Banhos de ervas para acalmar

Qual é a sua rotina? Provavelmente você trabalha bastante e mal encontra tempo para relaxar, ou simplesmente para cuidar de si, não é? As obrigações diárias que temos nos provocam estresse, preocupação e outros problemas. Então pode ser difícil manter a mente sã de forma rápida e eficiente.

Felizmente os banhos de ervas são importantes aliados nesse processo. Isso porque algumas das ervas disponíveis na natureza apresentam propriedades calmantes, que atuam diretamente no nosso corpo e alteram nosso estado de espírito, quando usadas da maneira correta.

Com os banhos calmantes, você terá a oportunidade de se cuidar de um jeito seguro, não invasivo e muito prazeroso. Portanto, se você precisa relaxar, superar um dia difícil ou se acalmar, confira as receitas que vão te ajudar. Siga o passo a passo de cada uma delas!

1) Banho de manjericão

Manjericão.

O manjericão é recomendado para quem precisa limpar as próprias energias. Ao descarregar a negatividade que acumulamos, uma sensação de paz toma conta dos nossos corpos. E é essa planta que vai proporcionar tudo isso.

Ingredientes:

- 1 ramo de manjericão fresco

- 1,5 litro de água

Preparo:

Em primeiro lugar, aqueça a água até ferver. Em seguida, adicione o ramo de manjericão e deixe a tampa da panela fechada por cerca de quinze minutos, com o fogo desligado. Assim a água irá absorver as propriedades da erva. Finalmente, coe o líquido e despeje sobre o seu corpo, do pescoço aos pés, depois do seu banho.

2) Banho de lavanda

Lavanda.

A lavanda é uma planta muito conhecida por estimular a tranquilidade e as boas noites de sono. Então, se o seu problema está se estendendo até a hora de dormir, um banho de lavanda pode te ajudar a lidar melhor com a angústia que qualquer situação esteja provocando.

Saiba quais são as plantas que equilibram os chakras

Ingredientes:

- 2 xícaras (chá) de flores de lavanda secas

- 1,5 litro de água

Preparo:

Antes de tudo, você deve macerar a lavanda, para garantir que os componentes dela sejam liberados facilmente. Depois, coloque-a na água, em fogo baixo, por cerca de meia hora, em uma panela com tampa. Assim que a preparação esfriar, você já pode coá-la e despejar o líquido sobre seu corpo, do pescoço aos pés, após tomar banho.

3) Banho de hortelã e gengibre

Suco de laranja com gengibre e hortelã em volta.

Enquanto a hortelã é uma planta utilizada para acalmar os nervos, o gengibre é uma raiz que pode invocar a paz e promover uma limpeza espiritual. Unindo as propriedades desses dois ingredientes, você vai melhorar o seu humor e mandar o estresse embora.

Ingredientes:

- 1 punhado de hortelã

- 5 rodelas de gengibre cortadas

- 1,5 litro de água

Preparo:

Coloque as rodelas de gengibre na água ferva em fogo médio. Depois desse processo, acrescente a hortelã e misture tudo. Quando o líquido esfriar, coe-o. Feito isso, você pode derramar a água energizada sobre o seu corpo, do pescoço aos pés, assim que terminar o seu banho. Nesse caso, você não deve se enxaguar.

4) Banho de camomila

Flor de camomila.

Quem nunca tomou um chá de camomila para desestressar? Essa planta apresenta uma importante propriedade tranquilizadora, que é ainda mais poderosa em um banho. Se você tiver uma banheira, o banho de camomila será uma experiência muito relaxante e restauradora.

Desvende qual flor revela o poder do seu signo

Ingredientes:

- 4 colheres (sopa) de flores de camomila secas

- 1 litro de água

Preparo:

Primeiro, ferva toda a água. Em seguida, acrescente as flores de camomila. Tampe a panela e espere por cerca de 15 minutos. Depois disso, coe a mistura. Assim que tomar seu banho, você já pode derramar o líquido sobre seu corpo, do pescoço aos pés. Para finalizar, não se enxague, e deixe seu corpo secar naturalmente.

5) Banho de boldo

Folhas de boldo.

O boldo é amplamente utilizado no Brasil para tratar problemas gastrointestinais. Porém o que muitas pessoas não sabem é que ele também pode ser utilizado para fazer uma limpeza energética, proporcionando uma sensação de bem-estar e de acolhimento.

Ingredientes:

- Um punhado de folhas de boldo

- 1,5 litro de água

Preparo:

Para esta receita, você não vai precisar ferver a água. Na verdade, você pode usar água morna, do seu banho, colocada em um balde. Depois, é só cortar as folhas com as mãos e as deixar descansando na água. Quando terminar de se lavar, despeje o líquido sobre seu corpo, do pescoço aos pés.

Experimente dicas para relaxar o corpo e a mente

Com os banhos de ervas calmantes que você acabou de aprender, é possível resgatar as suas energias e o seu bem-estar. Lembre-se de mentalizar bons pensamentos enquanto prepara o banho escolhido, para que os efeitos das ervas sejam potencializados. Aproveite as boas vibrações!

Confira também: