Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

As fases da Lua influenciam o crescimento das plantas

Muito se fala sobre a influência das fases da Lua nas marés, nos hormônios e na hora de cortar o cabelo, porém essa influência vai muito além dessas práticas. Uma das coisas que dificilmente você já deve ter ouvido falar é no que as fases da Lua podem fazer com as plantas de seu jardim. Pois saiba que elas podem ser um fator importante a ser analisado na hora de fazer podas, adubos ou transferência de vasos.

Se pararmos pra pensar é uma questão bem prática, pois durante as fases da Lua a luminosidade, temperatura e o tempo em que temos sol, por exemplo, são bem distintos. É impossível que seres vivos da natureza não sofram influências diante desses aspectos. 

O importante é saber que existem dois grandes movimentos que influenciam a vida das suas plantas. Um deles é o movimento crescente, que tem início durante a Lua nova e atinge seu ápice na Lua cheia, e o movimento minguante, que é exatamente o seu oposto, inicia-se após a Lua cheia e tem seu ápice na Lua nova.

Durante o movimento crescente a seiva da planta vai do solo para sua copa, distribuindo, assim, mais energia e revitalizando as folhagens. É o período mais indicado para plantar novas árvores, principalmente as frutíferas. Também é indicado para poda, pois garante que a planta cresça novamente. É a fase mais indicada para qualquer planta que você queira que floresça e cresça com rapidez e vigorosidade.

Leia também "A planta que reflete a personalidade do seu signo"

Já durante o momento minguante a seiva direciona-se para as raízes. É a fase mais indicada para fazer adubação e para retirar ervas daninhas ou quaisquer outro malefício que você queira exterminar. Também é um período interessante para aparar o gramado, pois o crescimento tende a ser mais lento. Plantas que crescem embaixo da terra, como cenoura, beterraba e mandioca, são ótimas de plantar nessa época.

Além desses dois movimentos também temos alguns padrões seguidos durante as Luas nova e cheia. No auge da Lua cheia a seiva está concentrada na parte superior das plantas, sendo o melhor momento para colher os frutos, pois esses tendem a estar mais suculentos e durar mais tempo. 

Já as flores também tendem a ficar mais tempo embelezando a sua vida. Ervas e plantas medicinais também terão uma maior concentração de ativos. Já no auge da Lua nova a seiva concentra-se no sistema radicular da planta. É um momento indicado para colheita de todo tipo de grãos secos e oleaginosas. É um ótimo período para afofar e preparar a terra.

Agora que você já tem todas as dicas, deixe que as fases da Lua te ajudem a ser um ótimo jardineiro e espalhe muito mais verde e alegria por aí!


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.