Quando fazemos um “raio X” de qualquer Mapa Astral, os elementos aos quais normalmente damos maior atenção são os planetas. Isso porque eles são grandes energias de motivação, especialmente quando influenciam signos e casas. Estas, quando em associação planetária, revelam tudo sobre o nosso modo de agir nas diversas áreas da vida. E é esse o tema central deste artigo — mais exatamente sobre a ação do Sol na Casa 4.
Para trazer um entendimento mais encadeado, vamos fazer um breve traçado sobre os principais integrantes dessa configuração: o Sol e seu poder na estruturação da nossa personalidade; e as áreas regidas pela quarta casa.
Você irá encontrar nesse artigo:
Então, siga até o fim e não perca nenhum detalhe sobre o universo astrológico, e aprenda um pouco mais sobre essa associação astral, para aprimorar seu autoconhecimento e encarar a vida de maneira mais assertiva.
O que significa o Sol no Mapa Astral?
Em algum ponto da história, Astronomia e Astrologia passaram a seguir caminhos distintos, divergindo em vários pontos. Mas em uma coisa, pelo menos, elas convergem: o protagonismo do Sol. A ciência mostra que, sem ele, não haveria vida na Terra. Em nosso Mapa Natal, ele corresponde ao nosso signo principal — baseado em nossa data de nascimento. Nesse aspecto, ele expressa nossa identidade, nossa individualidade e o nosso lugar no mundo.
QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO
Mas o astro-rei não se limita ao signo solar. Ele também pode aparecer em uma ou mais casas astrológicas, injetando suas energias em cada área da vida que elas representam. Para além do Mapa, o Sol também influencia o todo, já que continua se movimentando no céu, trazendo aspectos que vão mexer com a humanidade num dado momento.
Mas aqui vamos nos ater apenas às influências do Sol na quarta casa. Se esse for um dos seus posicionamentos astrais, fique atento a tudo que você vai descobrir a partir daqui. Assim, será possível se preparar tanto para as coisas boas quanto para os desafios que essa associação impõe. Conheça, agora, as áreas regidas pela Casa 4.
A Casa 4 na Astrologia
Essa é uma das quatro casas angulares, as mais poderosas e importantes, pois tratam de aspectos fundamentais de nossa vida. Ela versa sobre as nossas origens, nosso lar (no aspecto afetivo e também no físico, na aparência da casa em si) e a educação e influência que recebemos de nossos pais. É o lar do Fundo do Céu, um dos quatro ângulos do Mapa Astral.
A Casa 4 traz muito do nosso passado — o cuidado e amor que recebemos no seio familiar é parte fundamental na estruturação de quem nos tornamos à medida que vamos crescendo. É uma casa que fala sobre o amor como nutrição da personalidade, sobre a nossa sensação de pertencimento, sobre as memórias de infância e as influências que elas trazem para a nossa atualidade. Por esse motivo, expressa a nossa relação com possíveis traumas pretéritos e autoconhecimento a partir disso.
Dentro dessa temática, ela revela também o modo como enxergamos nossos pais e a relação que estruturamos com eles e com familiares mais próximos, mostrando como lidamos com nossas origens. Outro tema dessa casa são os cuidados que temos com nosso lar, do tipo de habitação com o qual nos identificamos. É naturalmente regida pelo signo de Câncer e pela Lua, mas também recebe as energias de outros signos e planetas, conforme os achados do Mapa. Saiba, a seguir, como o Sol age nessa casa!
Significado do Sol na Casa 4
Como já dissemos, uma casa não está sujeita apenas às energias do planeta e signo naturalmente associados a ela. Na elaboração de nosso Mapa Astral, surgem diversos cálculos baseados na data e hora de nosso nascimento. Assim, um planeta “fotografado” no céu nesse exato momento vai deixar sua influência nessa casa também.
Quando o Sol aparece na Casa 4, traz sua energia e vitalidade para ela, deixando sua marca, tanto pelo lado luz quanto pelo lado sombra, já que, quando a luz solar é eclipsada, o que é ruim vem também na mesma intensidade do que é bom.
Aspectos positivos do Sol na Casa 4
Quem tem o Sol na Casa 4 é alguém que vê na família a essência de sua vida, tanto no passado — em que os familiares, em especial o pai, tiveram grande influência — quanto o próprio lar. Aliás, esse é o melhor lugar do mundo para essa pessoa, que é caseira e se identifica muito com assuntos domésticos. Nesse aspecto, ela se identifica mais com casas amplas e tem muita sorte na aquisição de imóveis.
É alguém que busca o reconhecimento familiar e, inspirado nisso, também passa a se tornar uma referência entre os seus, sendo uma pessoa de suporte e ponto de apoio emocional. O passado é muito latente e um grande alicerce de sua identidade pessoal — para essa pessoa, lar é tudo aquilo que ela entende como poder de identificação (sua casa, seu trabalho, seu país). Suas raízes são motivo de orgulho.
Aspectos negativos do Sol na Casa 4
Num Sol mal aspectado, uma possível complexidade familiar pode resultar em certa vulnerabilidade emocional, disfarçada por um escudo frio e que pode afastar as pessoas. Outra questão é o apego exagerado aos pais, mesmo na vida adulta, trazendo insegurança na tomada de decisões e problemas de relacionamento, por deixar que seus pais se envolvam demais em sua vida pessoal.
Um exagero de tensão no Sol pode provocar também uma postura ufanista, ou seja, um patriotismo exagerado. Também é preciso saber separar o profissional do pessoal — não que isso seja capaz de extinguir sua competência, que é alta. Mas, se não houver esse equilíbrio, seu desempenho pode ser prejudicado.
Você também pode gostar:
Aprofunde-se no significado do Sol no seu Mapa Astral
Compreenda a diferença entre signo solar, lunar e ascendente
Identifique o que a Casa 4 quer dizer no seu Mapa Astral
O Sol é a nossa força motora em todos os aspectos, principalmente na forma como nos expressamos e nos revelamos ao mundo. Na Casa 4, essa estrela de primeira grandeza evidencia o orgulho que temos de nossas raízes, o valor que damos à família. Você é essa pessoa caseira e intimamente ligada a seus pais? Ou conhece alguém nesse perfil? Para saber, é bem simples: faça seu Mapa Astral completo e veja se o Sol brilha na sua quarta casa. Ah! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com quem você conhece. Assim você leva adiante todo o conhecimento que só a Astrologia pode proporcionar.
Confira também: