Compartilhar

por Erickson Rosa

O professor da vida chamado Sofrimento

O sofrimento, palavra que tem sua origem no latim sufferire, que significa aguentar, sofrer. Sofrer significa aguentar a dor, carregar um fardo. Porém, acredito que seja muito mais do que isso. Sofrer tem uma profunda conexão com aprender. Quando sofremos aprendemos com a dor, entendemos o real significado da felicidade, quando aprendemos o que significa a palavra dor.

O Sofrimento também nos faz sair das situações de conforto. Aquelas que muitas vezes procrastinamos, até chegar a uma dor onde não podemos mais suportar. Deixamos que o sofrimento seja a medida de tudo em nossa vida. Fugimos da dor em direção ao prazer. Talvez, esteja aí a explicação de tanto sofrimento na vida do homem. É necessário que sintamos uma dose de dor, agonia e sofrimento, para sabermos o que é alívio, esperança e felicidade.

Onde existe luz, há sombra, sempre haverá essa dualidade. Ela existe em nosso cotidiano, como o sol e a lua, o dia e a noite, o bem e o mal, o masculino e feminino. Temos que entender que essa mesma dualidade também existe dentro de nós, em nossas emoções e sentimentos, e até mesmo em nossos pensamentos.

O sofrimento existe dentro dessa dualidade. Ele é parte da vida, assim como o fogo e a água.

O Sofrimento nada mais é do que um professor exigente que existe na escola da vida para nos ensinar, através de duras lições, que nossa felicidade está na capacidade que temos de aprender com ele, o sofrimento.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.