa que é só o signo solar que fala sobre nós, precisa conhecer mais sobre os recursos que a Astrologia oferece, no intuito de potencializar o nosso autoconhecimento.

Um desses recursos é o Mapa Astral. Ele é como uma “fotografia” do céu no momento do nosso nascimento.

O Mapa Astral é composto de diversos elementos-chaves que trazem informações essenciais sobre a nossa personalidade, desvendando qualidades que nos tornam únicos e áreas de nossas vidas que precisam ser trabalhadas.

O que você encontrará neste artigo

E um desses elementos é a casa astrológica, que se refere a cada uma das 12 divisões do Mapa Astral e representa uma área específica de nossas vidas, como relacionamentos, finanças, trabalho, amizades, entre outras.

Quais são casas astrológicas?

Cada casa é constituída por um signo e pode conter um planeta. Ela funciona como um local para que a energia dos planetas e signos possa ser estabelecida e expressa.

Veja a seguir qual área é representada por cada casa. Os signos regentes referem-se às energias da casa, não ao nosso signo solar:

  • Casa 1: representa a nossa aparência, os principais traços de nossa personalidade. É a casa do signo ascendente. É regida por Áries.

  • Casa 2: está ligada à nossa relação com dinheiro, bens materiais e conceito de valor (financeiro e moral). É regida por Touro.

  • Casa 3: relaciona-se com nossa habilidade de comunicação, sociabilidade e aprendizados. É regida por Gêmeos.

  • Casa 4: está associada ao sentimento de pertencimento, à ancestralidade e à família. É regida por Câncer.

  • Casa 5: refere-se à nossa capacidade criativa, nossa autoestima e romances, além do cuidado com os filhos. É regida por Leão.

  • Casa 6: representa a nossa relação com rotina, atividades diárias, organização e estabelecimento de hábitos. É regida por Virgem.

  • Casa 7: é a casa do descendente, fica em oposição ao ascendente. Refere-se a nossas parcerias, relacionamentos íntimos e carreira. É regida por Libra.

  • Casa 8: está relacionada com a vida sexual, os tabus, os términos, a morte e a transformação. É regida por Escorpião.

  • Casa 9: está ligada aos estudos, ao pensamento profundo, às religiões e à filosofia. É regida por Sagitário.

  • Casa 10: está ligada à carreira, às ambições e às metas de vida. É regida por Capricórnio.

  • Casa 11: relaciona-se com senso de coletividade, causas humanitárias e ideias progressistas, além das interações com amigos. É regida por Aquário.

  • Casa 12: está associada a saúde mental, intuição, espiritualidade e introspecção, além de medos, emoções e sonhos. É regida por Peixes.

Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre a Casa 1. Acompanhe o conteúdo e fique sabendo tudo sobre essa área do seu Mapa Astral, para tirar o melhor proveito das energias depositadas nela e potencializar suas qualidades.

Qual é o significado da Casa 1 na Astrologia?

Na Astrologia, essa é uma das casas angulares (ao lado da 4, 7 e 10), consideradas as mais influentes de todas as casas. A Casa 1 fala sobre quem somos, a nossa personalidade.

Descubra o que são as Casas astrológicas

É conhecida como a “Casa do Eu”, regendo aspectos como temperamento, autoestima, aparência física, comportamentos e mecanismos de defesa.

Imagem do olhar de uma pessoas (apenas um dos olhos)

De natureza interior e exterior, essa casa representa nossa identidade pessoal e a forma como somos vistos pelos outros (ou seja, as manifestações visíveis de nossas atitudes).

E, como já falamos mais acima, a Casa 1 assume as características do signo ascendente, pois é nela que ele se encontra. Falaremos sobre isso mais adiante.

A Casa 1 e você...

Quer saber, em detalhes, o que a Casa 1 no Mapa Astral diz sobre você? Então faça o seu Mapa Astral completo e detalhado no Horóscopo Virtual, para descobrir se você tem algum planeta nessa casa e tirar o melhor que esse elemento pode oferecer.

Curiosidades sobre a Casa 1

A seguir, selecionamos algumas características importantes associadas à Casa 1 que ajudam a identificar as energias que ela emana e como ela se relaciona conosco.

É como se fosse um resumo esquemático para, quando fizer seu Mapa Astral, você possa entender melhor o contexto dessa área de sua vida, sob a ótica da Astrologia.

  • Palavra determinante da Casa 1: EU

  • Palavras que se relacionam com a casa: identidade, consciência, ego, foco em si e aparência.

  • Esfera — Individualidade

  • Planeta — Marte

  • Signo — Áries

  • Elemento — Fogo

  • Qualidade — Cardinal

  • Polaridade — Masculina

  • Posição — Angular

  • Fisiologia — Cabeça, rosto

  • Lugares — Local de nascimento, lar

  • Cor — Branco

O ascendente e a Casa 1

Imagem de planetas, inclusive o Sol

O ascendente é o signo que aparecia no horizonte oriental no exato momento de nosso nascimento. Nessa ocasião, a Casa 1 pode estar vazia ou conter algum planeta. Caso haja algum planeta, também somos influenciados por suas energias.

É por meio do ascendente que temos uma visão sobre nós mesmos e tudo que está ao nosso redor. E é essa visão que baseia nossas ações, nosso comportamento e a forma como moldamos nossa personalidade e iniciamos algo na vida.

Por exemplo, se o signo que despontava no horizonte no instante do nosso nascimento é Virgem, nossa visão de mundo é mais analítica, organizada e um tanto perfeccionista. Se o nosso signo solar é o motivo pelo qual estamos aqui, o ascendente é a forma como chegamos a algum lugar.

O ascendente também influencia nossa aparência física e expressões corporais, já que essa é uma casa que fala também de autoestima e da forma como nos percebemos. Nesse aspecto, os planetas também têm uma influência mais relevante.

Aspectos positivos e negativos da Casa 1

Como todo elemento que influencia a nossa personalidade, as Casas apresentam aspectos tanto positivos quanto negativos.

Quanto aos positivos, devemos aprimorá-los e fazer o melhor uso possível deles. Já os negativos precisam ser trabalhados e transformados em pontos fortes.

Positivamente, a Casa 1 traz coragem, sinceridade, arrojo e força de vontade. Somos inspirados com vitalidade e iniciativa, além de energia para dar início às ações.

Já pelo lado negativo, podemos ter problemas de autoestima e covardia, somados a agitação, agressividade, impulsividade e impaciência, que podem nos fazer meter os pés pelas mãos em algumas situações.

Assuntos que se relacionam com a Casa 1

Existem atributos que precisam ser levados em conta quando analisamos cada casa do Mapa Astral. A Casa 1 está associada às seguintes principais temáticas:

  • Autonomia;

  • Identidade;

  • Vitalidade;

  • Aparência/imagem pessoal;

  • Iniciativa;

  • Começos;

  • Comportamento espontâneo;

  • Primeiras impressões;

  • Forma de perceber o mundo.

Analisando todos esses atributos, teremos uma melhor percepção sobre nós mesmos, o que nos ajuda a praticar a autoaceitação, buscar melhorias de comportamento, trabalhar a visão que temos do mundo, cuidar da nossa saúde e aprender a lidar com as adversidades de maneira mais resiliente e assertiva.

Faça o seu Mapa Astral e descubra seus pontos fortes

Cabe ressaltar que cada um desses assuntos vai sofrer influências diretas dos signos e planetas (caso haja) que “habitam” a nossa Casa 1. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Os signos na Casa 1

Imagem dos signos do zodíaco 

É importante saber identificar o signo presente em uma casa, pois ela é o local onde a energia desse signo consegue ser estabelecida.

Na Casa 1, a energia influenciará nossa identidade. Por exemplo, ter o signo de Gêmeos na Casa 1 identifica uma pessoa versátil e falante.

Mas é preciso esclarecer que um signo em determinada casa não é a mesma coisa que ascendente.

Apesar de ambos — Casa 1 e ascendente — falarem de identidade e individualidade, eles não são a mesma coisa. Veja, a seguir, as características de cada signo na Casa 1.

Áries na Casa 1
É a casa mais confortável para esse signo, já que é regida por ele. Aponta alguém independente, proativo e dinâmico. Deve ter cuidado com agressividade, impaciência e impetuosidade.

Touro na Casa 1
Configura uma pessoa agradável, que gosta de aprender e é dotada de beleza física além de um olhar marcante. Pontos negativos: teimosia, ciúme e preguiça.

Gêmeos na Casa 1
Pessoas com raciocínio rápido, versáteis e que se adaptam a qualquer situação. Só precisam se concentrar mais, pois tendem a perder o foco rapidamente.

Câncer na Casa 1
A ideia que essa pessoa transmite é de ser receptiva, carinhosa e afetuosa. Mas também pode passar uma imagem de insegurança e imaturidade emocional.

Leão na Casa 1
Quem tem Leão nesta casa é visto como alguém de forte personalidade e que não passa batido. Por outro lado, pode dar a impressão de ser um pouco arrogante e orgulhoso.

Virgem na Casa 1
Esse signo transmite uma energia analítica e tem uma aparência jovial, mesmo em idades mais avançadas. Deve tomar cuidado apenas com senso crítico em excesso.

Libra na Casa 1
Quem tem este signo na Casa 1, além de exalar sensualidade, mostra-se alguém que aprecia a companhia das pessoas e é justo. O contraponto é que, por analisar sempre os dois lados da moeda, essa pessoa pode demonstrar indecisão.

Escorpião na Casa 1
Nessa área da vida, a energia de Escorpião transmite respeito e um ar de mistério, além de um certo sarcasmo. Mistério demais, por outro lado, pode trazer alguém muito recluso.

Sagitário na Casa 1
Sagitário nesta casa revela uma pessoa jovem, que aparenta bem menos que a idade cronológica, além de ser leve e bem-humorada. Porém pode tender à desorganização e pode transmitir a ideia de ser um pouco irresponsável.

Capricórnio na Casa 1
A energia desse signo traz para a Casa 1 uma identidade responsável, de alguém que vê o mundo com seriedade. Isso, no entanto, pode soar como mau humor ou comportamento antissocial.

Aquário na Casa 1
Quem tem este signo na Casa 1 se mostra uma pessoa à frente de seu tempo, com um ar de modernidade e mente aberta. Só deve tomar cuidado com a insubordinação.

Peixes na Casa 1
Peixes nesta casa traz uma pessoa que é vista como sensível e muito emotiva e que faz questão de demonstrar isso. Tem a intuição aguçada. Apenas precisa se atentar para não se iludir ou se expor demais.

Assim como os signos influenciam as casas, os planetas, quando elas são constituídas deles, também emanam suas energias em todas as áreas. Veja, a seguir, as características desses astros na Casa 1.

Os planetas na Casa 1

Vimos acima que os signos exercem influência nas casas, de modo a mostrar como vamos direcionar nossa motivação em cada área de nossa vida. E os planetas são justamente essa motivação.

O posicionamento deles mostra os nossos comportamentos, a forma como encaramos as circunstâncias de nossa existência e de tudo que vivenciamos. Esse posicionamento no Mapa Astral é determinado pela movimentação que cada planeta ocupava no instante exato de nosso nascimento.

Veja, a seguir, as energias de cada planeta na Casa 1 e a forma como eles influenciam esse aspecto de nossas vidas.

Sol na Casa 1
Quem tem o Sol nesta casa encontra prosperidade. É alguém que chama atenção e enxerga a vida de forma positiva. Tem uma aparência marcante e um brilho evidente. Personalidade forte e magnética, coragem e confiança completam suas qualidades. Deve tomar cuidado apenas para o excesso de confiança não ser visto como arrogância.

Lua na Casa 1
Lua na Casa 1 revela um lado emocional pronunciado e bem desenvolvido. Empatia, generosidade, facilidade de compreender o outro e grande intuição são suas marcas positivas. Já pelo lado negativo, podem sofrer se não souberem canalizar as próprias emoções.

Mercúrio na Casa 1
Pessoas ágeis, esbeltas e joviais têm este planeta na Casa 1. Estão sempre ativas, cheias de ocupações e aprendizados e amam se comunicar. Mas é preciso fazer uma pausa e higienizar a mente, que vive lotada de informação.

Vênus na Casa 1
Vênus remete a beleza e charme. Quem tem Vênus nesta casa é sempre notável por sua ótima aparência física, mas vai além disso: tem uma personalidade bem atraente. Só precisam ter cuidado para não se deixarem ser julgadas apenas pelo “rostinho bonito”.

Marte na Casa 1
Essa configuração resulta em alguém destemido, espontâneo e cheio de energia. Geralmente é uma pessoa dotada de força física e impetuosa. Precisa apenas evitar tomar atitudes precipitadas, para não se arrepender depois.

Júpiter na Casa 1
Quem tem este planeta nesta área da vida é visto como alguém carismático, cheio de bom humor e generosidade. Por ser muito cultuado, precisa manter a mente humilde, para não inflar o ego.

Imagem do planeta Jupiter

Saturno na Casa 1
Essa combinação revela uma pessoa responsável, forte mentalmente e perseverante. Ela vê tudo com grande responsabilidade, o que só não é bom se for em excesso e com rigor. Aí ela poderá se passar por alguém rígido, distante e que não consegue desfrutar a beleza da vida.

Urano na Casa 1
Urano na Casa 1 fala da liberdade e do jeito revolucionário. Alguém que preza ser livre, acima de tudo, e audacioso. Audácia nos leva longe, mas, se for em demasia, pode soar como insubordinação e fuga das regras.

Netuno na Casa 1
Quem tem esse posicionamento demonstra aos outros generosidade, empatia e tolerância. É alguém sensível e que encara o mundo com emoção, esperando sempre o melhor dos outros. Só precisa ter cuidado para não se deixar ser usado e abusado, caindo em desilusão.

Plutão na Casa 1
Essa é a configuração das grandes transformações. Alguém com este planeta na Casa 1 é muito perseverante e luta muito pelo que quer. É considerado uma verdadeira fênix, pois sempre está renascendo e se reinventando. Tem que ter cuidado apenas para não se revelar muito dominador e genioso.

Quíron na Casa 1
Quem tem Quíron na Casa 1 precisa curar algumas coisas dentro de si. Geralmente são sentimentos, traumas ou dores que não consegue verbalizar. Nesse caso, pode ser uma agressividade exacerbada ou mesmo a falta de iniciativa, que precisa ser trazida à tona.

Lilith na Casa 1
Quem tem essa configuração precisa se sentir desejado, reconhecido e visto. Preocupa-se mais com o desempenho sexual do que com a profundidade dos relacionamentos. Pode ter raízes em problemas afetivos, o que é revelado pelo hábito de guardar mágoas e sentir um vazio existencial.

Agora que você conhece as principais características da Casa 1, quer saber mais como as casas astrológicas podem influenciar sua personalidade e a sua relação com o mundo?

Aprenda a construir seu próprio espaço de refúgio

Leia a coletânea que preparamos sobre cada uma dessas casas e aventure-se a fazer o seu Mapa Astral. Você certamente vai se surpreender com o conteúdo revelador que ele trará sobre sua vida!

Confira também: