Não tenha medo da mudança

Uma das certezas que podemos ter em nossa vida é a impermanência das coisas. Nada dura para sempre e tudo sempre se modifica. Não importa o quanto as coisas pareçam estáveis e duradouras, a vida sempre é um vir a ser. Sempre temos recomeços e mudanças. Contudo lidar com essas mudanças nem sempre é algo fácil.

Neste texto quero falar com você sobre como estar aberto às mudanças nos ajuda a não sofrer com elas e quais são os principais geradores de sofrimento quando estamos diante de mudanças em nossa vida

Aceitar ou não a mudança

Seja o que for que esteja acontecendo em sua vida, você, assim como o mundo, está sempre em constante mudança. Nosso corpo todo, incluindo nossos ossos, está mudando a cada momento. No momento em que temos que lidar com mudanças, sejam elas de cunho profissional (mudanças de emprego, de carreira, de setores), familiar (perdas de entes queridos, mudanças para longe, separações) ou de relacionamentos (rompimentos, novas pessoas em nossa vida), temos que observar como nossa mente está lidando com ela.

Se nossa mente nega a realidade, acabamos por sofrer. Geramos uma expectativa de como a vida precisa ser e de como as coisas precisam acontecer. No momento em que essa expectativa se quebra com a vinda de uma realidade divergente, sofremos.

Uma mão segurando um planeta Terra de plástico

O mundo é impermanente e, quando não aceitamos esse fato da realidade, sofremos por estarmos apegados a determinadas situações. O apego e o saudosismo nos gera dificuldade de entrar nessa nova configuração da realidade, e isso acaba por gerar mais sofrimento.

Se entendemos que a dor faz parte da vida, entendemos que algumas vezes mudanças vão nos deixar tristes. Está tudo bem em ficar triste com algo. A questão é entrar em sofrimento por estar triste. Isso nos gera dificuldade de adentrar um novo ciclo e uma mudança pela qual nossa vida esteja passando.

Veja 5 passos para desenvolver um poder de mudança

Você não precisa sofrer pela tristeza. Pois se a impermanência é um fato, a tristeza também é impermanente, assim como todas as coisa são. Novas situações de vida vão aparecer.

Abertura da mente

Estarmos abertos para o novo consiste em entendermos que nossa expectativa pode ser quebrada. Que muitas vezes o que esperamos pode não acontecer. Acima de tudo, é entender a impermanência. Nada neste mundo dura para sempre, por isso devemos aproveitar cada momento como único, porque ele é único, afinal.

Cada momento em nossa vida é único e devemos aproveitar cada momento. Ao passarmos um momento com as pessoas, é necessário valorizar esse momento como o que ele é: um momento único.

Mulher de olhos fechados e os braços cruzados na altura do peito

Precisamos abrir nossa mente para o novo. Entendo que cada momento deve ser vivido no aqui e no agora. De maneira geral, não vivemos o momento presente, pois a grande maioria vive projetando a sua vida no futuro. O pensamento de que a vida será melhor se algo acontecer, se alguém chegar, se eu me mudar etc. só nos gera expectativas que nos conduzem ao sofrimento.

Os conselhos que os signos precisam para mudar de vida: qual o seu?

Precisamos viver o hoje e o agora. Entendendo que a impermanência é um fato com o qual necessitamos lidar.

Ao mesmo tempo é um paradoxo estarmos abertos para o novo e vivermos o momento presente. Quando estamos vivendo o momento presente não temos arrependimentos quando as coisas mudam, porque estamos vivendo verdadeiramente.

Confira também: