por Equipe Horóscopo Virtual

Mandalas e a criatividade

As mandalas são desenhos geométricos, normalmente em formato circular, que tem os seus primeiros registros no século VIII a.C. Esses diagramas estão ligados com as crenças espirituais presentes no Tibete e em outros países que possuem o budismo como religião praticada por seus habitantes. Como todo símbolo, as mandalas transmitem sensações, ensinamentos e energias. Algumas possuem todo um significado espiritual por trás delas. O que também podemos notar é como elas tem algo a nos dizer sobre a criatividade.

Desenhar ou pintar mandalas pode ser uma experiência gratificante e extremamente criativa. Você não precisa ser um desenhista profissional para fazê-las. Para estimular a sua criatividade, você pode simplesmente pegar um papel e lápis e se inspirar para desenhá-las. Veja abaixo alguns pontos interessantes que as mandalas podem nos ensinar sobre a criatividade.

Foco no presente

Todo processo criativo tem algo em comum: estar presente no agora. Você não pode criar algo enquanto pensa nas contas que tem que pagar ou nos problemas que tem que resolver no trabalho. Treinar a criatividade com as mandalas faz você treinar o seu foco. Esteja presente no aqui e no agora e você verá como a criatividade flui melhor quando se tem foco no presente.

Inspiração

A inspiração pode vir de qualquer lugar. Seja você apreciar uma arte, uma paisagem ou até mesmo as pessoas a sua volta, ou seja, você parando para observar o seu interior, a inspiração pode vir para você criar as suas mandalas. Não se limite para ter inspirações. Elas podem vir de qualquer lugar a qualquer instante.

A restrição ajuda a criatividade

Por mais que algumas pessoas acreditem que a criatividade é plena quando livre de restrições, na verdade acontece exatamente o contrário. Quando você restringe, você delimita como e onde a criatividade deve aparecer. Por exemplo: ter um horário do dia para pintar, limitar os materiais e o espaço que você vai usar, e assim por diante. Com as restrições, fica mais fácil você definir o que vai criar. Sem restrições, as possibilidades são infinitas e assim a mente pode se perder sem saber por onde começar.

A disciplina ajuda a ter ideias

Se você for esperar ter inspiração para vir uma ideia e começar a criar uma mandala, é provável que demore um bocado de tempo para começar. Quando você cria disciplina e estabelece uma meta, a sua mente é condicionada a pensar dentro daquela meta e por isso começa a te mandar mais ideias com mais frequência. A disciplina é uma grande aliada da criatividade. Estabeleça metas e uma rotina de criação, que cada vez mais será mais fácil de criar e pintar suas mandalas.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.