Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O Universo como um todo: entenda cosmologia!

Olhar para o céu e imaginar tudo o que existe no universo é algo fascinante, mas pensar sobre como funciona tudo isso e como surgiu esse universo pode ser uma atividade para a vida toda. A astronomia é um campo de estudo muito mais amplo do que imaginamos, tanto que ela é dividida em diversos ramos, e um deles é o da cosmologia.

A cosmologia é o ramo da astronomia responsável por estudar como o universo surgiu, sua estrutura e como é a sua evolução. Muitas pessoas confundem cosmologia com a astrofísica. A diferença é que a astrofísica foca seus estudos nos objetos celestes, como estrelas, planetas e buracos negros. Já a cosmologia estuda o universo como um todo.

Apesar da maior parte da tecnologia que a cosmologia utiliza ter surgido no século XX, esses estudos são muito mais antigos. Desde a época da Grécia antiga temos registro de como as questões sobre o universo eram debatidas pelos estudiosos da época. E antes mesmo dos gregos, outras civilizações também possuíam formas de olhar para o céu e teorizar sobre o que era todo aquele espaço que pairava sobre nossas cabeças.

Se pensarmos na origem do universo, que é uma das questões que a cosmologia tenta explicar, já tivemos diversas teorias, desde que a Terra era o centro do universo, até as teorias mais atuais criadas no século XX e que tiveram a influência de estudos feitos por cientistas notáveis, como Albert Einstein.

Hoje os livros de ciência falam sobre o Big-bang, mas com o avanço das tecnologias e dos estudos feitos, em breve, poderemos ter muito mais teorias para explicar de onde surgiu e para onde vai o universo como um todo.

Além disso, muitas outras questões estão em aberto, o que torna a cosmologia um campo para se explorar muito instigante. Por exemplo: a matéria escura e a energia escura são temas que ainda pouco temos certeza sobre o que são e como funcionam, mas que hipoteticamente existem no universo e têm uma função para estar lá.

Se você se interessa por astronomia, que tal agora buscar conhecer mais sobre a cosmologia? Pelo tamanho do universo e pelo pouco que sabemos sobre ele, há muito ainda o que ser descoberto.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.