Compartilhar

por Camila V. S.

Já ouviu falar nas Leis Naturais?

As leis naturais são comportamentos padrões do meio ambiente em que vivemos e que regem os mais básicos ensinamentos do Xamanismo.  

Quer saber mais sobre o que é o Xamanismo? Veja um resumo nesse videoaula!

O Xamanismo não tem um livro-base como as tradicionais religiões, seu sistema de crenças se baseia em ensinamentos obtidos através da observação da natureza, alguns que, porventura, vieram também a serem transmitidos por nossos ancestrais nativos por tradição oral. Veja abaixo alguns exemplos de leis naturais:  

Você colhe o que você planta

Na natureza é assim, não adianta plantar uvas e achar que vai colher bananas, a gente tem a mania de sair “cultivando” qualquer coisa e nos esquecemos que algum dia, cedo ou tarde, teremos que colher exatamente aquilo que plantamos.

O Sol brilha para todos

Somos todos abençoados pela mesma Natureza Criadora, independentemente de quem ou como formos, somos todos especiais, este é um ensinamento de igualdade.

Tudo veio da Terra e a ela deve tornar   

É o eterno ciclo da natureza, nos lembra que pertencemos todos a este planeta que é a nossa casa e que, ao fim da vida, os nossos restos mortais tornarão a integrar a terra-mãe. 

“Somos um”, “você é o que você come”, e muitas outras sabedorias populares têm origens na religiosidade nativa. Para os antigos e indígenas, tudo na natureza possuía um sentido e um significado muito maior, e assim eles aprenderam a viver sempre em harmonia e a reverenciar toda a forma de vida, de uma grande montanha a um grão de areia, para o Xamanismo, com tudo podemos aprender.

Ainda é possível aplicar os conhecimentos das leis naturais na nossa vida cotidiana, você já parou para observar a natureza hoje?

Compartilhar