por Alex Nielsen

Dividir para conquistar!

Olá, amigos!

Hoje quero falar sobre o nosso lugar no mundo e na vida, sob o ponto de vista da constelação familiar sistêmica.

Um lugar para nós somente irá ter sentido se estivermos ao lado de outros, pois se estivermos sozinhos, não teremos lugar algum. Olhe a sua volta – ocupamos o nosso lugar sempre com muitos a nossa volta. Mesmo esperando que o outro ocupe o seu lugar, estamos lutando para ocupar o nosso. Bert Hellinger diz assim: “Como poderíamos estabelecer um intercâmbio com eles, tomar deles e dar a eles?”.

Se olhar com profundidade as palavras de Hellinger, perceberá que faz parte deste intercâmbio que os demais tomem o seu lugar, mantendo-o e expandindo-o, até entrar em competição conosco. Desta forma, estabelecemos uma profunda e intensa relação com o outro.

Por outro ponto de vista, trata-se de uma batalha pelos melhores lugares, inclusive o melhor lugar para a nossa vida. Você pode até não perceber ou não tem coragem para desafiá-lo (tudo bem), mas é uma questão de vida ou morte.

Analise bem. Para que possamos tomar nosso lugar na vida, outro teve que desocupar, e tudo bem, faz parte, é necessário este movimento. Enquanto nosso lugar nos pertence, nós o teremos, quando não nos pertencer mais, deixará de ser nosso para que outro ocupe, é o ciclo natural da vida. Quando criamos limites para o nosso lugar, limitamos a nossa vida como um todo.

Como funciona um relacionamento sério, que dá certo? Um partilha de seu lugar com o outro. Mesmo quando cedemos algo de nosso lugar, acabamos ganhando algo a mais no lugar do outro, preenchendo junto um lugar maior, ou seja, o seu lugar se amplia, se expande em conjunto com o lugar do outro.

Não estou dizendo que não devemos assumir o nosso lugar, pelo contrário, devemos assumir e defendê-lo, mas em paralelo devemos ocupar um lugar maior junto com os outros, defendendo-os assim também. Quando digo “defender”, quero dizer que devem defender o limite pelo qual o lugar se expandiu, além de criar um relacionamento para além destes limites, junto com o seu lugar. Maluco tudo isto?

Para que possamos trazer o grande sucesso em nossas vidas, não podemos nos reservar apenas ao “nosso lugar”, devemos ampliar nossos limites, partilhar nosso lugar com o lugar de outros.

Para finalizar, Bert Hellinger fala o seguinte:

“O modo mais seguro de proteger nosso lugar é junto com os outros. Mas, além da própria sobrevivência, trata-se da vida e sobrevivência de muitos, da vida plena e do sucesso de todos”.

Alex Nielsen

+ artigos

Coach de Vida, Carreira e Empreendedorismo, especializado em Inteligência Emocional e PNL, Palestrante, Facilitador em Constelação Familiar Sistêmica, Mestre Reiki, Tarólogo, Comunicador da Rádio Mundial, no qual apresenta o programa Despertar Emocional e Escritor, há mais de 15 anos.