Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça o Baralho Cigano

O baralho cigano é um baralho utilizado pelos povos ciganos europeus para o ato de divinação e leitura oracular. Sua origem é incerta. Como os povos ciganos estavam sempre de mudança, não se sabe ao certo quem criou e em que lugar foram criados os símbolos que foram associados aos naipes do baralho comum. Alguns defendem a tese de que são símbolos adaptados do tarô tradicional, outros acreditam que pode ter sido uma criação de uma esotérica francesa do século XVIII, a madame Lenormand.

O baralho possui 36 cartas e o significado de cada uma delas vai além da interpretação de símbolos. É necessário o uso da intuição e da conexão espiritual com a questão para a qual está buscando a resposta. Devido a esse aspecto, dizem que antigamente apenas as mulheres poderiam ler as cartas do baralho cigano, pois somente com a intuição feminina poderia ser feita uma leitura perfeita das cartas, além da conexão com a deusa mãe e a fertilidade da terra.

Na leitura das cartas pode aparecer um dos quatro naipes (também utilizados no baralho comum). Cada um com o seu significado:

  • Copas – representa o elemento água, as emoções e os relacionamentos.

  • Ouro – representa o elemento terra, os bens materiais, o trabalho e o dinheiro.

  • Paus – representa o elemento fogo, a inspiração, a espiritualidade e a sabedoria.

  • Espadas – representa o elemento ar, a mente e o intelecto.

Veja alguns significados de cartas para ter uma ideia de como o baralho cigano pode trazer respostas, ideias e inspirações de acordo como propósito da consulta:

Carta 1 – O cavaleiro

Significa o movimento, a busca por algo. O cavaleiro não tem medo de buscar a sabedoria e a conquista de seus objetivos. Capacidade de mudar algo e correr atrás de seus interesses.

Carta 3 – O navio

Significa a busca por novos horizontes. O navio encara a imensidão do mar sem medo do que está por vir. Novos caminhos podem aparecer em sua vida.

Carta 7 – A cobra

Significa traição, falsidade, discórdia. A cobra é um animal sorrateiro, que sabe dar o bote na hora certa, podendo assim pegá-lo desprevenido.

Carta 12 – Os pássaros

É uma carta ligada à espiritualidade, à alegria que se encontra no dia a dia. Mostra a beleza de reconhecer as verdades da vida.

Carta 16 – A estrela

Significa a intuição, a esperança e a luz que guia na noite. Está ligada à sorte e à força espiritual que dá energia para superar os desafios e acreditar que tudo ficará bem.

Carta 36 – A cruz

Significa o sacrifício, que nada mais é do que o ofício sagrado. É aquilo que você está disposto a se sacrificar para exercer e mostrar a sua verdade ao mundo, não importando as dificuldades.

Essas são apenas algumas cartas para você ter ideia de como é o baralho cigano. Assim como outros oráculos, esse baralho pode ter interpretações infinitas, de acordo com cada situação e cada pergunta que é feita para ele. Portanto se você tem interesse em conhecer mais os mistérios desse oráculo cigano, consulte-se com alguém que tenha experiência nessa prática.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.