Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Marte em Capricórnio

Timidez, introspecção e autoconhecimento… Se você conhece alguma coisa de astrologia, sabe que essas são algumas características geralmente atribuídas ao signo de Capricórnio. Mas quem conhece um capricorniano sabe que, apesar de algumas barreiras, que inclusive podem ser vencidas com paciência, ele costuma estar entre os amigos mais leais e mais confiáveis. Esses são alguns traços da personalidade das pessoas que nasceram entre 22 de dezembro e 20 de janeiro e que, portanto, têm Capricórnio, do elemento Terra e regido por Saturno, como signo solar, isto é, o Sol estava nesse signo quando essas pessoas vieram ao mundo.

Porém, se você já leu um Mapa Astral ou entende um pouquinho de astrologia, sabe que o signo solar define apenas os contornos gerais de quem somos e que é a posição dos planetas e da Lua no momento do nosso nascimento que ajuda a indicar os traços mais específicos da nossa personalidade. Se você recebeu o seu Mapa Astral e descobriu que tem Marte em Capricórnio, chegou a hora de entender o que isso significa e de conhecer os prós e os contras que essa posição do planeta vermelho traz consigo.

O que Marte representa no Mapa Astral?

Ilustração de planeta marte e mapa astral

Para compreender o significado de ter Marte especificamente em Capricórnio, você precisa entender antes o que significa o planeta vermelho em nosso Mapa Astral. Se você leu a introdução ou conhece de astrologia, sabe que cada planeta e cada astro nos influenciam de maneira única e específica. A posição do Sol, por exemplo, determina os contornos mais gerais da nossa personalidade, por isso é que usamos o signo solar para responder à pergunta: “Qual é o seu signo?”. Mas são os planetas e a Lua os responsáveis por apontar nossas especificidades. Marte, por exemplo, representa, entre outras coisas, o modo como lidamos com os nossos desejos e as nossas vontades.

Marte no mapa astral: veja o que o planeta representa

Para entender de maneira mais detalhada a influência de Marte em sua vida, é preciso analisar no seu Mapa Astral a posição tanto desse planeta quanto do planeta Vênus, porque esses dois astros indicam como lidamos com a nossa vida amorosa e romântica. Marte, especificamente, indica como lidamos com a dinâmica da conquista. Para os homens, aponta mais o modo como eles agem no momento da conquista e como preferem “chegar” na pessoa por quem estão interessados. Para as mulheres, indica o tipo de pessoa por quem elas se sentem atraídas e o que faz com que essa pessoa fique no foco do desejo delas. Além disso, o planeta vermelho também indica a maneira como tomamos iniciativas e como lidamos com planejamentos e com a nossa impulsividade.

Marte em Capricórnio no Mapa Astral

Ilustração de constelação de capricórnio e planeta marte

Mas, afinal, qual é o significado de ter Marte no signo de Capricórnio? Significa, de maneira simples, que Marte transitava o signo de Capricórnio no exato momento em que você nasceu, fato que influencia também o modo como você lida com a sua energia e manifesta iniciativa, além das outras características que listamos no tópico anterior. Agora entenda como isso afeta a sua personalidade e o seu processo de autoconhecimento.

Quais são as características de quem tem Marte em Capricórnio?

Ilustração de homem em pé com símbolo de capricórnio e planeta marte

Impulsiva é o oposto do que essa pessoa é, porque ela tem um filtro impressionante, que “alonga o seu pavio” e a faz pensar centenas de vezes antes de tomar uma decisão, então dificilmente vai fazer algo de cabeça quente, de maneira impensada e irresponsável. Quando o desejo bate, ela sabe segurar essa vontade e dar tempo a ela, até que esse desejo se revele verdadeiro ou não, a fim de evitar consequências indesejadas.

Esse filtro e essa maneira analítica de lidar com desejos e vontades podem fazer com que ela seja vista como fria e apática, já que gasta tempo para manifestar seus desejos e raramente faz alguma coisa no calor do momento, principalmente se isso envolve sexo e relações amorosas. Ela é cuidadosa, e esse cuidado extremo pode soar como frieza.

Aprenda todos os detalhes sobre o signo de Capricórnio

É bem raro ver uma pessoa com Marte em Capricórnio protelando e perdendo tempo com coisas que atrasam sua vida, seu trabalho, seus projetos e suas relações. Ela precisa de um tempo para chegar às suas conclusões, mas isso não significa que esteja “enrolando” para chegar a uma resposta ou a um resultado. Nada é disperso para ela.

Sexo e sentimento não estão necessariamente conectados em seu ponto de vista. Então ela consegue segurar sua vontade, mesmo se sentindo extremamente atraída por alguém, assim como consegue transar de maneira casual e descompromissada com pessoas por quem nem sente algo tão forte assim.

Essa dissociação sentimental é útil, porque sente que consegue ser mais objetiva e menos conduzida pela emoção quando está no comando de suas vontades, em vez de ser subjugada pelas próprias emoções e sentimentos.

Marte em Capricórnio nos relacionamentos

Ilustração de casal com planeta marte e símbolo de capricórnio

Aviso a quem está interessado em alguém com Marte em Capricórnio: boa sorte e seja paciente, porque não vai ser nada fácil fazer essa pessoa se apaixonar. Como ela tem seus objetivos e seus sonhos muito bem definidos e encaminhados, essa pessoa não está muito na pista para o amor, então prefere se envolver com pessoas que também são mais frias e menos carinhosas. Ela também não é muito afeita a relacionamentos e a demonstrações públicas de afeto. Quanto ao sexo, prefere o casual. Porém, se você conseguir conquistar o coração dessa pessoa, ela incluirá você tão profundamente nos planos dela que será praticamente impossível relacionamento chegar a um fim. Como é uma pessoa analítica, discussões acaloradas e DRs que exijam uma resposta imediata não lhe fazem muito bem. Então entenda que, muitas vezes, um problema demorará algum tempo para ser resolvido, porque ela estará processando a situação e tentando encontrar uma resposta adequada.

Veja como Vênus e Marte atuam juntos no amor de cada signo

Marte em Capricórnio: significado na vida profissional e nos projetos

Ilustração de mulher trabalhando, planeta marte e símbolo de capricórnio

O mesmo modo desapegado com o qual trata o amor, a pessoa com Marte no signo de Capricórnio emprega em sua vida profissional. Então ela não é do tipo que veste a camisa da empresa nem que morre de amores por aquilo que faz profissionalmente, caso não seja empreendedora e não esteja administrando seu próprio negócio. Ela está muito mais interessada em seus sonhos, em seus projetos pessoais e em seus interesses e hobbies do que em crescer profissionalmente. Isso significa que ela é uma profissional ruim? Não, apenas que vai cumprir seu expediente da melhor maneira possível, mas sem muitas paixões, porque é muito profissional. Caso seja chefe, o mais provável é que esteja administrando seu próprio negócio, e então empregará todos os esforços possíveis, cabíveis e necessários para fazer seu empreendimento prosperar, o que exigirá bastante de seus subordinados.

Desafios de Marte em Capricórnio

Ilustração de planeta marte, símbolo de capricórnio e alvo com flecha no meio.

O principal desafio da pessoa com Marte em Capricórnio é lidar com essa famigerada frieza da qual é acusada. Ela precisa se resolver com isso e, quando evita apegar-se a pessoas, empregos ou situações, precisa entender se é porque realmente sente a necessidade de estar livre naquele momento, se é porque está fugindo de alguma coisa por pura insegurança ou se é medo de estar envolvido em algo que desperta, mesmo que minimamente, uma paixão. Lidar com seu perfil analítico também é um desafio, porque as nossas vontades precisam ser saciadas para que sejamos felizes, não é mesmo? Então dar uma pausa sempre que a vontade surge, para entender por que aquele desejo existe, pode ser cansativo para o coração, que muitas vezes só quer conquistar aquilo que almeja.

Conheça todas as facetas de Marte de acordo com os signos

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.