Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dia de São José

O calendário brasileiro possui inúmeras datas especiais. Na maioria das vezes, as pessoas se lembram apenas daquelas que são consideradas feriados. Entretanto a verdade é que a nossa agenda contém mais dias comemorativos do que podemos imaginar.

Isso se deve a diversos fatores. Enquanto existem datas que são criadas com o intuito de promover algum assunto pertinente à sociedade, também existem aquelas que pretendem homenagear uma profissão ou uma atividade importante para a população.

Ao mesmo tempo, os dias que possuem relação com o cristianismo ganham grande atenção! Isso porque o Brasil é um país que possui um grande número de fiéis, o que faz com que essas datas que normalmente sejam esquecidas acabem ganhando um pouco mais de popularidade.

Os dias que homenageiam santos, por exemplo, são bastante comuns para os cristãos, principalmente para os católicos. Contudo isso não se deve apenas ao fato de que essas datas propiciam comemorações especiais nas igrejas, assim como facilitam a nossa comunicação com essas divindades. Isso se deve também ao fato de que essas celebrações disseminam maiores informações sobre a figura em questão.

No Dia de São José, estabelecido em 19 de março, por exemplo, as pessoas não simplesmente rezam para essa divindade ou fazem os seus pedidos. Elas também contam a sua história, debatem sobre a sua importância e o seu papel para o cristianismo e entendem um pouco mais sobre a sua própria religião.

Tudo isso que foi citado é de extrema importância, afinal de contas cria um maior senso crítico até mesmo para os fiéis. Conhecer a história de sua religião apenas fortalece os seus sentimentos perante ela, o que é algo muito belo e que atrai cada vez mais interessados!

Quer saber mais sobre essas datas tão importantes? O Horóscopo Virtual pode te ajudar. Nesse artigo, vamos conhecer um pouco sobre o Dia de São José. Confira!

Descubra o poder dos Arcanjos no seu lar com o Feng Shui

A história de São José

Quem nunca ouviu falar de José? Mesmo aquelas pessoas que não são religiosas sabem quem foi essa figura tão importante para o cristianismo. Mesmo sendo extremamente popular, porém, muitos não conhecem a sua história!

José era noivo de Maria quando ficou sabendo de sua gravidez. O seu primeiro instinto foi abandoná-la, afinal de contas ele não era o pai da criança. Todavia desistiu dessa ideia ao receber a visita de um anjo em seu sonho. Nesse episódio, a figura celestial lhe contou que sua amada iria parir o Filho de Deus e que sua missão era proteger tanto a mãe quanto o bebê.

Por esse motivo, José aceitou se casar com Maria. A criança, chamada Jesus, nasceu em Belém. Contudo ele recebeu novamente a visita de um anjo, agora o avisando que alguém pretendia assassinar o seu filho.

Sendo assim, ele decidiu fugir, junto com Maria e Jesus, para o Egito. Lá viveram por cerca de quatro anos, até que se tornou seguro retornar para Nazaré.

Durante todo esse período, José dedicou a sua vida a cuidar de sua família. Trabalhador, ele atuava como carpinteiro e sempre garantiu o bem-estar, a saúde e o conforto de sua esposa e de seu filho. Desta forma, era capaz de agir de maneira piedosa, misericordiosa e digna.

Não se sabe exatamente quando José morreu. Contudo acredita-se que isso ocorreu antes de Jesus iniciar sua vida pública, caso contrário ele teria sido citado mais vezes na Bíblia.

 

Simpatias para Cosme e Damião

 

A importância de São José para Jesus

Mesmo não sendo o pai biológico de Jesus, foi José quem se tornou a figura paterna da criança. O seu amor pelo menino era genuíno, e isso pode ser percebido pela maneira com que a santidade procurou oferecer uma vida digna a ele.

É possível afirmar, então, que José influenciou diretamente a personalidade de Jesus. Ele ensinou e mostrou ao menino qual era o caminho correto e o errado, e qual deles ele deveria sempre seguir. Ele mostrou que a piedade e a dignidade devem sempre ser colocadas em primeiro lugar, assim como a justiça sempre deve ser feita. O amor também foi um ensinamento muito importante que José ofereceu a Jesus.

Isso mostra o porquê de José ser tão importante para o cristianismo. Ele não foi apenas o protetor de Jesus; ele foi também a única figura paterna oferecida ao menino durante sua vida humana.

 

O Dia de São José

Nem sempre o Dia de São José foi comemorado em 19 de março.

Antigamente, a data era celebrada no dia 20 de julho. Isso ocorria principalmente no Egito, mais precisamente no século IV. Depois a homenagem passou para o dia 26 de dezembro e, ainda hoje, algumas igrejas mantêm essa tradição.

Entretanto esse dia fica muito próximo do Natal, ou seja, o próprio aniversário de Jesus. Por esse motivo, tornou-se necessário criar uma data especial para o Dia de São José. Como sua morte se deu em 19 de março, foi estabelecido que esse dia de tristeza seria transformada positivamente por uma nova tradição que iria homenagear a vida e os feitos da divindade.

Confira o santo de cada signo

Algumas curiosidades

 

Por ser uma figura muito importante para o cristianismo, muitas pessoas homenageiam São José ao dar o nome da divindade para os seus filhos. No Brasil, por exemplo, existem mais de cinco milhões de José!

O significado desse título faz referência direta a Deus. Acredita-se, portanto, que todo José é muito abençoado e destinado a grandes feitos!

Essa, contudo, não é a única curiosidade ao redor desse santo tão famoso! Considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, é comum que simpatias e oferendas sejam feitas à divindade. Nesse caso, as pessoas pedem aquilo que desejam muito, o que varia entre um bom emprego e um casamento feliz.

Se quiser fazer isso, o indivíduo deve escrever o nome de várias frutas em diferentes pedaços de papel, colocar tudo em uma caixa e, em seguida, sortear um. A fruta que você tirar não deve ser consumida durante um ano, como prova de sua devoção a São José.

Além disso, muitas pessoas gostam de mostrar a sua devoção a São José. Por isso é que medalhas, terços e anéis com a sua figura são muito populares entre os cristãos!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.