Compartilhar

por Valquiria Rita Geraldini

Elm: como este Floral de Bach pode nos ajudar?

2018 está chegando ao fim. A sensação de estar sobrecarregado por excesso de atividades é bastante comum nesta época do ano. Por isso, escolhi o Floral de Bach Elm para falar neste artigo.

Elm é a vigésima primeira essência floral encontrada pelo médico inglês Dr. Edward Bach, criador dos Florais de Bach. É pertencente ao grupo do desalento e do desespero, um dos sete estados mentais e emocionais abordados pelo Dr. Edward Bach.

No livro Forma e Função, Julian Barnard diz que a primeira impressão de Elm (Ulmus procera) é uma grande coluna de madeira (procera significa alta), o imenso pilar do tronco, frequentemente maior que trinta metros de altura quando em seu apogeu, e com um raio de mais ou menos cinco metros. Esta é uma árvore ereta, com alguns galhos espalhados, carregados por uma grande quantidade de ramos menores. Quando em floração, há um contraste entre tronco forte e as flores que são complexas. A flor masculina é quem fornece a maior parte da cor rosa, já que as anteras maiores são vermelhas, até que se abrem, espalham o polén e rapidamente escurecem.

Elm é indicado para as pessoas com grande capacidade que perdem, momentaneamente, a confiança e se tornam desanimadas. É útil para quando estas pessoas se sentem repentinamente sobrecarregadas por obrigações e inadequadas para lidar com elas ou cumprir seus compromissos; isto normalmente tem como causa o excesso de trabalho e como consequência se sentem exaustas e deprimidas, com perda de autoconfiança.

Elm vai restaurar a força e a capacidade normal para que a pessoa cumpra com suas responsabilidades. Ela resgata a autoconfiança, a determinação e a perseverança de profissionais que estão temporariamente desanimados e exaustos devido ao excesso de trabalho e não têm como fugir das obrigações. Ajuda a tranquilizar a mente, de modo que os problemas possam ser analisados de forma clara e racional, estimulando assim a volta da segurança perdida. Elm auxilia a definir propósitos e a simplificar.

Os florais não possuem contraindicação podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia 

Compartilhar

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.