Marte: características, curiosidades e a influência no Mapa Astral

Na mitologia romana, Marte é o deus da guerra. De forma equivalente a ele, na mitologia grega, o deus guerreiro se chama Ares. Então, quando pensamos na função de Marte na Astrologia, já podemos imaginar que esse planeta não tem medo de mostrar a que veio.

O que você encontrará nesse artigo:

No Mapa Astral, Marte representa as atitudes que você toma em prol da sua sobrevivência, que podem ir desde a sua sexualidade até a sua força de vontade para realizar algo. Com o conteúdo que preparamos, continue aprendendo sobre essa parte fundamental da sua personalidade!

Marte no Mapa Astral: características e significado

Marte é um planeta pessoal na Astrologia, o que significa que ele atua diretamente sobre você. Mas como esse corpo celeste faz isso? Para entender essa questão, comece a pensar sobre as situações que exigem que você tome uma atitude, ou que tenha uma iniciativa sobre algo.

Entenda como Vênus e Marte podem influenciar o amor

Marte significa ação. Por representar o deus da guerra, o planeta te traz a energia e a coragem necessárias para que você possa sobreviver. Dessa maneira, Marte se relaciona também com os seus desejos mais primitivos, relativos à sua sexualidade.

Na hora de conquistar um amor, ou de concretizar os seus desejos nesse aspecto, é Marte que vai te guiar. Ele é um planeta que te ajuda a fazer acontecer, como se tudo fosse fácil para você. Com a energia de Marte, você se torna capaz de realizar as suas vontades com autoconfiança e equilíbrio.

Além disso, o planeta evidencia quais são as suas ambições e quais meios você vai utilizar para concretizá-las. Se a sua vida depende de alguma coisa, e você precisa de um impulso para concretizar isso, o poder de realização de Marte é o que vai te guiar nesse processo.

Aspectos positivos e negativos de Marte

Com base nas características que apresentamos acima, você deve imaginar que Marte é um deus da guerra bonzinho. Afinal, quando pensamos em guerra, costumamos imaginar um cenário de agressividade, de dor e de violência. Na maioria das vezes, não pensamos na luta pela sobrevivência e no impulso de agir.

Ainda que Marte possa ser aproveitado de um jeito muito benéfico na vida de uma pessoa, isso não significa que ele só traga aspectos positivos. Quando vemos por essa perspectiva, Marte estimula força, coragem e determinação, para que alguém realize tudo que deseja, arriscando-se e se aventurando.

Planeta Marte no Universo

Mesmo que a pessoa sob a influência positiva de Marte esteja passando por um momento desafiador, ela não vai se abalar pelo que está acontecendo, e conseguirá seguir em frente. Entretanto o aspecto negativo de Marte também por influenciar um indivíduo.

Nesse caso, o planeta pode estimular a impulsividade, o desejo de correr riscos desnecessários e de se vingar de qualquer um, a agressividade, a impaciência e a intolerância. Hiperatividade, arrogância e baixo autocontrole também são aspectos negativos da influência de Marte sobre uma pessoa.

Em outro tipo de desequilíbrio, Marte pode trazer uma falta de energia. Por causa disso, o indivíduo em questão pode ser excessivamente contido, covarde, improdutivo, e pouco resiliente. Ou seja, é como se ele não tivesse força de vontade.

Marte rege qual signo?

Os aspectos positivos de Marte tendem a se manifestar com mais facilidade nos signos que o planeta rege. Isso porque as energias desses signos e do corpo celeste são complementares, garantindo um bom resultado para essa combinação. Sendo assim, Marte rege os signos Áries e Escorpião, e atua sobre cada um de jeitos diferentes.

Em Áries, Marte traz a energia, a autoconfiança e a personalidade explosiva. Especialmente no âmbito profissional, o planeta garante que o signo aja com autonomia, independência e liderança, inclusive favorecendo o empreendedorismo.

Por outro lado, em Escorpião, Marte desenvolve a coragem e a força, seja para seguir em frente perante as dificuldades, seja para tomar decisões. Ao mesmo tempo, Marte também pode aumentar o desejo de vingança de Escorpião, que é um signo bastante rancoroso.

Marte nas casas astrológicas

A influência de Marte sobre a sua vida depende da casa astrológica na qual o planeta estava quando você nasceu. Essa informação indica em qual área da sua existência você recebe as energias do planeta, e como você as utiliza.

Aprenda quem é Antares, a rival de Marte

Entenda como as características de Marte podem se aplicar em cada uma das seguintes casas.

Marte na Casa 1: estimula a expansividade, a agressividade e uma alta energia para realizar as próprias ambições.

Marte na Casa 2: cria um desejo genuíno por alcançar o lucro nos negócios e por adquirir muitos bens materiais.

Marte na Casa 3: forma um raciocínio rápido e ativo, que pode se converter em respostas sarcásticas e em muita dedicação aos estudos.

Marte na Casa 4: inspira o desejo de controlar o lar e de lutar para manter a harmonia e a estabilidade da família.

Marte na Casa 5: incentiva a busca pelo amor e pelos relacionamentos carnais como um projeto de vida, além de desenvolver o interesse em esportes.

Marte na Casa 6: desenvolve o vício pelo trabalho e a dedicação desenfreada a essa atividade, com muita disciplina na profissão.

Marte na Casa 7: proporciona o gosto por participar de atividades em grupo, ainda que nem sempre essas relações sejam livres da agressividade.

Marte na Casa 8: oferece muita energia para realizar desejos e ambições, com um poderoso impulso sexual e uma agressividade em relação ao dinheiro.

Marte na Casa 9: intensifica o interesse por viagens e por passeios ao ar livre, bem como pelo estudo de temas filosóficos e espirituais.

Marte na Casa 10: conduz a busca pela fama e pelo status como prioridade de vida, com força e coragem para atingir tal objetivo.

Marte na Casa 11: fornece energia para se dedicar às amizades e às atividades em grupo, trazendo, também, muita habilidade mecânica.

Marte na Casa 12: apresenta desejos e ações que são influenciados pelo inconsciente, com vontade de realizar atividades sem ajuda.

Marte nos signos

Tanto para descobrir a casa astrológica de Marte no seu caso quanto para entender em qual signo ele está, você precisa fazer o seu Mapa Astral. É por meio dessa ferramenta que você vai entender em qual área da sua vida Marte atua com mais intensidade.

Além disso, você vai decifrar qual é o signo que está associado a Marte na sua personalidade. Portanto será possível descobrir como as energias do planeta e do signo se mostram em você. Surpreenda-se com as transformações das vibrações de Marte em cada signo.

Marte em Áries: intensifica a coragem, a impulsividade e a energia, que são características do signo, embora possa estimular dispersão e agressividade.

Marte em Touro: garante uma ação cautelosa e obstinada para alcançar objetivos de vida, mas pode prejudicar a flexibilidade ao tomar decisões.

Marte em Gêmeos: cria pessoas ativas e comunicativas, com facilidade para debater e dificuldade para permanecerem quietas.

Marte em Câncer: estimula a capacidade de cuidar dos amigos e da família, ao mesmo tempo em que acumula mágoas e ressentimentos.

Marte em Leão: oferece energia, disposição, criatividade e segurança em si, entretanto pode trazer agressividade e intransigência.

Marte em Virgem: favorece a organização e a disciplina, ajudando na criação de estratégias e prejudicando nas situações que não podem ser controladas.

Marte em Libra: inspira o desejo de pensar primeiro nos outros e depois em si, o que pode levar a uma negligência com o autocuidado e com o amor-próprio.

Marte em Escorpião: motiva a busca por desafios e mudanças, porém dificulta a comunicação sobre os próprios pensamentos e sentimentos.

Marte em Sagitário: garante a facilidade para socializar e fazer amigos, contudo a sinceridade pode ser interpretada como grosseria.

Marte em Capricórnio: amplia o foco e a persistência nos objetivos; no entanto, há uma tendência à frieza e ao autoritarismo.

Marte em Aquário: estimula a criatividade e a originalidade, priorizando as questões coletivas e negligenciando as questões individuais.

Marte em Peixes: intensifica a sensibilidade e a imaginação, mas pode facilitar as oscilações de humor.

Marte retrógrado: o que significa?

Outro aspecto importante sobre Marte é a retrogradação desse planeta. Em primeiro lugar, a Astrologia considera que um planeta está retrógrado quando, do ponto de vista da Terra, parece que ele está se movendo para trás, como se andasse de ré.

Planeta Marte

Embora Marte não esteja, de fato, andando para trás, a percepção desse movimento já traz algumas mudanças na energia que ele exerce sobre as nossas vidas. Durante Marte retrógrado, é comum que as pessoas fiquem mais irritadas e se deixem tomar pela emoção, dificultando conversas e acordos.

Também é característico de Marte retrógrado o conflito por território. Ou seja, duas pessoas que moram juntas podem acabar se estranhando nesse período, porque precisam de mais espaço, ou porque se sentem invadidas de alguma forma. Nesse sentido, é recomendado até mesmo evitar viagens com amigos ou parentes.

Controle a sua raiva com o auxílio de Marte

A última recomendação para Marte retrógrado é evitar o início de projetos grandiosos. Quando está equilibrado, o planeta traz a energia necessária para fazer isso. Porém, estando retrógrado, você pode sentir mais dificuldade para seguir o seu planejamento e para concretizar suas ambições.

Curiosidades sobre o planeta Marte

Para ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre Marte, preparamos algumas curiosidades sobre esse planeta, tanto na Astronomia quanto na Astrologia. Confira!

1) Quantas vezes Marte é maior do que a Terra?

Marte é o segundo menor planeta do Sistema Solar, perdendo apenas para Mercúrio. Portanto ele não é maior do que a Terra. Na verdade, Marte é 10 vezes menor do que o nosso planeta.

2) Qual é a pedra de Marte?

A principal pedra de Marte é o coral, mas as pedras cornalina vermelha e jaspe de sangue também são associadas ao planeta.

3) Marte é o Planeta Vermelho?

Marte é conhecido como Planeta Vermelho porque o solo do planeta apresenta uma grande concentração de óxido de ferro, que é avermelhado.

4) Qual é o dia da semana que Marte rege?

Marte rege as terças-feiras.

5) Qual é a cor de Marte na Astrologia?

A cor associada ao planeta Marte na Astrologia é o vermelho.

Com as informações apresentadas, você aprendeu o significado de Marte na Astrologia. Entretanto, para entender como ele está presente na sua vida, você deve realizar o seu Mapa Astral, com auxílio profissional. Descubra o que te traz mais força de vontade e energia!

Confira também: