Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Louvação a Omulu: o Orixá da saúde

Na Umbanda, cada orixá tem aspectos e características distintas. São elas que mostram a força e o papel que eles têm nessa religião. Hoje, neste artigo, apresentaremos a você o Omulu, conhecido como o orixá da saúde. Também conhecido como Obaluaiê, esse orixá pode ser interpretado erroneamente como o “senhor das doenças” e, por isso, trazer medo e desconfiança. No entanto a força desse orixá é mais ligada ao poder de cura e de renovação de seus filhos.

Representado como um homem que tem o corpo e rosto coberto por palha, diz-se que é para esconder suas escaras e más-formações ocasionadas pelas doenças que tem. No entanto, em uma lenda, conta-se que esse orixá teve o poder de transformar suas feridas em pipocas revelando um belo rosto a ser admirado. É por isso que o milho é frequentemente relacionado a ele.

É bravo, caprichoso e pode ser bastante incisivo com aqueles que faltarem com o respeito ou não lhe prestarem obediência. No entanto, é disciplinador e conhecido por mostrar o caminho a ser seguido por aqueles que creem nele e buscam ajuda para curar suas doenças e males de alma. Este é o principal papel desse orixá, buscar nas mazelas e nas dificuldades a força para renascer e curar corpo e alma.

Leia também "Tudo sobre o Tarot dos Orixás"

Seus filhos geralmente são pessoas debilitadas, com doenças graves ou sem cura e também com grandes vícios. Também tendem a ser autodestrutivos e depressivos, situações que costumam disfarçar por meio de ceticismo e severidade. São pessoas que mesmo nas situações felizes buscam o lado sombrio dos acontecimentos e tendem a ficar sempre no campo da tristeza e da introspecção. Existem casos em que os problemas psicológicos podem tornar-se físicos ou mesmo o inverso.

A mensagem de Omulu, à primeira vista, pode ser dúbia, dividindo-se entre doença e saúde, por isso exige cuidado de interpretação e reflexão daqueles que a recebem. Bem interpretado, é possível ver que ele mostra a força e o caminho para sair da doença e chegar até a cura, é o renascimento dentro de si mesmo ou ao menos ensinamentos de como conviver com as doenças e males da melhor forma possível. É aprendizagem pelo modo mais doloroso.

Espiritualmente falando é um orixá que ensina a aprender com as dificuldades e a dor, principalmente sem ignorar ou fugir delas. É preciso passar por estas mazelas para conseguir evoluir espiritualmente e ser alguém cada vez melhor. É necessário encarar de frente as próprias batalhas para que se fortaleça.

Ele é também o responsável pela passagem do mundo carnal para o espiritual, mas jamais deve ser confundido com o responsável pela morte. É o encarregado pela morte de tudo que não faz mais sentido ou não serve mais, somente. É a possibilidade de uma cura de si mesmo.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.