Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Boas vibrações digitais: ferramentas que valem ouro na palma da sua mão

A busca pelo autoconhecimento, pelo bem-estar e por uma vida harmônica é difundida em alguma medida na sociedade moderna. De alguns anos para cá, vem se tornando mais fácil acessar conhecimentos altamente complexos de maneiras descomplicadas.

Comunidades virtuais, vídeos e aulas remotas são alguns dos recursos mais inovadores para conhecer novas pessoas com interesses similares e à procura de evolução pessoal, além de entrar em contato com novas técnicas de concentração e hábitos saudáveis. 

No entanto a chegada da pandemia vem gerando prejuízos inéditos em diversos aspectos. Além da doença respiratória em si, as más notícias, o isolamento e a incerteza são fontes de intensa ansiedade e sentimentos negativos.

Sem dúvida, é um momento difícil para todos. Mas é preciso tentar extrair conhecimentos, reflexões e estabilidade dele. Felizmente, diversas técnicas de mindfulness, concentração e meditação estão ao alcance de qualquer pessoa com acesso a um smartphone e a aplicativos.

O argumento a favor dos aplicativos

Embora não sejam uma panaceia, os aplicativos podem ser muito úteis para os momentos mais obscuros da pandemia quanto uma VPN é crucial para navegar na internet com segurança e privacidade em tempos de home office.

A grande vantagem dos aplicativos de meditação e concentração em relação às técnicas tradicionais é oferecer a iniciantes ambientes virtuais que são imersivos e não exigem conhecimento prévio. 

Dessa maneira, podem oferecer cores, luzes, sons e locuções que servem como guias de maneira econômica e autônoma. Afinal de contas, nem sempre é fácil contatar alguém nas condições ideais em tempo de isolamento.

Confira a seguir cinco dicas fundamentais de aplicativos para manter o bem-estar no período pandêmico. Todas elas estão disponíveis para celulares Android e iOS e são bem-cotadas em ambas as lojas digitais.

MyLife Meditation

MyLife Meditation é uma ferramenta digital que ajuda a entender as sensações do usuário e oferece recursos de meditação guiada e breve, além de vídeos de ioga, que são úteis para controlar a ansiedade, reduzir a tensão, disciplinar e acalmar a respiração e manter uma rotina de sono mais saudável.  

Mulher sentada de olhos fechados meditando com as pernas cruzadas

O aplicativo oferecido pela desenvolvedora Stop, Breathe & Think (que era o nome anterior dessa ferramenta) está disponível gratuitamente, mas também oferece alguns recursos pagos internos.

Além de ser bonito e funcional, o MyLife Meditation permite rastrear o progresso alcançado e o humor pessoal registrado dia a dia. Para iniciantes nas práticas, pode ser um bom estímulo para incorporar os novos hábitos e se conhecer detalhadamente. 

Simple Habit

Um dos aplicativos mais bem avaliados entre usuários Android e iOS, o Simple Habit traz meditações guiadas por locuções claras e bem gravadas. Infelizmente, até o momento, só são oferecidas opções em inglês.

Os formatos são breves, de até 5 minutos, incluindo séries temáticas e músicas de fundo agradáveis. Há muitas meditações gratuitas, mas também outras acessíveis apenas para membros pagantes.

É fácil de usar, intuitivo e apresenta opções específicas — similar a listas de músicas de gêneros do Spotify. 

Mindfulness with Petit Bambou

A plataforma é bastante flexível, oferecendo opções para idades variadas, sons, músicas e etapas de meditação.

Há sessões com vozes de diversos instrutores para concentração (mindfulness) e relaxamento para estimular o sono profundo.

Mulher dormindo ao lado de um celular com um semblante calmo

Limitação: são oito sessões gratuitas disponíveis no Petit Bambou. Os itens compráveis no ambiente do aplicativo têm preços bastante variáveis. Além disso, é mais uma opção que não oferece áudio em português, então é possível selecionar escutar a meditação guiada em inglês, francês ou espanhol.

Headspace

Técnicas de meditação e concentração no momento para uso diário são os objetivos do Headspace. O aplicativo é gratuito, mas traz opções pagas dentro de sua plataforma, que permitem personalizar a experiência e estruturar conhecimentos de meditação a longo prazo.

Para o uso grátis, as funções são mais limitadas, mas ainda assim o app oferece recursos relevantes, como sons da natureza, música e locuções, ideais para relaxar e se concentrar antes de pegar no sono.

Meditation Studio

Meditation Studio tem um acervo muito interessante de meditações e não se limita a acalmar os ânimos para o relaxamento. O destaque do aplicativo é oferecer opções para fomentar a curiosidade, a felicidade, a gentileza, entre outros estados de espírito.

Mulher sentada em frente a um computador olhando o celular que está na sua mão esquerda com um sorriso no rosto

Usuários também podem customizar a ferramenta para criar planos de meditação pessoais nesse aplicativo grátis com opções adicionais pagas.

Conclusão

Mais do que nunca, zelar pelo próprio bem-estar é essencial. O autoconhecimento e os cuidados pessoais podem ser introduzidos de maneira lúdica e leve com esses aplicativos superespeciais.

A melhor notícia de todas é que os sons relaxantes, as instruções objetivas e os outros bons recursos deles podem ajudar a estabelecer os momentos de concentração e meditação no cotidiano e fazê-los durar como rotina até mesmo depois da pandemia. A jornada de autoconhecimento terrestre é longa e estritamente pessoal. Quanto mais cedo a levarmos a sério, melhor.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.