Compartilhar

por Erickson Rosa

Como identificar a autossabotagem em sua vida

Você tem tentando desenvolver um projeto pessoal e não tem conseguido? Tem tido problemas em seus relacionamentos? É difícil lidar com situações no trabalho? Está tendo problemas em prosperar financeiramente? Bem, talvez você esteja sendo vítima da autossabotagem e ainda não percebeu. Por isso, neste texto, pretendo explicar o que é a autossabotagem e como identificar se ela está ou não agindo em sua vida. Vamos lá!

O que é autossabotagem?

Autossabotagem é quando temos comportamentos, de maneira inconsciente, que acabam sabotando nossos objetivos. Esses comportamentos são aprendidos quando passamos por situações muitos traumatizantes e acabamos repetindo-os em situações similares. Por exemplo, digamos que uma pessoa, durante sua infância, foi cobrada excessivamente para ter um bom desempenho na escola. Ela era cobrada de maneira muito rude e agressiva pelos seus pais e de um jeito tão intenso, que aprendeu a reagir a essa pressão com muita ansiedade e controle, de forma a evitar o erro. 

Essa “estratégia” dá certo e ela começa a não errar, mas se torna uma pessoa apreensiva com qualquer erro, busca o controle de todas as situações e quando há algo que fuja de seu controle, isso acaba gerando uma grande ansiedade e uma grande angústia. Assim, quando uma situação em que ela está sendo cobrada ocorre, ela remete à situação vivenciada com seus pais e retoma o comportamento autossabotador de sua saúde. 

Veja que o comportamento autossabotador possui “vantagens”. No exemplo, a pessoa consegue ter mais assertividade em suas tarefas, mas ela sabota suas relações e saúde, pois se torna uma pessoa ansiosa, apreensiva e exigente consigo. No caso citado, essa pessoa também não consegue lidar com erros e fracassos, pois quando isso ocorre, se sente culpada e muito entristecida, o que gera crises depressivas. Veja o quanto essa autossabotagem acaba por prejudicar essa pessoa.

5 sintomas de que você está sendo vítima de Autossabotagem Financeira

Como identificar?

A autossabotagem pode ocorrer em vários setores de sua vida. Pode ser que esteja prejudicando seu relacionamento, seus resultados financeiros e seus objetivos pessoais. A identificação é algo difícil, pois lembre-se que são causas inconscientes e que você não percebe que estão acontecendo. Listo aqui alguns passos para que você consiga verificar se isso está acontecendo em sua vida.

Assuma a responsabilidade

De maneira geral, precisamos primeiro assumir a postura de líderes de nossas próprias vidas. Não ache culpados sobre as situações. Entenda seu grau de responsabilidade, sem se condenar ou se culpar. Procure fazer uma reflexão sobre seus comportamentos e atitudes que podem estar gerando essa situação. Essa é uma boa forma de começar.

Pergunte para seus amigos suas qualidades e defeitos

Seus amigos podem te ajudar, mas é preciso que você tenha duas coisas: primeiro, resiliência para ouvir coisas que talvez te desagradem e segundo, a criação de um ambiente de segurança para que seus amigos possam te falar os pontos positivos e negativos que você possui. Isso ajuda você a se ver pelos olhos das pessoas que convivem com você.

Conheça uma estratégia contra a autossabotagem

Faça uma terapia

A terapia ajuda você a olhar esses pontos cegos. Quando fazemos terapia, contamos com a ajuda de um profissional para olharmos para nossos interiores e aprendermos o que está lá e que precisa ser mudado. Fazer essa jornada interior pode ser mais fácil se você tiver companhia.

Meditação

Eu SEMPRE indico a meditação, pois ela possui inúmeros benefícios que vão desde o aumento da concentração, até o autoconhecimento. Por isso, meditar é algo que gera em você uma visão melhor de si mesmo e da realidade que o cerca.

Por que é importante conhecer seus comportamentos autossabotadores?

Conhecer a si é o primeiro passo para entendermos o porquê de muitas situações acontecerem em nossas vidas. Precisamos primeiro diagnosticar o que está gerando os problemas em nossas vidas, para que possamos trabalhar a mudança. De outra forma, você continuará vivendo as mesmas situações com pessoas diferentes. Aprenda a se conhecer, pois é libertador. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.