Compartilhar

por Alex Nielsen

O que eu faço da vida? Para onde eu vou? Como posso lhe ajudar?

O que faço da minha vida? Por qual caminho devo seguir? Como faço para saber se estou no caminho certo? Não sei nem como posso conquistar mais em minha carreira e gerar melhores resultados, reconhecimento e dinheiro... Estes questionamentos e outros dilemas são comuns entre muitos profissionais e até mesmo aqueles que estão em início de carreira, pois se sentem extremamente perdidos quanto a sua missão de vida e propósito profissional. Muitas vezes, acabam por entrar em uma área profissional por pressão da família ou pelo simples fato de não terem tido um direcionamento profissional na adolescência.

Ter dúvidas quanto a sua caminhada, principalmente quando falamos de vida profissional, é até certo ponto natural, pois ninguém vem com um manual de sua vida com os passos e direções que deve seguir. O que devemos tomar cuidado é não permitir que estas dúvidas se alastrem por toda uma vida, é necessário buscarmos autoconhecimento e sempre nos questionar para podermos identificar quais são os passos necessários para estruturarmos a vida profissional que tanto desejamos.

O primeiro passo para entender o seu caminho, principalmente o profissional, é conhecer suas limitações e as crenças que estão impedindo você de alcançar o êxito e a plenitude na vida, principalmente a profissional.

Nos processos de coaching, sempre falamos que as respostas para as nossas dúvidas estão dentro de nós, apenas não fizemos a pergunta correta. Muitos profissionais buscam comigo o processo de coaching de carreira para poderem ter um direcionamento profissional, pois apesar de realizarem um bom trabalho atualmente, não se sentem 100% felizes em sua vida pessoal e consequentemente a profissional. Usar de metodologias, como a do coaching, para nos compreendermos melhor e termos mais clareza sobre o nosso ser interior, nos possibilita termos mais leveza para chegarmos até onde desejamos.

Quantas vezes não olhamos para a nossa própria vida profissional e nos sentimos perdidos, realizando uma série de atividades no trabalho, nos dedicando ao máximo, além de termos que realizar inúmeras atividade na empresa para gerarmos mais produtividade e assim “garantirmos” a nossa permanência na mesma? Apesar de tanto esforço, ainda não conseguimos alcançar o degrau profissional que tanto buscamos, nos trazendo o sentimento de estar andando em círculos.

Mas existe algo de muito positivo neste questionamento todo que fazemos a nós mesmos, é que esta insatisfação nos mostra que podemos mais, que podemos alcançar sim o que desejamos. Muitos que estão nesta situação, acabam por se acostumar com as suas angústias na carreira e acabam por se acomodar, não buscando fazer nada para mudar, pois lá no fundo acreditam que não podem ou que não têm mais tempo para isto. Mas vem cá, seja sincero com você mesmo... Quem disse que você não pode? E se disse, puderam provar que você não pode mudar a sua vida, ter clareza sobre o que deseja realmente e viver isto em sua plenitude? Tenho certeza que não!

Se você chegou a esta conclusão junto comigo, lendo este artigo, então diga bem alto: SHOOOOOW! Pois este é o primeiro passo para você compreender melhor como sair do seu estado atual de insatisfação e trilhar o caminho que vai te levar até onde realmente deseja estar. Imagine agora você exatamente daqui um ano, vivendo profissionalmente o que ama e tendo todos os ganhos consequentes desta missão de vida! 

E como um processo de coaching pode lhe ajudar nesta jornada?

O coaching de carreira vem como um poderoso método para auxiliar no desenvolvimento pessoal e consequentemente na evolução de seu trabalho. O profissional Coach vai apoiar você por meio de técnicas e ferramentas a conhecer seus pontos fortes e fracos, suas crenças limitantes, habilidade e talentos.

Quando começamos a nos conhecer, passamos automaticamente a evoluir, pois ao percebermos que precisamos aplicar melhorias em nossas atitudes e comportamentos, além disso, compreendemos a importância de remodelar velhos hábitos.

Vou deixar algumas dicas simples para você que se encontra neste momento angustiante. Tenha clareza do seguinte:

  • Você não está velho e pode começar a mudar agora; 

  • Não desista jamais dos seus sonhos e objetivos, mesmo que pareçam impossíveis, você pode alcançá-los se assim desejar; 

  • Para toda conquista, é imprescindível que haja um planejamento; 

  • Sem organização e comprometimento, você nunca alcançará seu caminho; 

  • Não será do dia para a noite que sua vida vai mudar, para isto é necessário ter clareza de todo o caminho que vai percorrer, além de saber que no meio da jornada, mudanças podem ocorrer e está tudo bem, aprenda a lidar com elas.

Eu poderia continuar escrevendo 1000 dicas aqui para você poder começar a encontrar o seu verdadeiro propósito de vida e ter sucesso profissional, mas para não deixar o artigo maior do que já está, minha MEGA DICA, e ao meu ver a mais importante, é: Aja agora! 

Compartilhar

Alex Nielsen

+ artigos

Coach de Inteligência Emocional, Facilitador e Trainer em Constelação Familiar Sistêmica e Terapeuta Sistêmico. Comunicador da Rádio Mundial (95.7 FM) e autor da Editora Madras, com o livro Despertar Emocional.