Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Formas de praticar feminismo no seu dia a dia

O feminismo é um assunto que está em alta. Esse movimento e ideologia vem ganhando cada vez mais adeptos, e por quê? Porque ele simplesmente busca a igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres. Incrível, não é mesmo? Na prática é muito melhor, e pensando nisso nós preparamos um pequeno guia com 5 formas de você ser mais feminista no seu dia a dia! E não desanime, leia até o fim! Garantimos que você será uma pessoa mais consciente após essa leitura!

Saiba se impor 

Cavalheirismo é uma coisa, mas alguém subestimar a sua capacidade intelectual ou financeira é outra. Homens que querem fazer tudo para você, falar por você, pedir por você, pagar sempre para você, se impor para você, não merecem a sua atenção. Você é capaz de falar por si mesma e de impor as suas opiniões e conhecimentos. Você até pode se deparar com pessoas que queiram te impedir de falar ou continuar seu raciocínio sob um argumento chulo de "sua opinião não conta, feminazi". Pois bem, não se amedronte perante essa tentativa de insulto, pelo contrário, fale ainda mais, argumente mais, porque você é inteligente, tem opinião própria e o mundo deve saber isso.

Seja quem você quiser 

"Tira esse batom vermelho, está parecendo uma vagabunda." 

  1. Prostitutas são seres humanos que, independentemente da sua opinião, merecem respeito como qualquer outra pessoa. 

  2. "Meu jeito de me arrumar não é da sua conta." 

E não apenas seu jeito de se vestir, mas seu jeito de cuidar do seu corpo também. Vivemos numa época em que vários canais diferentes tentam nos ditar modos de vestir, de depilar, de cortar o cabelo, mas não caia nessa. Você é a dona do seu corpo, dona da sua vida e, como tal, até pode querer se inspirar no que o mundo da moda tem a te oferecer, mas lembre-se que a decisão final é sua e você não deve satisfação para ninguém, além do seu próprio bem-estar. 

Esqueça as "piadas" de gênero 

"Lugar de mulher é no tanque" 

"Homem só serve para pagar conta" 

"Nossa, esse aí é cheio de 'trejeitos', todo(a) viadinho/sapatão." 

"Por que ela(ele) faz essas cirurgias? Nunca vai ser um homem/mulher de verdade" 

Sim, ainda ouvimos essas coisas e, sim, ainda tem pessoas que acham que isso é engraçado: "só uma brincadeirinha". Não, isso não é engraçado. E como o feminismo trata da igualdade de todos os sexos, também é completamente compreensível estender o conceito à igualdade e respeito a todos os gêneros. Não julgue que algo é engraçado apenas baseado no seu senso de humor, principalmente quando você tem a consciência de que isso pode soar ofensivo. Bom senso é bom e todo mundo gosta, não é mesmo?

Apoie seus amigos e suas amigas, inclusive desconhecidos 

Se você vir uma situação em que alguém está sendo oprimido, se expresse! E não apenas isso, existem diversas "desigualdades" no nosso dia a dia. Homens com serviço militar obrigatório, mulheres recebendo menos, homossexuais e transexuais sendo desrespeitados por serem quem são, em qualquer uma dessas situações, apoie essas pessoas, elas precisam de você. Juntos somos mais fortes.

Informe-se 

Aprender nunca é demais, principalmente quando o assunto em questão é tão abrangente. É preciso aprender mais sobre a teoria, o movimento, os pensadores e pensadoras, e inclusive sobre a "oposição". Precisamos saber ouvir o outro lado, entender quais são suas queixas e vertentes, nos reavaliarmos e, por fim, defender a nossa opinião. Uma das muitas formas que você pode utilizar é seguir o movimento HeForShe da ONU e seguir as dicas de leitura da Emma Watson: ela sempre posta os livros que anda lendo,e quem lê sempre acaba com um rico debate em mãos.

Talvez você já tenha conhecimento de todas essas dicas, se for assim ficamos felizes em te mostrar que também te apoiamos nessa luta! Mas, caso você tenha descoberto algo novo com esse artigo, saiba que você com certeza está evoluindo, afinal, está buscando conhecimento sobre algo que busca tornar o mundo mais igualitário e um lugar melhor para se viver. Siga nossas dicas, se tiver outras ideias conte-nos nos comentários e vamos seguir juntos na busca por um mundo melhor!


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.