Plutão na Casa 8: saiba o significado

A Astrologia é uma ferramenta muito útil para nos ajudar a investir em autoconhecimento. Num Mapa Astral, por exemplo, interação entre seus elementos (signos, planetas e casas) revela um “diagnóstico” de nossa personalidade.

Neste artigo, vamos falar sobre uma dessas interações: entre casas e planetas — mais precisamente Plutão na Casa 8.

Mas, para entender melhor sobre essa associação, você precisa ter uma ideia sobre esses elementos: os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos. Os planetas expressam o modo e potencialidade com que essa energia (signo) atua.

E as casas são o cenário onde isso acontece. Cada casa rege uma área ou aspecto de nossa vida — rotina, aprendizado, viagens, medos, carreira e por aí vai.

O que você encontrará neste artigo

Tendo essa base, fica mais fácil decifrar a relação entre a oitava casa e o último planeta. Na sequência, vamos tratar sobre cada um desses dois elementos e as características de quem tem esse posicionamento no Mapa. Siga firme na leitura!

O que significa Plutão no Mapa Astral?

Plutão na Astrologia ainda é considerado um planeta, e é bastante potente, diga-se de passagem. Isso porque ele indica onde e por que é preciso fazer aquela faxina radical na vida de alguém. Ele nos leva a desapegar daquilo que não nos cabe mais.

Seus temas estão entre os mais temidos, por isso, indesejados: morte, tabus e o nosso lado mais trevoso.

Mas ele também revela aquela força que a gente nunca pensou ter e que vem à tona quando o instinto de sobrevivência fala mais alto. Mostra também que nada é permanente e que há ciclos que precisam ser fechados.

Plutão é cura, mas não vem “de boaça” não. Ele vem atropelando tudo que vê pela frente, mas nos coloca de frente para o novo.

QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO

Num âmbito positivo, ele traz: poder de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Por outro lado, ele produz um egocentrismo excessivo, obsessões e comportamentos destrutivos e autodestrutivos.

Regente natural do signo de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), Plutão é um planeta geracional, uma vez que fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando uma mesma geração — que até pode ter traços parecidos, mas não é tão igual assim, porque carrega os outros achados do Mapa.

Além disso, Plutão pode aparecer em casas diferentes, revelando aspectos distintos para cada um. E então, como será que ele agiria na Casa 8? É o que iremos falar, mais para frente.

A Casa 8 na Astrologia

Imagem de uma mulher sorrindo com os cabelos ao vento ao ar livre

Antes de falarmos sobre as energias plutonianas na oitava casa, você precisa saber quais áreas ela rege. A Casa 8 é uma das quatro sucedentes — aquelas que representam o nosso desenvolvimento pessoal. É a casa da transformação, da sexualidade e das posses.

A Casa 8 é o “lar” das crises e das transformações. É considerada intensa e negativa, porque trata de temas delicados, os famosos tabus. Entre eles, estão: pulsão sexual, desejo, morte, perdas, vícios, obsessões, bizarrices, traumas psíquicos e poder.

Mas, apesar de sua má fama, essa casa traz temas essenciais à nossa evolução. Ela também lida com a capacidade de regeneração e a força de recomeço, impulsionando a se recolher para buscar uma cura e a habilidade de conhecer mais a si mesmo.

Siga os passos para ajudar alguém que está de luto

A oitava casa também fala de ganhos financeiros. Ao passo que a Casa 2 fala de bens e dinheiro que obtemos pelo esforço individual, essa fala do dinheiro que vem por meio de terceiros, como investimentos conjuntos, heranças, apostas e outros valores compartilhados.

Regida por Marte e Plutão e pelo signo de Escorpião, essa casa mostra, por exemplo, se alguém tem dificuldade de se adaptar a mudanças, se lida bem ou mal com morte e perdas, se é alguém com muitos ou poucos parceiros sexuais, se racionaliza a dor ou não, e por aí vai.

Significado de Plutão na Casa 8

Por ser um corregente natural da Casa 8, dizemos que Plutão está em domicílio, trazendo aspectos bem parecidos com os temas que ela rege (somando também um pouco das energias marcianas).

Então, se no momento do seu nascimento, o planeta estava posicionado nessa casa, isso quer dizer que você traz as energias plutonianas multiplicadas. Com isso, potencializam-se ainda mais tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

Aspectos positivos de Plutão na Casa 8

Plutão na Casa 8 traz intensa força interior, capacidade de autorregeneração física e uma reserva de energias mais ampla. Além disso, revela facilidade de evolução pessoal e habilidade de compreensão sobre a vida pós-morte, com forte atração pelo que é oculto.

Compreenda como se conectar com os ciclos naturais da vida

Essa configuração também expressa aptidão para lidar com dinheiro, trazendo um bom discernimento sobre finanças. Nesse aspecto, o poder aquisitivo pode ser uma busca constante na vida.

Aspectos negativos de Plutão na Casa 8

Imagem de um homem preocupado na frente de uma mesa de escritório cheia de teia de aranha, a imagem parece ilustrar uma crise financeira

Em um aspecto negativo, Plutão pode comprometer os ganhos, trazendo problemas justamente com as fontes de renda provenientes da regência dessa casa. Impostos e dívidas estão também entre esses reveses.

No campo das energias, pode haver algum problema para lidar com as próprias forças espirituais, como dons paranormais, premonitórios e de clarividência. Isso pode propiciar em encontro com o “lado negro da força”. Na sexualidade, Plutão também traz desafios para lidar com essa pulsão.

Características de quem nasce com Plutão na Casa 8

Quem nasce com essa associação tem um dom natural para transformar todos aqueles com quem convive, além de grande capacidade de percepção e sensibilidade sobre tudo ao seu redor. O problema nasce quando essa pessoa não consegue usar essa energia para crescimento, mas sim, para abuso de poder.

Essa pessoa pode ter alguma dificuldade de abrir mão do controle, podendo vir a se tornar obstinada e teimosa, mostrando-se relutante e indisponível para debates ou refutando argumentos distintos do seu. A obsessão por controle pode fazer com que os instintos reprimidos possam vir à tona desgovernadamente.

Tem interesse em temas ocultos, como reencarnação, karma, numerologia, astrologia e o pós-morte. Além disso, tem extrema facilidade de se reinventar quando tudo parece perdido e reconstruir aquilo que é considerado causa perdida.

É preciso ter atenção também com as questões sexuais: sua forte energia sexual pode se manifestar para além da conta, podendo ultrapassar os limites do que é bom física, emocional e espiritualmente. Aliás, ela pode justamente usar o sexo como moeda de troca.

Surpreenda-se com a influência de Netuno e Plutão na música

Plutão é um turbilhão em nossas vidas, ele nos coloca na cara do abismo e nos faz encarar os nossos mais obscuros sentimentos e instintos. Mas ele não vem como um mero agente do caos aleatório.

Ele vem para nos refazer, colocando o dedo na ferida para trazer uma cura genuína. Se você tem essa associação planetária, conhecer melhor sobre ela pode ajudar a direcionar suas energias para um propósito superior, além de aprender a lidar com suas pulsões sexuais e os limites do próprio poder.

Confira também: