Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ayurveda: o efeito dos sabores sobre o corpo

A Ayuverda é um sistema de saúde que nos propõe cuidar do corpo, da mente e da alma ao mesmo tempo. Além disso, um dos seus princípios é aliar a harmonia que existe em nós com todos os outros seres vivos e o planeta em geral. E, claro, com isso chegamos à fonte da nossa alimentação que nosso planeta Terra nos fornece, e que é um poderoso aliado na cura natural proposta pela Ayuverda. 

Rasa, em sânscrito, significa sabor, e apesar de ser só uma palavra, ela abrange muitos significados. Ela pode ser um indicador da essência dos alimentos e do que os alimenta, mas também é fonte de energia e responsável por liberar emoções e sentimentos dentro de nós. Acontece que a Ayuverda caracterizou todos os alimentos em 6 rasas (sabores) diferentes, e cada um deles apresenta propriedades e efeitos terapêuticos diferentes quando consumidos. Descubra um pouquinho sobre eles agora: 

Doce 

Esse sabor é encontrado em grãos, massas, pães laticínios, carnes brancas e vermehas, açúcar, mel, e em carboidratos, proteínas e gorduras em geral. Ligado aos elementos terra e água, quando consumido ele ajuda a construir, nutrir e fortalecer os tecidos do corpo, além de proporcionar satisfação e tranquilidade. Quando consumido em excesso, nos deixa ansiosos, letárgicos e com doenças relacionadas provocadas pelo excesso de gordura, como obesidade e diabetes. 

Ayurveda e Astrologia: a relação dos doshas com os signos

Salgado 

Ligado aos elementos água e fogo, esse sabor pode ser encontrado no sal de mesa, shoyu, carnes em geral e algas marinhas. Quando consumido, ele ajuda a lubrificar e suavizar os tecidos do corpo, além de aumentar o apetite, entusiasmo, e reduzir a ansiedade. Quando consumido em excesso pode colaborar para a calvície, sede, fraqueza, aparição de rugas, aumento do estresse, impaciência e letargia. 

Ácido 

Quando esse sabor é usado, ele ajuda a estimular o apetite e digestão, fortalece o sistema cardíaco, alivia a sede e aumenta a sensação de saciedade, sem contar que colabora para o desenvolvimento do sistema cognitivo. Em excesso, provoca fraqueza, estresse, febre, sede e sentimentos negativos como raiva, inveja, etc. Ligado à terra e fogo, você pode encontrar esse rasa em frutas cítricas, cerejas, tomates, alimentos em conserva, molhos de salada, iogurte e álcool. 

Picante 

Ligado ao fogo e ar, esse sabor ajuda a aquecer o corpo, melhora o metabolismo, auxilia no alívio de dores nervosas e é ótimo para abrir a mente. Em excesso, provoca sede, compromete os fluidos reprodutivos, causa fraqueza, dores na região lombar e gera sentimentos negativos como raiva e irritabilidade. É possível encontrá-lo em pimentas, pimentões, cebolas, alho, cravo-da-índia, gengibre, mostarda e salsa. 

Você sabe qual é o seu dosha?

Adstringente 

Encontrado no brócolis, maçãs verdes, peras, uva, couve-flor, repolho, româ, chás e grãos como lentilhas e feijões, esse sabor, ligado à terra e ao ar, purifica o sangue, harmoniza os níveis de açúcares no sangue, seca a gordura, acalma, limpa a mente e diminui a letargia. Em excesso, causa gases, constipação, dores no peito, sede, nervoso, medo e insônia. 

Amargo 

Ligado ao elemento ar e ao éter, esse sabor auxilia na desintoxicação do organismo, alivia a sede, clareia a mente, diminui a febre e atua como antibiótico, além de ser um grande aliado no controle da fome. Quando consumido em excesso, provoca gases, azia, medo e insônia. É possível encontrá-lo em legumes e vegetais, verdes ou amarelos, como couves, aipo, brócolis e beterrabas. 

Esse é só um guia básico de como os 6 rasas podem auxiliar no seu bem-estar tanto físico quanto mental. É importante lembrar que devemos ter uma alimentação equilibrada e comer alimentos de todos os 6 sabores aqui mencionados. Além disso, segundo a Ayuverda, cada um de nós apresenta uma compatibilidade maior para determinados tipos de rasa, levando em consideração os nossos doshas, por isso, não deixe de saber quais são os seus! 


Esse artigo foi produzido por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.