Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

10 criaturas da mitologia japonesa

O Japão é um país cheio de história e costumes, por isso, a sua mitologia não sai perdendo. Os japoneses contam com incríveis criaturas que você conhecerá agora, isso se já não conhecer, caso seja um grande fã da cultura ou de animes!

Kappa 

O Kappa é conhecido como um macaco da água com aparência de goblin, cuja cabeça é cheia de água. Se a água cair de sua cabeça, ele perde os seus poderes mágicos. Essa criatura pode ser tanto boa quanto má, levando em consideração que ela também bebe sangue. O Kappa ama pepino, por isso que se tornou um costume dos japoneses jogar esse alimento na lagoa quando desejam pedir algo à criatura, pois ela é conhecida por ser bastante educada e fiel às suas promessas.

Kiyohime 

Essa princesa era uma jovem mulher apaixonada por um monge chamado Anchin. Infelizmente os seus sentimentos não foram correspondidos. Quando se deu conta de que ele a deixou, ela iniciou sua perseguição. Ao ter que atravessar um rio para alcançar Anchin, que estava em seu bote, Kiyohime transformou-se em uma cobra e foi atrás dele. Assustado com a nova forma de sua ex-amante, Anchin tentou se refugiar em um templo e se escondeu atrás de um sino. Kiyohime, com os seus sentidos mais aguçados, sentiu o cheiro do seu amado e cuspiu fogo no sino, derretendo-o e matando Anchin.

Yuki-onna 

Apesar de existir diversos contos sobre ela, Yuki-onna é uma figura muito conhecida em animes. Tendo o corpo de uma mulher pálida em um longo e branco quimono, a Yuki-onna costuma aparecer na neve sem os pés, vagando como se fosse um fantasma. Como ela se alimenta da essência humana, o seu método de assassinato consiste em soprar ar gelado em suas vítimas a fim de congelá-las e, posteriormente, sugar as suas almas pela boca.

Tengu 

Como se fosse um goblin voador, Tengu vive implicando com os seres humanos. Descrito como uma ave parecida com um corvo, dizem que o Tengu deriva de antigos sacerdotes hipócritas que, como punição pelos seus atos, foram condenados a viver com essa aparência nas montanhas. Por tal passado, dizem que os Tengus afastam as pessoas do budismo, amarram padres em altas árvores, sequestram crianças e iniciam incêndios em templos.

Akaname

Essa criatura superbizarra é conhecida por sua grande língua, que sempre está lambendo banheiros sujos e espalhando o seu veneno por ali. Dizem que o Akaname foi criado pelos pais a fim de incentivarem os seus filhos a manterem os seus banheiros limpos.

Princesa Kaguya

Era uma vez um casal idoso que vivia nas montanhas. Em certo dia, o homem encontrou um bebê perto de um bambu. O bebê cresceu, virou uma mulher linda e muitos homens começaram a competir entre si para decidir quem se casaria com ela. Kaguya nunca se casou com ninguém, ao invés disso, ela voltou para a sua forma original: a Lua.

Konaki-jiji 

Esse pequeno travesso vive nas montanhas imitando o choro de um bebê e esperando que algum viajante encontre-o. Quando o viajante pega a "criança" com o intuito de confortá-la, ela cresce e fica extremamente pesada, chegando a pesar até 350kg. As pessoas ficam paralisadas ou morrem com o peso, contudo, dizem que você será abençoado com poderes mágicos se sobreviver ao Konaki-jiji.

Mokumokuren 

O Mokumokuren é uma criatura que vive nos buracos das paredes de papel (a antiga arquitetura japonesa consistia em construções com paredes feitas de papel). Caso o dono da casa seja descuidado, a chance é que os buracos na parede aumentem cada vez mais, aumentando também a possibilidade de as pessoas perceberem a existência do Mokumokuren.

Makura-Gaeshi 

Dizem que essa criatura joga areia nos olhos ou rouba a alma das pessoas, mas a verdade que não muda nos contos é a sua incrível habilidade de mover travesseiros. Uma criatura realmente assustadora se você é fã de um sono tranquilo!

Kasa-Obake 

No folclore japonês, encontramos os Tsukumogami (objetos que ganham vida após existirem por mais de 100 anos). O Kasa-Obake é um Tsukumogami especial, pois ele é um guarda-chuva que ganhou vida e é um dos poucos que ganhou um nome especial, para assim diferenciá-lo dos demais objetos. Por isso, toda vez que o seu guarda-chuva começar a se mover estranhamente em uma chuva, é de bom tom começar a se questionar quantos anos ele deve ter...

Essas foram apenas dez de muitas criaturas do folclore e mitologia japonesa. Quanto mais você ler, pesquisar sobre a cultura ou ver animes e filmes japoneses, maior é a sua chance de ficar fascinado com a história que cada ser desse rico folclore pode oferecer! 


Esse artigo foi escrito pela Amanda Magliaro da Equipe Horoscopo Virtual.

 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.