Você já ouviu falar sobre Lilith? Considerada um ícone do feminismo e muito além de personagem de livros, filmes do cinema e séries televisivas, ela é também chamada de Lua Negra e representa o ponto de maior distância entre a órbita da Lua e a Terra. Lilith no Mapa Astral é um importante elemento, que pode ser interpretado tanto em relação aos signos do Zodíaco, quanto às casas astrológicas e representa o lado sombrio de uma pessoa.
É uma energia bastante intensa, relacionada com medos, bloqueios, desejos ocultos, necessidades e sentimentos reprimidos, insatisfações, expectativas não realizadas e frustrações.
A localização de Lilith no Mapa Astral fornece informações sobre como essa energia influencia a personalidade e a vida de uma pessoa. Favorece insights sobre a natureza humana e promove autenticidade. Revela os prováveis desafios a serem enfrentados, sendo um recurso para promover o autoconhecimento e o aperfeiçoamento pessoal. Ao longo deste artigo você terá a oportunidade de se aprofundar nesse assunto. Continue a leitura!
O que você encontrará neste artigo
Lilith no Mapa Astral
Lilith no Mapa Astral representa a energia primordial feminina, ousada, profunda e transformadora. Reflete o inconsciente, a intuição, o desejo de poder, a natureza livre e incontrolável.
Revela a libido, a expressão da sexualidade, as obsessões, as tentações e as perversões. Expressa as vulnerabilidades e as necessidades de superação. Representa os medos, as emoções reprimidas, os traumas e os desejos mais íntimos, legítimos e intensos.
Ao conhecer a energia de Lilith, podemos nos libertar das correntes sociais e viver com autenticidade, plenitude e de acordo com nossa verdadeira essência.
Representa o arquétipo da mulher fatal, que conhece seus desejos e direitos e que desafia as convenções. É livre, autoconfiante, decidida, assertiva e persuasiva.
Lilith é a forma hebraica para um nome vindo da Mesopotâmia cerca de 2.500 anos antes da Era Comum, tendo origem na palavra acadiana “lilitu”, que, por sua vez, deriva do sumério "líl" e significa "vento".
No alfabeto Ben-Sira, ela é descrita como a primeira mulher do Jardim do Éden, criada a partir do pó da terra, como Adão.
QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO
Por se sentir em igualdade com ele, ela rejeitava o papel de submissão que ele desejava lhe impor, inclusive no ato sexual, causando desarmonia. Assim, ela decidiu abandonar o Paraíso.
Encontrada nas profundezas do mar Vermelho pelos anjos Sanvi, Sansavi e Samangelaf, enviados por Deus para trazê-la de volta, lá ela se relacionava com demônios e tinha filhos com eles.
Ao rejeitar se reconciliar com Adão e com Deus, ela foi amaldiçoada e tornou-se um súcubo - demônio com bela e sedutora aparência feminina, que rouba a energia vital de homens ao invadir o sonho deles e manter com eles relações sexuais.
É retratada como a serpente que induziu Eva a provar do fruto proibido e influenciar Adão ao pecado. Contudo, Lilith não pertence à narrativa da fé cristã.
Do século XIV ao século XIX, ela foi associada a aves noturnas e figuras das trevas, como mãe de vampiros, devoradoras de bebês, sereias e bruxas, contra a qual eram usados amuletos de proteção.
Temas abordados em Lilith
Lilith é uma figura mítica em algumas culturas. No Mapa Astral, é o elemento que deve ser explorado para ampliar a consciência e solucionar insatisfações. Relaciona-se fortemente com alguns temas, exercendo grande influência no jeito de ser e de se relacionar. Conheça alguns deles a seguir:
1 - Independência
2 - Autoconfiança
3 - Tomada de decisão e assertividade
4 - Valores inegociáveis
5 - Capacidade de persuasão
6 - Respeito às próprias vontades e aos desejos legítimos
7 - Libido e expressão da sexualidade
8 - Insatisfações e frustrações, especialmente nos relacionamentos
9 - Atitudes e comportamentos de submissão
10 - Insubordinação e rebeldia
11 - Rupturas, separações e traumas
12 - Sentimentos de desamparo, de rejeição, de não pertencimento e de exclusão
13 - Questões inconscientes que vêm à tona nos relacionamentos amorosos
14 - Ciúme exacerbado
Lilith e os signos do Zodíaco
Quando Lilith ou a Lua Negra está em um signo do Zodíaco, ela promove características e atitudes intensas que representam desconfortos, descontentamentos, frustrações, exageros e medos, dificultando a convivência e podendo influenciar negativamente o modo de perceber as coisas. Ao saber o que ela representa em cada um deles, é possível compreender as atitudes despertadas e transformá-las, tornando-as mais adaptadas e integradas. Acompanhe:
Lilith em Áries
Representa decisões egocêntricas e a necessidade de autoafirmação. Significa instabilidade emocional e aparenta falta de comprometimento. Indica o desejo de um relacionamento independente, dinâmico e ardente, especialmente carregado de palavras sedutoras. Envolve falta de tolerância quando as vontades individuais são tolhidas.
Lilith em Touro
Desperta o desejo de tomar decisões financeiras sem interferência alheia. Indica a dificuldade para se entregar, se sentir confortável e feliz para saborear a vida. Significa elevada sensualidade e busca por prazer, o que pode levar a relacionamentos baseados apenas na química sexual. Estimula o uso indevido do dinheiro e o excesso de gastos.
Lilith em Gêmeos
Representa o desejo de ter a própria inteligência e criatividade reconhecidas pelos demais e a necessidade de amor e de aceitação. Estimula a soberba intelectual como forma de dissimular inseguranças. Favorece a flexibilidade, elevada capacidade adaptativa e a preferência por se relacionar amorosamente com pessoas leves e abertas a experimentar coisas novas.
Lilith em Câncer
Promove carência e o medo de correr riscos longe da família. Favorece a oscilação na libido e nos sentimentos, bem como a expressão livre da sexualidade somente quando há aceitação do próprio corpo. Estimula relacionamentos com parceiros sensíveis, que valorizam as interações familiares.
Lilith em Leão
Estimula forte libido e elevado poder de sedução, especialmente quando há admiração pela outra pessoa e esta sabe separar sexo de amor. Favorece a busca pelos prazeres, podendo haver exageros no sexo, nas festas, no consumo de bebidas e de comidas. Desperta o desejo de estar no comando e ter as vontades individuais respeitadas.
Lilith em Virgem
Favorece o detalhismo e o perfeccionismo em relação ao próprio trabalho e ao das outras pessoas. Revela baixa autoestima e medo do fracasso. Significa intolerância à falta de transparência. Favorece libido, mas dificuldade para expressar livremente a sexualidade. Representa a ansiedade em agradar os demais ou, em outro extremo, frieza e indiferença.
Lilith em Libra
Representa a valorização da harmonia nos relacionamentos, mas promove a idealização do amor, dificultando vivenciar relações verdadeiras e provocando mágoas e desejos difíceis de serem satisfeitos. Exige desenvolver flexibilidade e se libertar de inseguranças, aceitando o que não aprova em si.
Lilith em Escorpião
Promove grande energia, forte libido e acentuado magnetismo pessoal. Pode trazer à tona cicatrizes amorosas, causadas por dificuldades sexuais, ciúmes, traições e outras situações de conflito. Estimula a esconder os desejos que podem ser considerados inapropriados. Indica aversão à dominação afetiva ou à indiferença.
Lilith em Sagitário
Representa a busca intensa pelo significado e pela verdade superior sobre todas as coisas. Estimula curiosidade, inquietação e a necessidade de se desafiar. Significa utilizar o sexo como válvula de escape para as tensões. Estimula a valorizar a própria liberdade e o respeito aos princípios individuais, não aceitando a dominação intelectual dos outros.
Lilith em Capricórnio
Desperta o desejo de obter reconhecimento e admiração na conquista de objetivos. Desperta o desejo de controlar tudo. Promove a insegurança de não ser atraente ao outro. Estimula a busca de parcerias afetivas que ofereçam segurança, aceitem aprender e não ajam com frieza ou façam exigências excessivas.
Lilith em Aquário
Significa a valorização das liberdades individuais e o repúdio às repressões sociais. Estimula comportamentos excêntricos e dificulta a adequação às expectativas alheias. Favorece o relacionamento amoroso com amigos e pessoas do círculo social, o que pode promover algumas tensões, especialmente na discrepância com comportamentos cotidianos.
Lilith em Peixes
Representa o medo de relacionamentos tóxicos, da traição e de sofrer injustiças. Favorece vivenciar amores platônicos ou proibidos e o sexo como uma experiência além do prazer físico. Promove a aversão ao domínio emocional, à frieza por parte da pessoa amada e à falta de sonhos compartilhados. Indica ruptura diante do humor instável e de fantasias destrutivas.
Lilith nas Casas Astrológicas
Assim como outros elementos do Mapa Astral, Lilith pode estar posicionada em uma casa astrológica, influenciando a área da vida que esta representa. Assim, revela os temas em que o lado sombra se manifesta e deve ser trabalhado. Então, conheça a seguir, as influências da Lua Negra em cada casa:
Lilith na casa 1
Na casa da individualidade ou do “eu” e do signo ascendente, a Lua Negra representa desconforto e preocupação em relação ao próprio corpo e com a performance sexual. Estimula a busca por relacionamentos profundos, mas na prática eles acabam sendo superficiais. Motiva a buscar aventuras para obter visibilidade e reconhecimento, o que pode levar a riscos desnecessários e graves.
Lilith na casa 2
Na casa dos valores, a Lua Negra representa baixa autoconfiança e desperta o sentimento de menos valia em relação aos outros. Estimula a construir riqueza e priorizar o ganho financeiro como meio de obter poder. Revela a sexualidade relacionada a excessos, com a necessidade de vivenciar o prazer fisicamente e por meio dos cinco sentidos. Pode ocorrer compulsão sexual.
Lilith na casa 3
Na casa da mente, a Lua Negra promove relacionamentos desafiadores com os parentes e pessoas próximas, envolvendo alguns atritos e desrespeito às figuras de autoridade. Indica uma inteligência apurada e independência de pensamento. Representa não acatar o que os outros dizem e recusar a dominação intelectual. Estimula a sedução por meio de ideias e maior interesse no flerte e na conquista.
Lilith na casa 4
Na casa do lar e da família e que representa o Fundo do Céu, a Lua Negra indica a dificuldade para expressar sentimentos e o medo de não ser amado ou querido por familiares, amigos íntimos ou parcerias amorosas. Revela a necessidade de segurança com o próprio corpo, no local do ato sexual e no mundo, sendo um dos posicionamentos mais difíceis de se lidar.
Lilith na casa 5
Na casa do lazer, das paixões e da livre expressão, a Lua Negra indica inibição da espontaneidade. Revela o desejo de reconhecimento, a busca incessante pelo prazer e possíveis excessos e vícios. Promove ansiedade para se divertir, ostentação e relacionamentos casuais, apenas pelas sensações momentâneas. Estimula vaidade e competitividade como meio de mostrar valor pessoal.
Lilith na casa 6
Na casa da rotina, do trabalho e da disciplina, a Lua Negra revela uma tendência ao perfeccionismo, lentidão e acúmulo de pendências, que prejudicam os relacionamentos. Indica dificuldade para relaxar e desperta grande libido, mas dificuldade para demonstrá-la adequadamente. Fomenta fetiches, taras e voyeurismo ou, ao contrário, puritanismo, frieza e repulsa pelo ato sexual.
Lilith na casa 7
Na casa das parcerias, dos relacionamentos sérios, do casamento e do signo descendente, a Lua Negra representa a necessidade de ter alguém por perto, sem fazer concessões para isso. Indica o desejo de reconhecimento e admiração. Favorece relacionamentos ocultos quando não há satisfação sexual no compromisso oficial. Exige desenvolver maturidade emocional, sinceridade e equilíbrio.
Lilith na casa 8
Na casa da transformação, dos tabus e do sexo, a Lua Negra desperta magnetismo pessoal, elevada capacidade de sedução, fascínio por coisas mórbidas e o desejo de autotransformação. Indica controle sobre a exposição de emoções e sexualidade aflorada, mas diversos problemas relacionados a isso. Estimula a sufocar os desejos no momento do sexo, por medo de julgamentos.
Lilith na casa 9
Na casa do conhecimento, da filosofia de vida, da religião e da expansão, a Lua Negra estimula a necessidade de reconhecimento pelo intelecto, de abraçar o mundo e se rebelar contra opressões ideológicas. Motiva a recusar a fé cega e fazer prevalecer a própria opinião. Indica curiosidade e gosto por descobrir coisas novas que promovam prazer na hora do sexo e experiências marcantes.
Lilith na casa 10
Na casa da carreira e do Meio do Céu, a Lua Negra representa ambição e a necessidade de admiração. Revela o desejo de estar no controle e assumir o poder. Significa exigência elevada em relação a si e aos demais, o que pode gerar problemas de relacionamento. Indica a necessidade de parecer atraente e o uso de estratégias sexuais para obter vantagens e sucesso profissional.
Lilith na casa 11
Na casa das amizades e das experiências coletivas, a Lua Negra desperta a necessidade de reconhecimento nos relacionamentos e nas atividades coletivas. Estimula a não submissão aos valores patriarcais e paternalistas da sociedade e o desejo de liberdade no convívio social. Sexualmente, significa usar de criatividade e aderir a novidades para melhorar a performance na hora “h”.
Lilith na casa 12
Na casa do inconsciente e da alma, a Lua Negra pode promover confusão mental e arrependimentos. Facilita o envolvimento com coisas imorais e ilegais e o mau uso de dons espirituais. Estimula a ir além do prazer sexual físico e enxergar conexão espiritual com os parceiros. No entanto, pode significar repressão de desejos, relações extraconjugais e dificuldade para lidar com a própria libido.
Por fim, é possível perceber que Lilith no Mapa Astral representa as esferas mais ocultas do subconsciente e traz informações importantes para apoiar o autoconhecimento. Descobrir como a Lua Negra influencia sua personalidade e sua vida pode promover uma mudança de atitudes, direcionando as ações de desenvolvimento pessoal e permitindo que você assuma seu próprio destino. Solicite aqui no site seu Mapa Astral para saber como esse elemento revolucionário afeta você e sua vida.
Confira também: