Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Júpiter Retrógrado: O que significa?

Quando observamos um mapa astral pessoal ou um horóscopo de um determinado dia, é comum nos depararmos com alguns símbolos que parecem mudar o significado dos planetas, e um desses símbolos é um pequeno “r” que significa “retrógrado”. Mas, afinal, o que isso significa?

Retrógrado é o momento em que um planeta parece estar se movendo “ao contrário”. Do ponto de vista de quem o observa da Terra, ele parece como se estivesse andando de costas. E, como todo símbolo tem o seu significado energético, isso quer dizer que podemos sentir ou perceber esse movimento contrário em nossas vidas ou no coletivo.

Neste texto, vamos falar sobre o movimento retrógrado de Júpiter. Para entender como perceber esse momento, vamos falar um pouco sobre o que representa o maior planeta do sistema solar.

Júpiter simboliza bem a imagem do pai benfeitor e provedor, que expande o horizonte de seu reino para dar tudo de bom e de melhor para aqueles que estão sob sua proteção. Júpiter também é visto como o planeta da sorte. Em um mapa astral pessoal, ele nos mostra quais energias nos ajudam e são fáceis de lidar e por isso podemos utilizar para nos ajudar. Como regente do signo de Sagitário, também é associado às viagens longas, à filosofia, aos estudos e ao otimismo. Resumindo, podemos dizer que Júpiter é um grande benfeitor e pode nos ensinar e ajudar muito sobre a vida e o mundo.

Já quando está retrógrado, a impressão que temos é que esses domínios de Júpiter parecem estar indo em direção aposta à sorte que ele tanto tem. Na verdade isso não quer dizer que essas energias estão estagnadas, mas que, nesse momento, será muito mais difícil de percebê-las como realmente são.

No nível pessoal, pessoas com Júpiter retrógrado no mapa ou Júpiter retrógrado em um momento indicado pelo horóscopo, sentem que situações de expansão, aprendizado e viagens podem parecer mais difíceis de se realizarem que o normal. Problemas com pais ou pessoas de nível hierárquico maior também podem acontecer e dar a impressão de que o relacionamento com elas está “indo para trás”. No nível coletivo, podemos perceber problemas com governantes e que atos de caridade estejam menos ativos que o necessário.

Esses são algumas características que você pode perceber em um momento ou um mapa com Júpiter retrógrado. O mais importante disso, e isso vale para outros planetas retrógrados também, é que tudo passa. Por mais que o momento indique dificuldades e as coisas pareçam estarem em retrocesso, siga em frente, pois isso vai passar. Os momentos retrógrados nos trazem bons momentos de introspecção e aprendizado, nos faz pensar sobre como melhorar a fluência das energias envolvidas em nossas vidas e isso é muito importante para o seu crescimento pessoal. Por isso, quando algo parecer retrógrado, a melhor saída sempre será seguir em frente.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.