Como cada signo se sabota no amor

Você conhece a sensação de querer muito uma coisa, mas que, por algum motivo “misterioso”, tudo parece dar errado? De repente, algo – como uma briga, uma doença, algum imprevisto – sempre aparece para impedir? Pois é, pode parecer estranho, mas não necessariamente é uma coincidência, nem é alguém querendo seu mal: pode ser simplesmente porque você se autossabota.

A autossabotagem pode parecer um processo bastante inexplicável, pois por que alguém tentaria impedir que seus próprios sonhos se realizem? E como uma briga ou até mesmo uma doença pode ser provocada pela própria pessoa?

Entretanto o conceito é muito mais simples do que se imagina. A dura verdade é que realizar um sonho é muito mais assustador do que admitimos. Afinal, todos os nossos sonhos requerem uma mudança de hábitos e de estilo de vida, os quais nem sempre estamos dispostos a realizar. Além disso, o desconhecido, por mais incrível que possa parecer, é sempre mais desconfortável do que o conhecido: tendemos a permanecer em nossa zona de conforto porque já sabemos como lidar com ela. Por fim, também difícil lidar com o sentimento de possível perda. Afinal, algumas pessoas preferem nunca ter algo que amam de verdade do que passar pela dor de um dia perdê-la. É nesse processo que, inconscientemente, nosso medo nos paralisam e tramam situações que dificultam atingir nossos objetivos.

Além de tudo, nosso inconsciente é muito poderoso. Ele tem o poder de iniciar discussões sem que sequer percebamos. Também pode adoecer nosso corpo, se necessário. Desse modo, mesmo que pareçam causados por motivos externos, nossos obstáculos podem vir da nossa própria mente.

Isso pode acontecer em qualquer área da sua vida, mas no amor é especialmente comum. Por isso vale a pena estarmos atentos aos nossos comportamentos para não perdemos quem amamos.

Sempre vale a pena consultar um psicoterapeuta para casos mais graves. Entretanto a boa notícia é que é possível verificar quais são os métodos de autossabotagem mais comuns de cada signo. Veja a seguir qual é o seu:

Áries: trocar o amor verdadeiro por algo passageiro

Duas mulheres se abraçando na praia

Arianos são muito impulsivos. Isso pode ser bom para muitas coisas, mas ruim para outras. Afinal, como sabemos, é preciso dedicação e tempo para cultivar coisas boas na vida. Dessa forma, seu método de autossabotagem é esse: trocar algo importante e duradouro por algo passageiro. E claro que isso também recai no campo dos relacionamentos: os arianos são conhecidos por jogarem fora oportunidades de grandes amores por casos temporários, que duram apenas uma noite.

Touro: ciúmes excessivo

Homem e mulher de mãos dadas

Taurinos são geralmente calmos, amorosos e muito respeitosos. Mas isso não significa que não possam ter comportamentos de autossabotagem. Afinal, por serem muito amorosos, exigem reciprocidade. O problema é quando essa condição se transforma em ciúmes excessivo e, às vezes, até infundado. Isso pode ser a gota d’água para vários relacionamentos.

Gêmeos: medo de comprometimento

Mulher e homem sentados em um muro

Os geminianos são pessoas muito carismáticas e extrovertidas, mas enfrentam muita dificuldade para se comprometer. Por serem nativos muito fluidos, têm medo de se fixar a uma pessoa só, mesmo que gostem da ideia de monogamia e amem a pessoa em questão. Desse modo, preferem deixar passar a oportunidade de um relacionamento sério com a pessoa que amam por não saberem como agir nessa situação.

Câncer: carência em demasio

Casal deitados na cama

Cancerianos são ótimos com relacionamento, pois são muito atenciosos e amam amar e serem amados. Entretanto têm uma tendência a serem carentes, impedindo que a outra pessoa tenha uma vida própria. Isso pode sufocar o outro, afastando-o, pois nem todos conseguem viver “grudados”.

Leão: busca pelo melhor

Homem e mulher abraçados em meio a plantação

Os leoninos são pessoas vaidosas e sabem que merecem o melhor. Isso é ótimo, pois impede que fiquem presos a relacionamentos abusivos. Entretanto essa busca pelo melhor pode fazer com que nada pareça bom o suficiente. Desse modo, às vezes, a pessoa perfeita pode estar do lado do leonino, mas ele, com medo de que possa aparecer alguém ainda melhor, não consegue estabelecer um relacionamento.

Virgem: perfeccionismo

Casal abraçados

Ser uma pessoa organizada é essencial para a vida caótica dos dias de hoje. Entretanto, quando isso chega a um nível excessivo, pode incomodar demais os parceiros do virginiano. Isso porque eles vão começar a se sentir vigiados e não conseguem se sentir em casa ao seu lado. 

Você também pode gostar:

É muito difícil criar intimidade quando o perfeccionismo está excessivamente presente.

Libra: dificuldade de se prender a uma única pessoa

Mulher abraçando homem por trás

Librianos amam demais e têm dificuldade de decidir. Mesmo que estejam apaixonados e queiram ter um relacionamento sério com uma pessoa específica, logo seus sentimentos ficarão confusos, porque têm medo de estarem fazendo a decisão errada. Por serem pessoas muito amorosas, isso pode ficar ainda mais difícil e complicado de se contornar.

Escorpião: tendência a traição

Casal caminahndo em um gramado com flores

Escorpianos são bastante passionais e carnais. Isso é maravilhoso, pois manter a paixão viva é essencial para os relacionamentos. Mas sua sensualidade nem sempre vem para o bem: muitas vezes, não conseguem saciar seus desejos com apenas uma pessoa, o que pode levá-los à traição.

Sagitário: dificuldade para regular o humor

Casal de homens se abraçando

Uma das maiores qualidades do sagitariano é seu senso de humor. Entretanto nem sempre isso cai muito bem. Afinal, o sagitariano é aquele famoso “perde o amigo, mas não perde a piada”. Nesse caso, “perde o relacionamento, mas não perde a piada”. Se ele não estiver com alguém que o compreenda, esse senso de humor duvidoso pode afastá-lo de muitos amores.

Capricórnio: muito ego

Homem e mulher de dedinhos dados

Capricornianos são ambiciosos e têm grandes planos de vida. Por isso têm um grande senso de autorrespeito, o que é ótimo para se preservarem de injustiças. Entretanto, quando isso se transforma em um jogo de ego, pode ser um problema, sobretudo para um relacionamento. Nesse caso, os capricornianos podem exigir que seu parceiro o adore e seja submisso, então qualquer coisa fora desse padrão será o fim da relação. Esse comportamento pode ser muito tóxico e danoso para ambas as partes.

Aquário: dificuldade para seguir em frente

Homem e mulher de olhos fechados em meio a flores

Aquarianos prezam tanto a sua liberdade que acabam desenvolvendo muita dificuldade para amar. Isso significa que, quando se permitem à paixão, acabam, com frequência, despejando muita expectativa e elegendo como o “grande amor da sua vida” o primeiro que aparecer. Só que dificilmente nosso primeiro amor será o verdadeiro. Porém o aquariano não consegue seguir em frente com facilidade e, mesmo percebendo que aquele ex não é bom para si, tende a trocar um relacionamento saudável e duradouro para voltar com quem lhe fez mal.

Peixes: excesso de confiança

Casal de mulheres se olhando

Os piscianos são nativos muito amorosos e confiantes. Isso significa que eles se entregam totalmente ao relacionamento, o que os torna extremamente vulneráveis a pessoas com más intenções. Ou seja, piscianos têm a tendência de se apaixonarem por pessoas erradas e, com frequência, não percebem isso, então, consequentemente, demoram para fazer algo a respeito.

Reconheceu-se em seu método de autossabotagem? Será que também reconheceu seu/sua crush nesta lista? É uma ótima ferramenta de autoconhecimento, não é mesmo? Então reflita sobre os ensinamentos que aprendeu aqui e compartilhe com outras pessoas que também aproveitariam este conteúdo!