Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça a filosofia Yin Yang

Se você viu um símbolo que é um círculo preto e branco, com formas arredondadas, provavelmente você já teve um primeiro contato com o conceito de Yin-yang. Por ser representado por um desenho esteticamente neutro e agradável, ele tem sido utilizado até mesmo na moda. Mas será que o Yin-yang é exclusivamente algo fashion?

Em primeiro lugar, precisamos entender qual é a origem desse conceito. Muitos acreditam que ele vem da China, outros pensam que vem do Japão. Na verdade, o Yin-yang é um conceito do taoísmo, uma religião milenar chinesa que prega a harmonia entre pessoas e natureza.

O Yin-yang foi desenvolvido por essa religião levando em conta que todas as energias que existem na Terra, tanto na natureza quanto nas pessoas, podem ser separadas em pólos positivos e negativos. Há uma dualidade entre elas, que é representada pelo Yin e pelo Yang em um círculo que está em constante harmonia.

Depois de entender um pouco mais sobre de onde vem o Yin-yang e o que ele representa para a cultura chinesa, aprofunde-se nesse tema com a leitura dos seguintes tópicos. Entenda como esse conceito pode ser aplicado ao seu processo de autoconhecimento!

Significado do Yin-Yang

Mulher sentada de frente para o mar segurando um copo de café

Como apresentado anteriormente, o Yin-yang é uma dualidade que está em equilíbrio e cada parte dele representa características opostas. Yin, por exemplo, é a escuridão, a passividade, a feminilidade e o frio. Yang, por outro lado, é a luz, a atividade, a masculinidade e o quente.

Descubra qual é a energia que você emana ao mundo

Para que uma pessoa tenha uma boa qualidade de vida e esteja plenamente harmonizada com a natureza e com o que há ao redor dela, será preciso encontrar o equilíbrio entre esses dois tipos de energia. Somente dessa maneira é possível promover o bem-estar do corpo e da mente.

A combinação dessas duas energias opostas ainda apresenta outras características, definidas por leis e por teoremas. A seguir, você vai entender quais são elas, para depois saber como elas podem se manifestar na sua vida.

Leis da combinação de energias yin e yang

Mulher se olhando no espelho quebrado

1) Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita: tudo que existe segue uma harmonia e uma unidade, ainda que existam muitas maneiras de manifestar esse equilíbrio.

2) Tudo se encontra em constantes transformações: nada do que vemos e do que sentimos é fixo e imutável, seja na natureza e ou nas pessoas. Sempre é possível transformar o que existe em algo novo.

3) Todas as contrariedades são complementares: assim como o conceito de Yin-yang, os opostos são interdependentes. Não há luz sem sombra, não há quente sem frio e não há bem sem o mal.

4) Não há duas coisas absolutamente iguais: acreditamos que a mesma coisa pode ser reproduzida mais, mas isso não se verifica na prática. Sempre existirão diferenças entre uma e outra, ainda que seja o momento em que aconteceram ou foram produzidas.

5) Tudo possui frente e verso: sempre é possível observar algo a partir de inúmeras perspectivas. É assim com os objetos, com os animais, com as pessoas e com as nossas ideias. Sempre há um outro lado.

6) A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho: uma vez que é possível identificar o outro lado de tudo, perceberemos que, ainda que se tratem de dois aspectos diferentes, eles fazem parte de uma unidade.

7) Tudo tem um começo e um fim: há um ciclo por trás de todas as coisas, seja daquilo que é vivo ou daquilo que não tem vida. Tudo que começar irá acabar um dia, de alguma maneira.

Teoremas do Yin-yang

Uma vez que você compreendeu as leis que regem o conceito de Yin-yang, basta analisar os teoremas dele. São afirmações sobre como essa filosofia funciona!

1) Yin e Yang são duas extremidades de uma unidade que está sempre expandindo. Quando a expansão atinge a maior capacidade, essa unidade se divide em dois, gerando essas duas energias opostas.

2) Yin e Yang surgem a partir de unidades que estão em uma expansão infinita.

3) Yin e Yang produzem energia quando se movimentam, sendo que Yin direciona-se ao centro de tudo, enquanto Yang afasta-se dessa região.

4) Como opostos, Yin e Yang se atraem. Da mesma maneira, Yin repele Yin, assim como Yang repele Yang.

5) Quando são potencializados, tanto o Yin quanto o Yang vão gerar os seus opostos, seguindo um processo de atração.

6) As forças de repulsão e de atração de todas as coisas que existem são proporcionais à quantidade de energia Yin e Yang que existe em cada uma delas.

7) Os fenômenos que podem acontecer se formam a partir de inúmeras combinações de Yin e Yang.

8) Todas as coisas estão em constante transformação e são passageiras porque Yin e Yang estão sempre oscilando.

9) Tudo que existe no mundo apresenta polaridade.

10) Não há neutralidade energética.

11) A energia Yin expandida atrai a energia Yin reduzida, e isso também acontece no caso do Yang.

12) Tudo o que vemos no mundo físico apresenta energia Yin no centro e energia Yang na periferia.

Símbolo do Yin-yang

Yin e yang pintados em uma parede

Para sintetizar o equilíbrio entre as forças opostas que o conceito de Yin-yang define, foi desenvolvido um símbolo, que é reproduzido com frequência em todo o mundo. Trata-se de um círculo dividido ao meio com uma linha sinuosa. Cada metade apresenta uma cor, preto ou branco, e dentro de cada seção há um círculo da cor oposta.

Esse símbolo indica não só a necessidade do equilíbrio entre essas duas energias, mas também a maneira como uma está sempre dentro da outra, mesmo sendo diferentes. Não há Yin sem Yang e não há Yang sem Ying.

Veja como o Yin-yang se manifesta no Horóscopo Chinês

Além disso, as cores que estão presentes no símbolo estão diretamente relacionadas ao tipo de energia que cada parte do conceito representa. Como Yin é o escuro, ele é representado pela cor preta. Já que Yang é o claro, está representado pela cor branca.

Outra representação menos popular do conceito de Yin-yang é a imagem do Tigre e do Dragão, animais importantes para a cultura chinesa que também indicam a dualidade energética que está presente nessa filosofia de vida.

Como viver esse conceito?

Mulher sentada em uma rocha na pria

A filosofia Yin-yang atrai adeptos em todo o mundo porque a partir dela somos capazes de compreender que tudo é formado a partir de pontos positivos e negativos e que isso não é um problema. Encontrando o equilíbrio entre esses dois pólos é possível ter uma vida equilibrada e feliz.

A compreensão de que tudo pode ser bom e ruim, que pode ter acertos e falhas, é só uma parte desse processo de incorporação do Yin-yang na sua vida. Outras atitudes que você pode tomar são: abrir-se para novas ideias, aceitar que tudo se transforma, enxergar o começo e o fim de cada coisa e compreender que tudo que existe é composto por energia.

Quando aprendemos que todos os corpos emitem vibrações e que estamos conectados a elas de alguma maneira, conseguimos desenvolver empatia e respeito por cada coisa que existe. Dessa maneira, construímos um mundo mais harmônico.

Como a Astrologia interpreta essa filosofia?

Livro aberto com ilustração dos signos

Na Astrologia, também é possível identificar as polaridades Yin e Yang. Elas são utilizadas para avaliar o tipo de energia que cada signo emite e estão dispostas de maneira alternada no Zodíaco. Ou seja, se Áries é Yang, Touro é Yin e Gêmeos é Yang novamente.

Por meio dessa análise, compreendemos que os signos que apresentam energia Yang são mais extrovertidos, expansivos e que sabem se comunicar com facilidade, já que carregam uma polaridade ativa. São eles: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Aprenda como funciona a alimentação Yin-yang

Por outro lado, os signos que carregam a energia Yin, associada a comportamentos passivos, podem apresentar uma interioridade bem desenvolvida, timidez e tranquilidade. Esse é o caso dos signos: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Reparou que os signos de Água e de Terra apresentam energia Yin, enquanto os signos de Fogo e de Ar apresentam energia Yang? Não é só uma coincidência. Esses conceitos também estão relacionados. Para saber qual é a energia que está mais presente em você, analise seu Mapa Astral completo.

Yin-yang é um conceito que pode ser aplicado como filosofia de vida ou em um processo de autoconhecimento. De origem chinesa, ele representa o equilíbrio e a harmonia que existem entre tudo que há na Terra, inclusive na interação entre pessoas e natureza. Continue expandindo seus conhecimentos para ser capaz de identificar inúmeras maneiras de pensar sobre o mundo!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.