Compartilhar

por Valquiria Rita Geraldini

Utilizando os Florais de Bach nos momentos de raiva

Embora as reações de cada pessoa sejam diferentes, a raiva é um sentimento muito comum. Até mesmo as pessoas mais equilibradas já tiveram os seus momentos de fúria. Muitas pessoas tentam suprimir ou mascarar a raiva, porém reconhecê-la é muito importante para o equilíbrio emocional uma vez que a raiva tem um propósito de nos alertar que um determinado padrão de comportamento não é mais possível e nos auxiliar a determinar um novo rumo.

Exagerar na hora de expor tal emoção xingando, berrando, indo para cima apertando os punhos, manifestando agressividade e violência é algo muito ruim, mas guardar a raiva para si é igualmente prejudicial, pois além de contaminar o nosso estado de espírito e o nosso humor, contribui muito para o desenvolvimento de males físicos, tais como as doenças degenerativas.

Dentro da Terapia Floral, existem algumas essências florais que podem ajudar nas situações onde a raiva pode se manifestar. Selecionei duas pertencentes ao Sistema de Florais de Bach para exemplificar. São elas:

Holly (Ilex aquifolium)

Meses de floração: maio e junho.

Cor das flores: branca. 

Indicado para aqueles que apresentam sentimentos de raiva, ódio, inveja, ciúmes e vingança. Holly é a flor da abertura do coração para o amor, restaurando a capacidade de amar, tornando a pessoa amável, carinhosa e com grande sentimento de compaixão.

Leia também "O uso das essências florais para o tratamento do desânimo"

Cherry Plum (Prunus cerasifera)

Meses de floração: fevereiro a abril. 

Cor das flores: branca. 

É para aqueles que têm medo do descontrole mental e que receiam fazer algum mal a si mesmo ou a outra pessoa, podendo manifestar súbitas explosões de raiva. Cherry Plum traz clareza e controle mental, permitindo que a pessoa possa tomar atitudes racionais e com calma.

Os florais não possuem contraindicação, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Compartilhar

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.