Sol: características, curiosidades e a influência no Mapa Astral

O Sol é o principal astro do Sistema Solar, e também é o corpo celeste mais importante da Astrologia. Entre outras características, ele define a essência de uma pessoa, e como esse aspecto dela se mostra nas atividades que ela realiza ao longo da vida.

Com o conteúdo que preparamos, aprenda tudo sobre o Sol no seu Mapa Astral para saber muito mais do que os estereótipos sobre o seu signo solar. Investigue como o astro traduz o seu ego e a sua vontade consciente, a seguir.

O que você encontrará neste artigo

Sol do Mapa Astral: características e significado

No Sistema Solar, todos os planetas giram ao redor do Sol. Sendo o centro de tudo, esse planeta pessoal representa o seu ego. É ele que mostra quais são os seus desejos, o seu propósito de vida e a área da vida na qual você consegue se destacar. Além disso, o Sol define como é o seu interior e como você quer se mostrar ao mundo.

Outra característica do Sol é a autoconsciência. O aspecto astrológico desse astro indica o que você sabe sobre si, ou o quanto você se conhece. É como se ele mostrasse onde você tem mais autoridade na sua vida, do que você entende melhor.

O Sol também é associado a uma figura masculina, que pode ser um pai ou um guia, porque é esse tipo de energia que ele vibra. Por essa perspectiva, o astro também se relaciona com o seu autocontrole e com a sua coragem para ser quem você é.

Aspectos positivos e negativos do Sol

Pela definição do Sol no seu Mapa Astral, você deve imaginar que o astro não tem qualquer impacto negativo sobre a sua vida. Entretanto nada na Astrologia é totalmente bom ou totalmente ruim. A seguir, entenda os aspectos positivos e negativos do Sol.

A independência, a autenticidade e a identidade que você mostra ao mundo são norteadas pelo Sol. Ou seja, é esse astro que te ajuda a realizar as suas ambições, a definir quem você é e o que você deseja para si. Esses princípios são fundamentais para o seu autoconhecimento e também para o seu amor-próprio.

Aprofunde-se no que o Sol representa em cada casa astrológica

Ao mesmo tempo, o Sol pode manifestar aspectos negativos. Orgulho, vaidade e arrogância são definidos de acordo com o astro, que nem sempre consegue controlar os impulsos prejudiciais do ego. Por essa perspectiva, uma pessoa pode se tornar egocêntrica, autoritária e vitimista, acreditando que tudo sempre deve ser como ela deseja.

O Sol rege qual signo?

Imagem ilustrativa do signo de leão

Equilibrando os aspectos positivos e negativos do Sol, é possível colher as melhores energias desse astro. Além disso, essas características do Sol tendem a se mostrar com mais intensidade no signo que ele rege – Leão. Então, o signo de Leão engloba as características do Sol.

Por esse motivo, observamos que Leão é um signo vibrante, com muita energia, coragem, capacidade de liderança e originalidade. Contudo o signo também pode apresentar os aspectos negativos do Sol, como o egocentrismo e o senso de superioridade em relação aos outros.

Sol nas casas astrológicas

A característica que define em qual área da sua vida o Sol vai te influenciar com mais intensidade é a casa na qual ele está, no seu Mapa Astral. Se o Sol estiver na Casa 4, por exemplo, é nesse aspecto que ela representa que você vai brilhar. Confira os diferentes aspectos astrológicos possíveis para o Sol.

Sol na Casa 1: estimula o autoconhecimento e a autoconsciência sobre os próprios desejos, sonhos e qualidades, garantindo que a pessoa seja inspiradora.

Sol na Casa 2: desenvolve a capacidade de enxergar quais bens materiais realmente têm valor agregado, fazendo com que a pessoa aproveite os recursos que tem.

Sol na Casa 3: inspira a dedicação aos estudos e a valorização do conhecimento, de forma que o indivíduo esteja sempre estimulando a própria mente.

Sol na Casa 4: conduz um indivíduo a se conhecer com base nas próprias raízes, além de fazer com que ele crie laços fortes e duradouros, como os de uma família.

Sol na Casa 5: amplia a criatividade, para que uma pessoa busque ideias inovadoras e inusitadas para realizar alguma tarefa.

Sol na Casa 6: determina a vontade de organizar o mundo real, tornando uma pessoa prática, pragmática e focada apenas no que é útil para si.

Conheça o possível significado de sonhar com o Sol

Sol na Casa 7: eleva a capacidade de se conhecer por meio do contato com outros indivíduos, favorecendo o exercício da alteridade e da compreensão.

Sol na Casa 8: estimula o interesse pela profundidade da vida, levando uma pessoa a se questionar sobre temas filosóficos e ocultos.

Sol na Casa 9: faz com que uma pessoa queira atribuir mais sentido à própria existência, dedicando-se à filosofia, à religião ou à arte.

Sol na Casa 10: direciona o foco de um indivíduo para a carreira profissional, garantindo que ele se destaque no trabalho que escolheu fazer.

Sol na Casa 11: proporciona um senso de identidade a partir do momento em que uma pessoa consegue se associar a causas maiores do que as próprias vontades.

Sol na Casa 12: inspira a sensibilidade, em especial em relação às dores e aos sofrimentos de outras pessoas, levando a um desejo de ajudar o mundo a melhorar.

Sol nos signos

Além de ser influenciado pelas casas astrológicas, o Sol pode apresentar características diferentes de acordo com o signo no qual está no seu Mapa Astral. Isso porque o poder do astro é somado às vibrações de cada um dos 12 signos, fazendo com que ele se mostre de um jeito diferente.

Para descobrir em qual signo o Sol está no seu caso, o mais indicado é que você faça o seu Mapa Astral. Assim, você vai descobrir não só como esse astro te influencia, mas também em qual área da sua vida ele tende a agir com mais intensidade. Observe como essas características podem mudar.

Sol em Áries: estimula a impulsividade, a espontaneidade e a energia, ainda que provoque a agressividade e a impaciência.

Sol em Touro: determina uma pessoa prática, conservadora e estável, que pode acabar se acomodando nas próprias convicções.

Sol em Gêmeos: intensifica a inteligência, a comunicação e a sociabilidade, embora motive a rápida troca de interesses e a superficialidade.

Sol em Câncer: eleva a emotividade, a calma e a tranquilidade, mas pode levar ao rancor e à introversão quando alguém importante para o indivíduo é atacado.

Sol em Leão: mostra generosidade, brilho pessoal e o desejo de ser o centro das atenções, porém pode se converter em orgulho e autoritarismo.

Sol em Virgem: garante a praticidade, a eficiência e boa análise, entretanto pode levar ao excesso de críticas e de perfeccionismo.

Sol em Libra: inspira a apreciação da justiça, do equilíbrio e da diplomacia; no entanto, às vezes resulta em indecisão e em falta de assertividade.

Sol em Escorpião: caracteriza uma personalidade reservada, intensa e intuitiva, contudo pode levar à exclusão e à solidão.

Sol em Sagitário: estimula uma personalidade aventureira, energética e divertida, apesar de ser fundamental reservar momentos para o descanso e para a introspecção.

Sol em Capricórnio: intensifica o autocontrole, a rigidez e o comprometimento, mesmo que dificulte o processo de aceitar as mudanças da vida.

Sol em Aquário: proporciona gentileza, inovação e rebeldia em alguém, e isso pode resultar em uma dificuldade para seguir regras.

Sol em Peixes: favorece a sensibilidade, a ludicidade e o desejo de viver em um mundo melhor, mas incentiva o apego e a inocência em excesso.

Como saber meu Sol na Astrologia?

Imagem de uma pessoa segurando um livro e a sua frente o zodíaco com os signos

Para descobrir como o Sol influencia a sua personalidade, você só precisa da sua data de nascimento. Por meio dela, é possível saber em qual signo o Sol estava quando você nasceu:

- Áries (de 21 de março a 20 de abril)

- Touro (de 21 de abril a 20 de maio)

- Gêmeos (21 de maio a 20 de junho)

- Câncer (21 de junho a 20 de julho)

- Leão (21 de julho a 22 de agosto)

- Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)

- Libra (23 de setembro a 22 de outubro)

- Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro)

- Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)

- Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)

- Aquário (21 de janeiro a 19 de fevereiro)

- Peixes (20 de fevereiro a 20 de março)

Apesar de a classificação do Sol nos signos em diferentes meses já trazer uma boa ideia da sua personalidade, você deve fazer o seu Mapa Astral, porque ocorrem variações nos períodos solares em cada ano, que podem influenciar a influência do astro sobre você.

Curiosidades sobre o Sol

Se você quer se conectar ainda mais com o poder do Sol, vamos te mostrar cinco curiosidades sobre o maior astro do Sistema Solar.

1) O que representa o Sol na Astrologia?

Na Astrologia, o Sol representa a essência de uma pessoa.

2) Qual é a pedra do Sol?

O rubi é a pedra do Sol, mas também é possível associar a turmalina vermelha ao astro.

3) Qual dia é regido pelo Sol?

Domingo é o dia que o Sol rege.

4) Qual cor é associada ao Sol?

A cor associada ao Sol varia entre o laranja e o ocre.

5) Quantos planetas Terra cabem dentro do Sol?

Se o Sol fosse oco, caberia mais de um milhão de planetas Terra dentro dele.

Compreenda as diferenças entre signo solar, signo lunar e ascendente

Com as informações apresentadas, você já aprendeu todos os detalhes sobre o Sol na Astrologia. Porém, se você quer se aprofundar na sua essência e no jeito que esse astro te influencia, o mais indicado é que você faça o seu Mapa Astral. Continue aprendendo o que o céu tem a dizer sobre você!

Confira também: