Casa 6 em Aquário: liberdade e conexão mental

Um dos temas mais interessantes da Astrologia está relacionado ao Mapa Astral, ferramenta que facilita o autoconhecimento. Trata-se das casas astrológicas, as 12 divisões do círculo que o mapa contém. Elas representam as diversas áreas da nossa vida, como comunicação; viagens e educação; coletividade e aspirações humanas, etc. Elas podem conter planetas, signos e outros elementos, formando uma configuração astrológica, por exemplo, a casa 6 no signo de Aquário.

Para saber se essa configuração faz parte do seu mapa, é necessário contar com a análise de um astrólogo. Assim, serão identificados todos os elementos, suas interações e outros aspectos que o compõem, para chegar às influências que eles exercem na sua personalidade e na sua vida, podendo estar relacionadas com Aquário na casa 6.

Independentemente disso, conhecer o que representa o penúltimo signo do Zodíaco na área relacionada à rotina, ao trabalho e à saúde, permite refletir a respeito das próprias atitudes em relação a estes e outros temas associados a Capricórnio na Casa 6. Então, dê a si mesmo essa experiência, continuando a leitura do conteúdo.

O que você encontrará neste artigo:

A casa 6 no Mapa Astral

Conforme abordado acima, a casa 6 do Mapa Astral se refere à rotina. Ela representa os afazeres cotidianos do lar, do trabalho, dos estudos e de outras áreas. Expressa as prioridades, a organização e a capacidade produtiva de uma pessoa. Revela seu grau de responsabilidade e de disciplina e como deveres, prazos e horários são cumpridos. Diz respeito aos rituais diários, aos costumes e aos hábitos alimentares, de sono, de higiene e de autocuidado.

Indica a maneira de lidar com limitações impostas e pessoais, inclusive, evidenciando se há percepção da necessidade de aperfeiçoamento. Revela a capacidade de ser útil e de contribuir para solucionar problemas e facilitar a convivência, tornando o dia a dia prático e digno para todos.

Evidencia a disposição para realizar ações humanitárias, pois se relaciona com o desejo de servir. Expressa qual tipo de trabalho atrai e a maneira de lidar com o ambiente profissional.

Explore a mitologia envolvida no signo de Aquário

É uma das quatro casas cadentes, posicionada entre a casa 5 (sucedente) e a casa 7 (angular), ou seja, representa o desenvolvimento pessoal e viabiliza os próximos passos evolutivos. Também conhecida como Casa da Saúde, ela se relaciona com as ações que ajudam a obter qualidade de vida e bem-estar físico e psíquico.

A casa 6 expressa a maneira de lidar com as críticas próprias e de outras pessoas. Revela a rotina dos relacionamentos amorosos, uma vez que está entre a casa 5 (flertes e namoro) e a casa 7 (uniões afetivas e casamento). Mostra como os pets e os animais que auxiliam no dia a dia, por exemplo, os cães-guia, são vistos e cuidados.

Mas sob tensão astrológica, as características negativas desta casa podem se sobressair. Entre elas estão a crítica excessiva, a autocobrança, o sentimento de culpa, a compulsão pelo trabalho e o distanciamento social.

Características do signo de Aquário na Astrologia

Aquário é o décimo primeiro e penúltimo signo do Zodíaco, ocorrendo de 21 de janeiro a 19 de fevereiro, conforme o ano. Tem como símbolo o aguadeiro, figura masculina que entorna um jarro com água e representa a capacidade de cada ser humano para superar limitações, romper padrões e se conectar com a sabedoria universal.

Corresponde ao elemento ar, com Gêmeos e Libra. É regido por Urano no primeiro decanato, por Mercúrio no segundo e por Vênus no terceiro. Representa a liberdade, a amizade, o senso de coletividade e o pensamento inovador. Inspira mudanças, visão futurista e mente aberta, entre outras características.

Características positivas de Aquário

Mulher de cabeça raspada segurando um gato

Há várias características positivas de Aquário, que posicionam os nativos deste signo entre os mais transformadores do Zodíaco. Conheça algumas a seguir:

- Intuição, originalidade e inventividade - inteligentes e criativos, sempre se dispõem a encontrar soluções inovadoras e melhorias para o ambiente em que vivem e apreciam tecnologias avançadas. Possuem uma mente curiosa, científica e repleta de insights.

- Excentricidade, irreverência, otimismo, bom humor e energia - os “diferentões” do Zodíaco se colocam além dos padrões, que, aliás, estão sempre dispostos a transformar. Têm uma visão otimista da vida e esbanjam energia e bom humor.

- Simpatia, sociabilidade e facilidade para fazer amigos - interagem bem em qualquer ambiente social. Valorizam o diálogo e as conversas filosóficas. São muito tolerantes e abertos a pontos de vista divergentes e à pluralidade.

- Idealismo - com apurado senso humanitário, demonstram atenção aos assuntos e anseios da coletividade. Desejam fazer a diferença no mundo e são voltados às transformações e quebras de paradigmas. Apoiam a justiça social e se envolvem com o voluntariado.

- Independência e autonomia - valorizam não só a própria liberdade como a dos demais e não temem seguir seu próprio caminho, ainda que represente ir em direção oposta à maioria.

- Autossuficiência e desapego - não temem a introspecção e a solidão e são desapegados das coisas materiais, se importando mais com o que acreditam ser o melhor para viver com paz e dignidade.

- Bom caráter e generosidade - naturalmente generosos, geralmente se juntam a causas pela igualdade social. Entendem o ser humano como parte de um todo, capaz de fazer prevalecer o bem comum e tornar a vida no planeta sustentável para todos os seres vivos.

Características negativas de Aquário

Da mesma forma que outros signos quando estão sob tensão astrológica, Aquário pode despertar características negativas. Veja, a seguir, como seus nativos tendem a agir nesta circunstância:

- Falta de foco nas prioridades, indisciplina, desatenção e desorganização - fantasiosos, desconectados da realidade e inconsequentes, eles vivem no “mundo da lua”.

- Excesso de racionalidade e individualismo - valorizam mais o intelecto do que as emoções e as interações sociais e buscam atender aos próprios desejos e necessidade de se sobressair.

Estude as fundamentais casas astrológicas do Mapa Astral

- Fanatismo, nervosismo, autoritarismo e até agressividade - reprimem suas emoções, se apegam ao que acreditam e desejam impor suas ideias. Tornam barulhentos, impulsivos e imprevisíveis.

- Rebeldia, exagero, descumprimento de regras e aversão à rotina - naturalmente contestadores, tornam-se exagerados, teimosos, desordeiros, alheios aos princípios sociais e os típicos "rebeldes sem causa".

- Frieza - de estrategistas e progressistas extraordinários, mostram-se insensíveis, vaidosos, excessivamente críticos, cruéis e socialmente indiferentes.

O que significa Aquário na casa 6?

Aquário na casa 6 significa energia, criatividade e cooperação no cotidiano. Representa uma pessoa de mente curiosa e inovadora, que rapidamente se familiariza com a tecnologia e a aplica para obter praticidade, produtividade e bem-estar.

Revela carisma, gentileza, bom relacionamento, muitas amizades e se cercar de pessoas com as quais se possa conversar naturalmente, inclusive no ambiente profissional. Ao mesmo tempo, indica que pode haver conflitos, muitas vezes causados pela rebeldia em relação à gestão, à hierarquia, aos trabalhos padronizados e repetitivos, bem como aos horários e procedimentos rígidos.

Apesar disso, representa respeito e confiança dos colegas, pois há empenho em cumprir princípios éticos. Expressa prazer em realizar o que é de interesse pessoal e o gosto pelo trabalho em equipe, desde que cada um cumpra suas obrigações.

Indica tendência à troca frequente de emprego, principalmente quando há privação de autonomia, de proatividade e do uso da inteligência. Ainda, quando não é percebida a possibilidade de superação de desafios, de desenvolvimento de competências e de implantação de mudanças. Estimula a romper o comodismo.

Aquário na casa 6 significa conexão mental e envolvimento com tarefas mais intelectuais do que físicas. Portanto, a saúde está relacionada ao estado de espírito e ao uso pleno das potencialidades.

Sinaliza a necessidade de espairecer, praticar esportes e realizar atividades ao ar livre ou que tenham como foco o corpo. Indica que os cuidados com o bem-estar podem estar relacionados à adoção de alternativas pouco convencionais e até extravagantes.

Significa racionalidade, visão progressista e talento transformador, que pode ser voltado aos serviços comunitários e à caridade. Representa o interesse em atuar em causas sociais ou relacionadas com a proteção da natureza e dos animais. Revela aptidão para cuidar de pets.

Características de quem nasce com Aquário na casa 6

Cientista olhando por um microscópio

Quem nasce com Aquário na casa 6 atrai para si atividades que envolvem pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e melhorias sociais. Possui uma visão ampla em relação ao exercício da liderança, conseguindo levar adiante projetos individuais e coletivos, tornando os colegas de trabalho seus amigos.

É uma pessoa forte, inteligente e de mente aberta, capaz de trazer ousadia e praticidade ao cotidiano.Tem talento para se adaptar às mudanças e sabe lidar com o inesperado, usando de elevada criatividade e conhecimentos que possui, os quais busca ampliar rotineiramente.

Demonstra orgulho por trabalhar com diligência, especialmente porque o trabalho lhe é muito importante. Dedica-se a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, por vezes, assume mais compromissos do que fisicamente consegue cumprir. Além disso, não é uma pessoa muito organizada e precisa desenvolver a habilidade para trabalhar em equipe.

Saiba quais deuses da Antiguidade se relacionam com Aquário

É alguém com capacidade transformadora nata e consegue estabelecer conexão com pessoas diversas e dos mais variados grupos sociais. Aprecia servir à sociedade, notadamente os menos favorecidos, demonstrando empatia, generosidade e humanidade. Contudo, deve identificar se não está mais cuidando dos outros do que de si.

Provavelmente se interessa pelas dietas alimentares da moda, porém deve manter o foco na saúde e na nutrição. Além disso, deve dar atenção especial ao próprio ritmo de trabalho e à maneira de lidar com ideias e causas nas quais acredita, evitando conflitos e problemas de saúde, como dores de cabeça, ansiedade, depressão, distúrbios circulatórios, cãibras, entorses e distensões, especialmente nos tornozelos.

Sente prazer em realizar o que é do gosto e do interesse pessoal, mas se a atividade deixar de fazer sentido, há uma grande probabilidade de abandoná-la. Diante de atividades repetitivas e pouco prazerosas, pode cair em profunda apatia.

Aquário na casa 6 representa o desejo de agir com liberdade e uma grande capacidade de conexão mental, que facilita construir relacionamentos positivos e se dedicar aos assuntos coletivos e ao serviço humanitário. Essa configuração astrológica diz respeito a você? Se você ainda não sabe, solicite seu Mapa Astral aqui mesmo no site. Ele é capaz de revelar suas características de personalidade, elevar seu autoconhecimento e favorecer suas escolhas pessoais.

Confira também: