Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Obaluaê: conheça melhor o Orixá da Terra

O orixá Obaluaê é o mais temido entre todos, afinal ele é o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, ou seja, seus poderes incluem os maiores medos dos seres humanos.

Também conhecido como Omolu, essa entidade é de grande importância tanto no candomblé quanto na umbanda e muitos o temem porque nada pode ser escondido desse orixá. Obaluaê é capaz de enxergar todos os detalhes da vida de uma pessoa, mesmo aqueles que são considerados os maiores segredos delas.

Esse orixá é o responsável pela morte, afinal rege a terra e tudo o que nela nasce um dia tem seu fim. Entretanto os poderes do orixá Obaluaê também podem ser relacionados à morte dos ciclos e o fim de uma história para o começo de outra, portanto suas energias podem ser utilizadas para colocarmos um ponto final em situações que já não nos fazem mais bem, dando início a uma nova vida.

Além disso, esse orixá também cuida e protege os pobres e os doentes, porque ele conhece a dor de carregar uma enfermidade e não deseja que ninguém passe por tal situação. Por isso é que Obaluaê também é uma entidade de cura.

Mediador entre os mundos material e espiritual, ele é conhecido como Senhor dos Espíritos e é responsável pela passagem dos seres humanos para o mundo dos mortos.

Conhece a tristeza e as dores do mundo, mas é a prova de que, com coragem, tudo pode ser superado e podemos seguir em frente.

Agora vamos conhecer mais sobre a história e as características dessa poderosa entidade!

Características de Obaluaê

Obaluaê

Pai Obaluaê carrega consigo uma lança de madeira, o Lagidibá e o Xarará para espantar as energias ruins dos eguns.

Sua aparência é de grande porte e está sempre vestido de Filá e Azé, roupas de palha, porque, segundo o que dizem, seu brilho é intenso como o Sol e qualquer ser humano que o visse dessa forma poderia morrer instantaneamente. Além disso, sua postura é curva, como a de quem carrega um grande peso e sente uma imensa dor e um grande sofrimento.

Há também a crença de que a palha que cobre o seu rosto esconde os mistérios da vida e da morte.

Acredita-se que Obaluaê está ligado à evolução dos seres humanos, por ser o orixá responsável pelas passagens do mundo dos mortos para o dos vivos e vice-versa.

A cor da energia irradiada por essa entidade é violeta e sua emanação de energia positiva é capaz de transformar todo sentimento negativo em positivo, sendo capaz de transmutar as sombras dentro de cada um de nós.

Sincretismo religioso: conheça a relação entre os orixás e os santos católicos

História de Obaluaê

Segundo a mitologia iorubá, Obaluaê seria filho de Nanã e Oxalá. No entanto Nanã teria enfeitiçado Oxalá para conseguir seduzi-lo e engravidar dele, o que conseguiu. Quando Obaluaê nasceu, porém, seu corpo era coberto por feridas e chagas, o que acreditam ter sido uma punição de Oxalá ao descobrir o feito de Nanã.

Com o corpo mal-formado, o bebê foi rejeitado pela mãe, que, sem saber o que fazer com ele, abandonou-o à beira-mar para que a maré o levasse.

Iemanjá, ao caminhar por ali, avistou a criança sofrendo pelas feridas e também pelos caranguejos que o atacavam. Comovida, ela tomou a criança em seus braços e fez curativos nele com folhas de bananeira. Quando Obaluaê já estava curado, Iemanjá resolveu criá-lo como seu filho, ensinando-o a superar os males e a curar doenças.

Curiosidades sobre Obaluaê

Velas brancas e vermelha

Seu dia da semana é a segunda-feira, ou seja, esse é o melhor dia para oferendas e conexão com o Orixá.

Além disso, há também uma comemoração em seu nome, celebrada em 16 de agosto. Essa data é escolhida por ser também celebrado o dia de São Roque, o santo com o qual o orixá faz sincretismo no mundo católico, porque ambos são responsáveis pelas pessoas doentes, com feridas e passando por tormentos.

Embora possamos usar velas violetas para rezar a Obaluaê, suas principais cores são preto, vermelho e branco, logo você pode usar velas dessas cores também para fazer suas orações à entidade.

Salve Omolu, o orixá da saúde. Venha desvendar seus mistérios

Características dos filhos e filhas de Obaluaê

Mulher fazendo meditação

Os filhos do orixá Obaluaê buscam sempre o perfeccionismo, por isso se cobram muito. Eles nunca desistem de um projeto no meio e são muito pacientes para chegar até o fim, independentemente do tempo que isso levar.

Suas aparências são mais frágeis e carregam um olhar distante e um semblante baixo, como se fossem tristes. Esse é apenas o temperamento dos filhos dele, mas não se engane, porque debaixo desse olhar pode haver um grande potencial para o sucesso e uma pessoa muito inteligente.

Com uma sensibilidade única, os filhos de Obaluaê precisam ter muitos amigos ao seu lado e são, por natureza, mais introspectivos, calados e simples. Por serem pessoas reservadas, a falta de amigos pode fazer com que eles mergulhem em solidão.

Além disso, são pessoas silenciosas, que têm necessidade de estar só em muitos momentos, porque gostam de estudar e precisam desse espaço para ouvir seus pensamentos e se aprofundar em suas leituras. Por esse motivo, os filhos de Obaluaê costumam ser ótimos escritores, pensadores, cientistas, entre outros.

Mesmo que pessimistas, eles são muito generosos e são capazes de abrir mão da própria vida em prol de outras pessoas; eles defendem quem amam com unhas e dentes e não medem esforços para se vingar de alguém que tenha prejudicado uma pessoa importante para eles.

Devido a todas essas características, os filhos de Obaluaê têm dificuldades de se entregar ao amor. Mesmo sendo pessoas doces e sinceras, a limitação aparece por causa do medo de se decepcionar.

No trabalho, o dinheiro não é tudo para os filhos desse orixá. Eles precisam sentir que sua função ajuda outras pessoas de alguma forma, por isso estão ligados a profissões como médicos, professores, dentistas, voluntários, entre outras.

Seu jeito solitário e pessimista também pode acarretar problemas na saúde, então eles precisam lutar muito contra a depressão, por isso é indicado que os filhos de Obaluaê estejam em constante contato com a fé, a espiritualidade, a meditação e, principalmente, de pessoas que o façam se sentir alegre e motivado.

Orações a Obaluaê

Mãos erguidas

Oração para saúde
 

“Dominador das epidemias.

De todas as doenças e da peste.

Omulú, Senhor da Terra.

Obaluaê, meu Pai Eterno.

Dai-nos saúde para a nossa mente,

dai-nos saúde para nosso corpo.

Reforçai e revigorai nossos espíritos

para que possamos enfrentar todos os males

e infortúnios da matéria.

Atotô, meu Obaluaê!

Atotô, meu Velho Pai!

Atotô, Rei da Terra!

Atotô!”

 

Oração poderosa

“Atotô, atotô, atotô, meu pai Obaluaê! Salve, querido Pai da vida e da riqueza. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Ó, grande Obaluaê, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai.

Não deixe que caia sobre mim a sua ira. Mas me dê o que for do meu merecimento. Senhor da lama e do ouro, Pai de todo o Ayê, que as suas bênçãos me livrem de todo o mal, de todas as dores, de todas as doenças e de todas as moléstias e perseguições. Ilumine, Obaluaê, a minha vida e a minha consciência. Que sua justiça seja sempre a minha companheira.

Proteja-me, Pai, Atotô. Asé! Atotô, atotô, atotô, meu pai Obaluaê! Salve, querido Pai da vida e da riqueza. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Ó, grande Obaluaê, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai. Não deixe que caia sobre mim a sua ira. Mas me dê o que for do meu merecimento. Senhor da lama e do ouro, Pai de todo o Ayê, que as suas bênçãos me livrem de todo o mal, de todas as dores, de todas as doenças, de todas as moléstias e perseguições. Ilumine, Obaluaiê, minha vida e minha consciência e que sua justiça seja sempre a minha companheira. Proteja-me, Pai, Atotô. Axé!”

Descubra o planeta que rege cada orixá

Ponto de Obaluaê

 

É Obaluaê

É Obaluaê

É Atotô

É Obaluaê

É Obaluaê

 

Se você está sofrendo

no leito ou com frio e com dor

Com pipoca e com dendê

muita gente ele curou

 

Se seu corpo está ferido

e não pode mais suportar

Peça proteção a ele

que ele vai lhe ajudar!

OBALUAÊ!

 

É Obaluaê

É Obaluaê

É Atotô

É Obaluaê

É Obaluaê

 

Tenho segredo da vida

do começo e do fim

O meu senhor das palhas

tenha muita dó de mim

 

Na procissão das almas

que partem pro infinito

Ele vai mostrando a elas

outro mundo mais bonito!

Obaluaê

 

É Obaluaê

É Obaluaê

É Atotô

É Obaluaê

É Obaluaê

Conheça o poder de Ogum, o orixá guerreiro

Saudação a Obaluaê

Obaluaê

A saudação “Atotô Obaluaê” significa “silêncio para o grande Rei da Terra” e é dita quando essa entidade se manifesta nos espaços em que é cultuada, além de quando estamos fazendo orações ou entoando seus pontos.

Agora que você tem todas as informações sobre o poderoso orixá Obaluaê, pode se conectar com ele por meio da sua fé e encontrar a cura para todos os seus males.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia também: Carta do Tarot Omulú/Obaluaê

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.