Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

A mandala e os desejos de paz de cada signo

Ao se questionar o que é preciso para que o mundo seja um lugar, é possível que você já tenha chegado à resposta “paz mundial”. Será que essa expressão tão disseminada tem o significado realmente conhecido pela maioria das pessoas?

A paz pode ser um estado ou uma sensação. Se todas as nações do mundo estiverem em paz, por exemplo, trata-se de um estado de ausência de conflito, de união e de harmonia, além do respeito mútuo entre os representantes de cada país. Essa é a paz mundial.

A paz pode ser uma sensação quando uma pessoa sente que já cumpriu todas as obrigações, quando não é perturbada por pensamentos negativos, quando sabe lidar bem com as consequências de seus atos, quando se sente bem sobre o mundo e sobre quem é. Essa é a paz interior.

No entanto, a paz em um sentido amplo e a paz em um sentido interno é difícil de alcançar. A imprevisibilidade do cotidiano, que impõe desafios a todo o momento, o desrespeito, a desigualdade e as guerras que acontecem em muitos lugares do mundo tornam a paz cada vez mais inalcançável.

É por isso que, cada vez mais, devemos direcionar os nossos esforços para pedir ao universo por esse bem tão escasso e tão precioso. Uma forma de potencializar esse pedido é por meio da mandala.

A palavra em sânscrito, “mandala”, significa “círculo”. Ou seja, toda mandala é formada por um círculo, sendo que, dentro dele, há formas geométricas ou também circulares. As mandalas podem ainda aparecer em diversas cores, e cada uma delas traz um sentido diferente.

O principal propósito da mandala é fornecer o equilíbrio energético e uma purificação nas energias de uma pessoa ou de um ambiente. Esse equilíbrio é uma forma de se atingir a paz, visto que nada estará em excesso ou tomando o lugar de outra coisa. Tudo estará como deve estar.

Para identificar a mandala ideal para você, é preciso compreender o que cada uma delas emana. A partir do seu signo do zodíaco, você é capaz de definir as cores e as formas que devem estar presentes no seu círculo de purificação. Confira!

Áries

Período: 21 de março a 20 de abril

Uma pessoa do signo de Áries expressa as próprias opiniões e ideias com intensidade. Ainda que para elas seja difícil alcançar a paz, estariam dispostas a guiar a sociedade para relações mais benéficas.

Para as pessoas arianas, a mandala ideal deveria ser vermelha. Haveria o estímulo para a energia e para a proatividade, por um lado. Para que a cor não se torne negativa, seria preciso incluir um símbolo de espiral, remetendo aos constantes processos de evolução e de positividade.

Touro

Período: 21 de abril a 20 de maio

A teimosia de Touro pode ser melhor traduzida como determinação e busca por estabilidade. Para conquistar a paz, uma pessoa taurina seguiria uma ideia apresentada por alguém e, então, direcionaria suas forças para realizá-la.

A mandala para esse signo deve apresentar as cores verde, marrom, ocre e dourado. Assim, serão estimuladas a segurança, a criatividade e a concentração. Um símbolo que será aliado para essa mandala é o da cruz, que representa a ordem e o eixo do mundo.

Gêmeos

Período: 21 de maio a 20 de junho

O signo de Gêmeos evoca a dualidade e a comunicação. É por meio do diálogo que essas pessoas estariam dispostas a alcançar a paz mundial, aprendendo a equilibrar a positividade e a negatividade, sendo realistas.

Uma mandala que acompanha os princípios desse signo deve ser amarela. Para estimular o pensamento, para uma mente sempre aberta, e para favorecer a concentração, é a cor ideal. Com o símbolo do yin-yang, o equilíbrio pode ser alcançado.

Conheça os amuletos de cada signo

Câncer

Período: 21 de junho a 21 de julho

As pessoas do signo de Câncer são muito conectadas a relações interpessoais. Seriam perfeitas para promover o amor e a bondade, uma vez que é por meio desses princípios que uma família se forma.

Uma mandala para o signo de Câncer deve ser preenchida com branco, pérola, cinza e prata. Assim, haverá um estímulo para a proteção e para a pureza das relações, ainda reforçado pela presença de corações.

Leão

Período: 22 de julho a 22 de agosto

Ainda que pessoas leoninas sejam interpretadas como egoístas, elas são, na verdade, muito generosas. Então, a paz para essas nativas seria alcançada por meio da bondade e do compartilhamento de experiências e de histórias, em prol de um bem maior.

A mandala para o signo de Leão é repleta de dourado, amarelo e laranja. Essas cores estimulam a alegria, a energia e o desejo de fazer o bem. Por isso, o símbolo do Sol deve estar presente nessa mandala energética e positiva.

Virgem

Período: 23 de agosto a 22 de setembro

Nativas do signo de Virgem são pessoas centradas, organizadas e metódicas. Isso representa uma vantagem na busca pela paz, já que elas não descansariam enquanto não conseguissem levar esse estado para todas as pessoas, com perfeição.

A mandala para o signo de Virgem é composta pelas cores: azul marinho, amarelo e marrom. São elas que estimulam a organização, a concentração e o conhecimento. Unidas ao símbolo do triângulo, podem trazer sabedoria e perfeição.

Descubra as Mandala de ervas

Libra

Período: 23 de setembro a 22 de outubro

O signo de Libra é conhecido por formar pessoas justas, que não têm uma opinião formada sobre tudo e que estão sempre ponderando diferentes ideias. Assim, librianas são pessoas ideais para apaziguar conflitos e lutar pela paz.

Uma mandala para esse tipo de pessoa é formada por tons de rosa e de azul. Enquanto o rosa representa a harmonia e a simpatia, o azul refere-se à tranquilidade e à inteligência, muito presentes em librianas. Um símbolo que deve ser acrescentado à mandala é o labirinto, que estimula a busca por novas saídas e fornece uma consciência ampla sobre a grandeza do universo.

Escorpião

Período: 23 de outubro a 21 de novembro

As pessoas nativas de Escorpião passam por momentos de introspecção e emoção aflorada. A busca pela paz dessas pessoas seria focada em atingir um estado de paz interior, para só depois levar essa mudança para o exterior.

A mandala ideal para pessoas escorpianas apresenta tons de vinho e de roxo. Essas cores evocam a força de vontade, o desejo de evoluir e o estímulo para a espiritualidade. Unindo esses tons ao símbolo de flor, é possível formar uma mandala que promove o equilíbrio espiritual e energético.

Sagitário

Período: 22 de novembro a 21 de dezembro

O signo de Sagitário conta com pessoas aventureiras e dispostas a mudar, com muita energia. Os desejos para paz desses nativos seriam motivados pela necessidade de abraçar toda a diversidade de forma respeitosa, para que todo mundo pudesse conhecer as maravilhas que o universo oferece.

Uma mandala para sagitarianas, nesse sentido, deve conter a cor magenta. Esse tom simboliza a liberdade e a descontração, essencial para quem está sempre aberto ao novo. Um símbolo que deve ser recorrente na mandala é a roda, reforçando a ideia transformadora e livre do signo.

Capricórnio

Período: 22 de dezembro a 20 de janeiro

Embora o signo de Capricórnio seja associado a pessoas teimosas, uma interpretação mais profunda sugere que os nativos são determinados e comprometidos com as próprias ideias. Ou seja, se uma pessoa de Capricórnio estiver disposta a lutar pela paz no mundo, é provável que ela direcione as forças para esse objetivo.

A mandala ideal para capricornianas deve apresentar tons de preto, de grafite e de terra. Essas cores estimulam a estabilidade, o foco e a determinação, sendo ideal para as pessoas que querem atingir objetivos. A ornamentação da mandala deve ser feita com números, que indicam a busca pela ordem.

Veja o Tarot de acordo com a mandala astrológica

Aquário

Período: 21 de janeiro a 19 de fevereiro

O signo de Aquário é conhecido por seu potencial transgressor e mutável. A criatividade é aflorada para as pessoas aquarianas e as soluções para alcançar a paz podem partir delas. A capacidade de inovar e pensar em algo que nunca antes fora cogitado é o que torna as nativas desse signo pessoas capazes de promover mudanças.

Uma mandala que acompanhe essas características deve ser essencialmente azul. É com essa cor que a renovação e a criatividade serão estimuladas para as pessoas de Aquário, que precisam de estímulos para novas ideias e criações. O símbolo que pode estar presente dentro do círculo é a Lua, que representa a materialização dos planos.

Peixes

Período: 20 de fevereiro a 20 de março

Para uma pessoa do signo de Peixes, que é sonhadora e esperançosa sobre o futuro do mundo, a mandala ideal deve motivar a tranquilidade, a inspiração e a sensibilidade. Dessa forma, uma pessoa pisciana conseguirá atingir o equilíbrio entre o que ela deseja para o mundo e o que ela pode emanar para ele.

A mandala para Peixes deve apresentar tons de índigo, verde-água e violeta. Esses tons, próximos do azul e do roxo, estimulam a espiritualidade e a tranquilidade, essencial para os nativos desse signo. O símbolo que irá se repetir dentro da mandala deve ser o círculo, que promove a harmonia universal, como piscianas sonham alcançar.


Leia mais: Mandalas e a criatividade

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.