Vênus na Casa 4: essência caseira de um bom anfitrião

Quem é ligado em Astrologia, sabe a importância das casas astrológicas para identificar traços de sua personalidade, de acordo com determinados fatores e com a influência de signos e/ou planetas sobre elas. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o planeta Vênus na Casa 4 e tudo que esse posicionamento representa.

Mas, calma! Se você não tem muita familiaridade com o tema e está se sentindo um pouco perdido, não se preocupe: vamos explicar direitinho o que são as casas astrológicas e a importância delas no Mapa Astral.

O que você encontrará nesse artigo:

Então continue por aqui, para saber mais sobre esse aspecto de nossa personalidade e por que é tão importante saber interpretá-lo, para lidar com os desafios do dia a dia e aperfeiçoar o autoconhecimento. Vem com a gente!

O que são as casas astrológicas no Mapa Astral?

O nosso mapa é todo dividido em partes, sendo formado por astros (Sol, Lua e os outros planetas), signos e casas. As casas são subdivisões que regem diversas áreas da vida, como relacionamentos, finanças, carreira, entre outros. Elas refletem, por exemplo, como agimos em grupo, em qual área profissional tendemos a ser mais bem-sucedidos, e assim por diante.

Explore a relação entre Vênus, Lua e feminilidade

São 12 as casas, no total, e cada uma traz a energia de um signo, e pode também conter um planeta. Ela funciona basicamente como um local para que essas energias se estabeleçam e se expressem. Para ilustrar melhor, vamos usar como exemplo o tema deste artigo: quem porventura tenha Vênus na Casa 4 é uma pessoa caseira, que preza fazer as coisas no conforto do lar.

Nem toda casa traz necessariamente um planeta, já que são 12 casas, 12 signos, porém apenas 10 planetas. Mas essa ausência não significa falta da energia planetária numa casa. Significa apenas que essa área não é uma grande prioridade na vida ou que é necessário um esforço mais acentuado nesse setor. Além do mais, as energias se comunicam, então é bem possível que essa casa vazia “ganhe” um pouco da influência dos planetas de suas vizinhas, ou ainda, as energias do planeta que rege o signo que ela abriga. Vamos conferir, a seguir, que área é regida pela Casa 4.

Significado da Casa 4

A Casa 4 é uma das quatro casas angulares — aquelas que representam áreas básicas de nossa existência. Ela rege as nossas origens, no sentido de lar, nossos pais e ancestralidade. Está relacionada também com os aspectos físicos do nosso lar (forma, estrutura, visual etc.). É na cúspide dessa casa que se encontra o Fundo do Céu, um dos quatro ângulos do Mapa Astral.

Vênus

A Casa 4/Fundo do Céu fala da nossa experiência especialmente na infância e aquilo que trazemos para a nossa vida adulta, como a nossa relação com os pais, a criação que tivemos, como era a receptividade em casa. Ela tem naturalmente as energias do signo de Câncer e da Lua, porém essas energias se somam com o signo e/ou planeta relacionados com a nossa data e hora de nascimento.

Aprofunde-se na relação entre a família e a casa 4 do Mapa Astral

Entender esse posicionamento ajuda na boa administração das emoções, lembranças e, até mesmo, traumas de infância. Tendo esse equilíbrio, nos tornamos aptos a ser emocionalmente saudáveis e a aprender a encerrar ciclos e lidar com as rotinas da casa e da família. Veja, a seguir, as energias do planeta Vênus na Casa 4.

Significado de Vênus na Casa 4

Como dissemos mais acima, cada casa pode conter um planeta e ser regida pelas energias dele. Além da própria influência do planeta naturalmente regente da casa, há ainda o posicionamento definido pela movimentação que outro planeta ocupava no exato momento do nosso nascimento.

Vênus é o planeta do amor e das finanças. Representa a arte, a sensualidade e a estética. Regente de Touro e Libra, esse planeta diz respeito a como nos expressamos sentimentalmente em nossas relações e como agimos com relação ao dinheiro e a valores sociais.

Aspectos positivos de Vênus na Casa 4

Na Casa 4, Vênus reflete pessoas que são muito caseiras, apegadas à família, valorizando muito os seus entes queridos. Como amam estar no conforto do lar, precisam se sentir aconchegadas nesse local.

Vênus

Dessa forma, se dedicam com muito prazer a decorar a casa, transformando-a num ambiente acolhedor e convidativo. É o local perfeito para reunir a família e os amigos, especialmente nas confraternizações mais importantes.

Aspectos negativos de Vênus na Casa 4

Mas nem tudo são flores, porque todas as coisas têm seu lado negativo. Um mau aspecto de Vênus nesse segmento do Mapa Natal pode resultar em brigas entre familiares, trazer à tona traumas do passado, além de frustração quando alguém parece não reconhecer os esforços de quem tem esse posicionamento, abrindo espaço para melodramas e chantagens emocionais.

Conheça os pontos de energia da sua casa com Feng Shui

Outro ponto importante é que essa pessoa precisa perder o medo de estabelecer novas conexões, já que pode haver uma tendência a se manter na zona de conforto e se limitar a se relacionar apenas em sua rede já conhecida, com as pessoas mais chegadas.

Como você pôde ver, Vênus na Casa 4 traz aspectos interessantíssimos sobre a personalidade de quem tem esse posicionamento. Esse é seu caso? Será que você tem Vênus em alguma casa?

Se quiser descobrir em que casa você tem esse planeta gracioso, experimente fazer seu Mapa Astral — você irá se surpreender com os resultados que ele vai te mostrar, e poderá tirar melhor proveito de cada aspecto revelado. Está pronto para dar um passo adiante na jornada de autoconhecimento?

Confira também: